Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade I3-9100f Qual caminho seguir?


Posts recomendados

Opa galera, tudo bom?
Então tenho atualmente um I3-9100f + H310CM é um kit muito bom, porém a limitação de Threads e Núcleos do I3 acaba deixando a desejar em alguns momentos, principalmente em realidade virtual.
Estou querendo fazer um Upgrade e estava pensando em vender meu Kit e cobrir o resto, inicialmente tava pensando em ir pro I5 9400f pra não trocar de placa, mas o aumento dos preços me fez considerar ir da linha Ryzen que inicialmente estava pensando em um Ryzen 5 de terceira geração, porém agora estou cogitando um Ryzen 7 talvez de segunda ou primeira geração, gostaria de saber a opinião de vocês e qual seriam as diferenças e o melhor custo-beneficio, queria gastar em torno de 1k somente (mais o valor de venda do Kit atual) mesmo que acabasse pegando usado também, porém sobre a linha Ryzen estou bem por fora e principalmente se tem muita relevância a diferença de gerações e se tiver se realmente as gerações anteriores não valem a pena.

Ps: Tenho 16GB DDR4 e uma RX580 (pretendo trocar pra linha RTX porém mais pra frente).
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, katsuroko disse:

estava pensando em um Ryzen 5 de terceira geração, porém agora estou cogitando um Ryzen 7 talvez de segunda ou primeira geração

Eu particularmente não vejo muita vantagem em um Ryzen 7 3700X/3800X em relação ao Ryzen 5 3600X. Eu optaria pelo 3600X e usaria a diferença em outra coisa, uma GPU melhor como você mesmo citou querer ir para RTX, um SSD, uma fonte melhor.  Se seu foco é jogo, o hexacore dá conta tranquilamente (R5 3600X) mesmo o R7 3700X tendo mais núcleos.

 

Vou deixar um vídeo aqui para você ver que não há muito ganho em desempenho pegando um Ryzen 7.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@katsuroko minha opinião: investir em Intel não é muito bom. A Intel mesmo já se prontificou e disse que não vai dar suporte pra geração antiga, então, investir em Intel (tirando a LGA1200) é investir em uma plataforma MORTA. Entre o Ryzen 5 3600 e o Ryzen 5 1600AF depende de que jogos irá jogar. Você teria uma folga maior com o 3600 pois é feito na nova arquitetura dos Ryzen 3000, mais atual, apesar do Ryzen 1600AF ser de primeira geração, ele foi feito na litografia dos Ryzen 2000. Em desempenho, o Ryzen 3600 ganha do Ryzen 1600AF, aí vai de você: investir em um 3600 e pegar uma placa de vídeo inferior, ou investir em um 1600AF e usar a diferença para comprar uma placa de vídeo melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ornitotheus Placa de video não irei alterar, só fazer upgrade de processador mesmo, 1600AF pareceu interessante pelo custo e os upgrades que teve, apesar as placa mães estarem meio salgadas, Intel infelizmente fico triste de saber o atual estado, verei qual sai o melhor custo pra troca já que Ryzen terei que trocar a placa-mãe também, valeu ajuda mano.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!