Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC travando, culpa de memória com OC?


Posts recomendados

Pessoal, meu pc começou a travar logo na tela inicial do windows, ficando com mouse lento, audio dos programas picotando, como se tivesse "travando" mesmo. Minha config é nova mas as memórias sao antigas, dai fiz OC pra aumentar de 2133 pra 3200mhz.

Atualmente abaixei pra 3000mhz e reduziu bem as travadas, mas jogando raramente aparece por alguns segundos. O problema que vi o mesmo erro colocando 1 pente de memória só no slot A1  ou A2 sem OC. No slot b1/b2 rodou liso. Será que é memória mesmo ou pode ser algum defeito na placa-mãe?

Tudo funcionou bem por uns 3 meses, rodei o memtest86 por 13:30h e outra vez por 5h e não veio nenhum erro.

 

Config:

msi x570 a pro

ryzen 3600

VGA XFX 5600XT

Memoria kingston 16gb(4x4) ddr4 2133mhz OC 3200 mhz

Corsair TX650w modular

SSD Samsung EVO 250gb + HD 2TB

Som asus essence stx

gabinete aerocool xpredator

Corsair K70+Logitech g502+ monitor aw2518HF+Sennheiser HD 558

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@fiz_turial Dual channel se dá aí nos slots A+B, correto? A2+B2 como recomendado primariamente?

Veja se os contatos destas memórias estão limpos, passe uma borracha neles. Veja tmb os contatos dos slots, bata um ar em cima deles (ar comprimido, ou secador de cabelos no máximo e no frio, ou aspirador de pó no reverse, sem sujeira é claro... estratégia mais simples: soprão - cuidado com gotículas de saliva)

 

Se o problema persistir apenas nos slots A pode ser problema no CPU. Veja se não tem pino torto ou alguma sujeira no soquete.

 

E teste sempre tudo sem OC, em default. OC se faz com máquina estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc

Dos primeiros modelos ddr4, segue a foto

179389122_ScreenHunter_01Aug_0721_14.gif.248e9069baa2ca264b688484c85aa148.gif

 

@Phoenyx

Já fiz essas limpezas quando testei individualmente cada pent em cada slot

Acho que a nomenclatura seria B1+B2 pra dual channel no local correto, enfim da esquerda pra direita seria o slot 2 e 4

Inclusive quando eu coloquei só 1 pent no slot 1 e 3, sem OC mesmo, deu o mesmo problema, mas a fabricante não recomenda usar eles pra 1 pent de memória só.

Estranho ter passado tão limpo no mesmtest. Teve um período que estava travando com ou sem OC, agora estou com 3000mhz e da umas raras travadas de 1 ou 2 segundos em jogos.

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@fiz_turial A MSI identifica cada canal em separado como A e B. Exato, o 2º e 4º slots preferenciais.

Outra coisa que nem perguntei é: Atualizou o BIOS? Pode ser que um simples update dê jeito neste problema aí.

E novamente, teste sem OC, pra ver se a máquina realmente tá estável, só depois tu pensa nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BIOS ta atualizada. Vou deixar sem OC aqui pra ver. Acabei de mexer no dram tensão, coloquei de 1.4 pra 1.42 e o pc iniciou e se manteve travando, dai abaixei agora pra 1.38, iniciou travando por uns 3 segundos e agora tá liso. 

Parece bem culpa do oc, talvez elas não estejam aguentando essa tensão estável, aquecimento n parece ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fiz_turial As vezes nao funciona mesmo. voce pode aumentar tanto a tensão da ram quanto:

 

SoC ate 1.1

VDDG CCD ate 1.05

VDDG IOD ate 1.05

cLDO VDDP ate 1.05

 

Liga o geardown mode tambem...

 

voce pulou do 2133 pra 3200 com que timings? esse 14 14 14 35 50?

 

Eu tentaria 3200 com 16 18 18 36 70 o resto no auto pra começar com 1.35v SoC 1.05v e o resto das tensoes no auto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fiz_turial se tá travando não tá estável. Tem de aumentar os timings aí...

 

não vi que tava travando em Stock... se até em Stock tá travando daí fica *****...

 

Instalacao limpa do Windows? Bios e chipset drivers atualizados?

 

Eu acho que eu venderia esses 4 pentes e compraria na Kabum 2 da ballistix que estão em promoção:

https://m.kabum.com.br/produto/115030/mem-ria-crucial-ballistix-sport-8gb-3200mhz-ddr4-cl16-bls8g4d32aesck

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue um vídeo do problema, o mouse não ficou tão claro mas tá travando bem tmb, tudo trava =/

 

Pessoal, obrigado pelo ajuda com o OC mas vamos esquece-lo por enquanto kkkk, eu só fiz porque queria ver se dava pra ficar sem comprar memórias e jogar com um FPS bom (por um tempo deu certo, do jogo que eu tinha 220-240fps subiu 30 a 50 pontos com o OC - o que já está de bom tamanho pra jogar em monitor 240hz casual)

 

PS: Vídeo gravado em stock quando acabei de ligar o PC, agora parou de travar. Tem alguma coisa pra ser além das memórias. To vendo modelos pra comprar mas to com medo de comprar à toa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que pode ser algo dos drivers ou do windows em si? O problema começou pouco antes deu usar o driver booster. Liguei o pc no linux por pendrive e não consegui reproduzir o erro...

No memtest tmb não deu erro. Como faço pra testar isso sem perder tempo? Da só pra recuperar o windows, ou só desinstalar todos os drives e instalar de novo?

 

EDIT: restaurei o windows pra antes do driver booster e voltei com meu OC de 3200mhz 16-17-17-30-42 e sem problemas tmb

Acho que encontrei o erro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fiz_turial disse:

EDIT: restaurei o windows pra antes do driver booster e voltei com meu OC de 3200mhz 16-17-17-30-42 e sem problemas tmb

Agora taca 1 hora de OCCT large data set + 1 hora de Prime95 blend pra garantir que esse OC tá minimamente estável. E também o benchmark do Aida pra ver se normalizou a latência e as taxas de transferência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!