Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador de guitarra transistorizado com seguidor de emissor e emissor comum


Posts recomendados

Pessoal, fiz esse projeto de amplificador só para teste mesmo e usei um alto-falante de 8R. Minha guitarra tem uma impedância de aproximadamente 15k (de acordo com minha medida). Porém o som está muito ruim e distorcido(mas a onda está completa, sem cortes), quando coloco uma senoide na entrada, na saída ela aparece completa sem nenhum sinal de 'sujeira', porém quando ligo a guitarra aparece um sinal sujo ou com algum tipo de interferência e o som fica horrível. Alguém pode me dizer o que está errado nesse circuito?

Imagem.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Algo me diz que é falta de blindagem ou blindagem ineficiente. Mas isso é óbvio d+ por isso tentemos algo menos óbvio algo  como você está pegando o gnd do cabo de entrada na saída. O que dá corrente parasita. Obs: observação empírica, conceitual e teórica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Algo me diz que é falta de blindagem ou blindagem ineficiente. Mas isso é óbvio d+ por isso tentemos algo menos óbvio algo  como você está pegando o gnd do cabo de entrada na saída. O que dá corrente parasita. Obs: observação empírica, conceitual e teórica

Já pensei na hipotese de blindagem e estou tentando resolver. Como devo fazer para essa corrente parasita desaparecer? 

adicionado 5 minutos depois

@Isadora Ferraz Hoje fiz um circuito parecido com esse. Porém em vez de um seguidor de emissor na entrada, usei um 741 com a entrada não inversora e na saída em vez de formar uma configuração darlington, eu coloquei um TIP122 e um TIP127. Mas o som saiu do mesmo jeito, sem qualidade e distorcido, com onda completa na saída e com um pequeno cross-over, pois usei somente dois diodos de polarização porque quando coloquei quatro a corrente subiu exorbitantemente de 150mA para 1,4A e, obviamente, o transistor superaqueceu. Estou pensando em enrolar a protoboard com um papel alumínio e testar pra ver se altera a qualidade, o cross-over eu tento resolver depois que o sinal estiver saindo mais limpo 😉.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, João Victor do rock disse:

fazer para essa corrente parasita desaparecer

Só pra constar ... é hipotética. É questão de referência apenas. Num tradicional exercício mental pense que existe um terra em curto em todo o circuito. Oras, ele vai pro terminal do a.f. também né?. Imagine agora que você pega o terra deste ponto do a.f. pra blindar sua entrada de microfone ou afins. Afinal é terra comum, o destino de tudo😬.  Me diga agora que você consegue sentir mentalmente que a alta corrente alternada vai retornar ou melhor, induzir pela blindagem e somar algo ao frágil sinal de entrada. Se consegue, acaba de pegar um atalho duns 30 anos e bem vindo ao mundo dos insights eletro & técnicos.😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!