Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook dell n5110 - componente quebrado e ajuda pra identificar componentes


Posts recomendados

Olá,

 

Esse dell não ligava de acordo com o dono, analisando a placa, eu encontrei esse capacitor quebrado ao meio no circuito de VGA/Power Board:

 

395472606_IMG_02741000.thumb.JPG.76839da10e68514359d87133bf10259c.JPG

 

Fiz a troca e a placa ainda não ligava, notei que havia uma tensão de -0.55v entrando na main_board e essa tensão vinha da power_board. Como não achei o esquema desse dell, queria a ajuda dos amigos para identificar alguns componentes que não estou conseguindo encontrar o datasheet no google/bing, a começar por este transistor? (7kb)  

 

7kb.thumb.png.20e9b8e2ac0553a1817160137b38ea8a.png

 

 

E se algum amigo quiser ajudar dando sua opinião eu agradeço 👍

 

Editei uma imagem com as tensões presentes na placa, anexarei em spoiler:

 

Spoiler

 

 

 

 

>>>>>>>COLE O LINK NO NAVEGADOR E DÊ ZOOM<<<<<<<

 

 

 

 

 

edit-01.jpg

 

 

 

 

 

 

edit-02.jpg

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, rubens moreira disse:

Bom dia meu querido sou novo aqui no clube mas eu tenho esse esquema e também tenho esse notebook, vou anexar aqui o esquema 

 

PSC! 

O n5010 também é o mesmo esquema então  fica a dica .

Fonte:http://www.s-manuals.com/

 

dell_inspiron_n5110_service manual_ra00.pdf 1 MB · 0 downloads

 

valeu amigo, agradeço a ajuda.

 

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Tente google smd marking code

 

 

Pesquisei 7kb lá e retornou só o código 7k: http://www.s-manuals.com/smd/7k

 

De acordo com o site e considerando que o encapsulamento é SOT-23, o componente seria um mosfet 2N7002K de canal N 🤔 ? Fiz uns testes no componente e ele aparenta ser um diodo, ou talvez seja outro tipo de componente, porém, danificado.

7984651562131.jpg.a9cf9a66c7e3997715826dcd84fa1940.jpg

O componente só dava continuidade do pino 3 ao 2. Injetando tensão, o consumo se manteu igual ao consumo de outros diodos (THT)🤔

 

Normalmente, um diodo SOT-23 deveria conduzir do pino 1 ao 2, correto ? ou existe modelos que conduzem a partir de outros pinos ?

 

A grande dúvida é saber qual é a real função deste componente. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem tudo pra ser mosfet mesmo. Com multimetro só dá pra testar o diodo entre S e D com certeza absoluta. Pra um teste melhor (não consigo explicar agora) deve ser testado fora do circuito.

 

2 horas atrás, GreatField disse:

saber qual é a real função deste componente.

Não vi o esquema mas entre outras coisas ele funciona como uma chave ou relé.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Tem tudo pra ser mosfet mesmo. Com multimetro só dá pra testar o diodo entre S e D com certeza absoluta. Pra um teste melhor (não consigo explicar agora) deve ser testado fora do circuito.

 

Não vi o esquema mas entre outras coisas ele funciona como uma chave ou relé.

 

Mas eu testei ele foi fora do circuito mesmo. 

Eu entendo o funcionamento de um mosfet, mas eu devo ter formulado mal a frase, deveria ser: "A grande dúvida é saber se este componente é um diodo ou mosfet 🤔."

 

Contudo, tentarei por um mosfet de canal N compatível na placa pra testar!  Há algum risco de explosão caso não fosse um mosfet a ser soldado ali ? Lembrando que chega 19.5v em um dos pinos deste SOT-23, conforme fotos anexadas em spoiler no primeiro post.

 

Postarei de novo pra caso não tenha visto:

 

6874684.thumb.jpg.fd039ac90289029512bd05a7a5020411.jpg

 

Eu consegui achar um esquema, porém não estou conseguindo achar os componentes pesquisando com CTRL+F. Percebi que também não consigo copiar nada deste pdf e também o trecho sobre DCIN esta indisponível.

 

Schematic: 

Dell Inspiron N5110 (Wistron Queen 15).pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, GreatField disse:

Mas eu testei ele foi fora do circuito mesmo. 

Eu entendo o funcionamento de um mosfet,

Então você fez algo como isso...

... né?...

 

7 horas atrás, GreatField disse:

achar os componentes pesquisando com CTRL+F

Isso não se aplica a todo o universo das buscas. Neste caso você deve ter noção de onde ele é aplicado no circuito ou seja um mínimo de noção de eletrônica. P.ex. se aquele par de fios vm e pt for na entrada da alimentação do treco, já é uma boa referência pra busca no circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Então você fez algo como isso...

... né?...

 

Isso não se aplica a todo o universo das buscas. Neste caso você deve ter noção de onde ele é aplicado no circuito ou seja um mínimo de noção de eletrônica.

 

Isso mesmo, só conduzia do pino 3 ao 2 (conforme imagem do post #5). Não conduzia em nenhum outro pino, mesmo invertendo as ponteiras. 

 

Citação

P.ex. se aquele par de fios vm e pt for na entrada da alimentação do treco, já é uma boa referência pra busca no circuito.

 

Como eu disse acima, a pagina referente a DCIN não esta disponível. Mas mesmo assim eu dei uma analisada em alguns paginas referentes a alimentação mas não encontrei nada.

 

681768114165.thumb.jpg.96a8dbf2c864df5211decbe57729813a.jpg

 

Poderia responder o quote abaixo ?

 

12 horas atrás, GreatField disse:

Achei o 2N7002 (code S72). Ele é compatível com o 2N7002K ?

 

2N7002K

2N7002

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, GreatField disse:

só conduzia do pino 3 ao 2 (conforme imagem do post #5). Não conduzia em nenhum outro pino, mesmo invertendo as ponteiras. 

A imagem não mostra você fazendo o teste de disparo e bloqueio que o video mostra que foi o que propus. Consideremos que fizeste.

 

16 horas atrás, GreatField disse:

responder o quote

Há uma boa chance sim. Pra ter certeza maior, só mesmo com o esquema que mostraria a verdadeira função da peça e as tensões e correntes envolvidas mesmo que intuitivas. Num caso extremamente importante, tens a opção de levantar o esquema e compartilhar se achar que deve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De tanto remover componentes e não resolver, decidi deixar a placa de lado e mexer em outros placas. Até que ontem, fui na assistência de um amigo e encontrei um daqueles kits com diversos conectores de fonte de notebook paralela na estante da bancada dele. Resolvi pedir o conector do dell emprestado e fui fazer o teste, só de plugar o note já ligou automaticamente e a tensão de 19v voltou a ser gerada na CRT/Power_board. 

 

Como eu suspeitava desde o início, havia uma pegadinha nesse conector, percebi isso no primeiro dia ao ver que havia uma resistência entre o neutro interno e o neutro do pino externo do conector.

 

Contudo, o defeito se resumia à alimentação direta na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!