Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual boot de Linux com Windows.


Ranço Hélice
Ir à solução Resolvido por engfabio,

Posts recomendados

Galera instalei o Linux no computador secundario e gostei muito, queria instalar no meu computador principal. Mas tenho algumas duvidas, queria instalar os 2 sistemas operacionais e caso eu consiga instalar meus jogos tudo certinho no Linux irei excluir o Windows e manter apenas o Linux. Depois que eu fizer o dual boot, será possivel desfazer ele depois pra manter apenas o Linux? Irá deixar o computador lento os 2 sistemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Ranço Hélice disse:

Galera instalei o Linux no computador secundario e gostei muito, queria instalar no meu computador principal. Mas tenho algumas duvidas, queria instalar os 2 sistemas operacionais e caso eu consiga instalar meus jogos tudo certinho no Linux irei excluir o Windows e manter apenas o Linux. Depois que eu fizer o dual boot, será possivel desfazer ele depois pra manter apenas o Linux? Irá deixar o computador lento os 2 sistemas?

@mick 07

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deixará o sistema lento, e olha que uso um processador Pentium G4400, uma placa-mãe H110M-C/BR (UEFI) com 12Gb de RAM e tenho 2 SSDs e 1 HD.

 

Tentei o Ubuntu, o Linux Mint, O Linux Zorin, o Debian 10 puro. Instalava todos, mas não aparecia o Grub com as duas opções de entrada (Win ou Linux). Dos que eu testei, os únicos que funcionaram foram o SparkyLinux e o MX Linux (ambos baseados no Debian). O MX 19.2 é leve, muito bonito e compatível com alguns programas para Windows. 

 

 

Dicas que deram certo comigo:

- 1º instale o Windows

- desative na área de energia INICIALIZAÇÃO RÁPIDA

- no mesmo lugar desative HIBERNAR

- ATIVE no Windows a opção MODO DE ALTO DESEMPENHO (Configurações de Energia)

- caso sua placa seja UEFI desative o SECURE BOOT

- 2º instale o Linux

- caso tenha 2 discos rígidos, configure para iniciar pelo HD com o Linux.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Tem uns vídeos no Youtube ensinando isso. Nunca fiz, pois gosto do PC com 2 SO. O Window$ é "bonitinho" e a maioria dos programas só rodam nele (mas trava de vez em quando e raramente dá tela azul). O Linux MX é totalmente seguro (vírus nele é quase impossível), grátis e nunca travou comigo.

 

O básico dá para fazer tranquilamente no FX Linux (word, excel, power point -> libreoffice, internet, youtube, assistir filme, gravar videoaula, baixar arquivos, programas similares de todos da microsoft - às vezes não são muito compatíveis, mas....)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...