Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória com frequencia diferentes, conflito?


Posts recomendados

Olá,

Recentemente mudei minha placa-mãe de uma Asrock A320 para uma B450 da Asus. Porém desde essa troca, venho experimentando crashes, tela azul e o sistema tenta iniciar em modo de reparo e dá pau. Já realize a formatação mas o problema persiste. Como esse problema é intermitente, eu tava dando uma lida, e vi que pode ser conflito entre as memórias, eu tenho dois pentes de 8GB da Kingston, sendo um de 2400 e outro de 2133. Na minha placa-mãe antiga nunca tive nenhum problema, nem lembrava mais o que era tela azul, sequer sabia que a frequência das memorias eram diferente, acho que a placa antiga limitava a velocidade, tanto que elas trabalhavam em Dual Channel. Alguém aí já teve problemas parecido? Por hora tá rodando ok com um pente só.

 

PC

 

Win 10 Home

Asus b450m pro gaming (Bios atualizada)

Ryzen 5 1600

RX 5600XT

SSD 240GB

Corsair 450W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Marcos.101 disse:

Olá,

Recentemente mudei minha placa-mãe de uma Asrock A320 para uma B450 da Asus. Porém desde essa troca, venho experimentando crashes, tela azul e o sistema tenta iniciar em modo de reparo e dá pau. Já realize a formatação mas o problema persiste. Como esse problema é intermitente, eu tava dando uma lida, e vi que pode ser conflito entre as memórias, eu tenho dois pentes de 8GB da Kingston, sendo um de 2400 e outro de 2133. Na minha placa-mãe antiga nunca tive nenhum problema, nem lembrava mais o que era tela azul, sequer sabia que a frequência das memorias eram diferente, acho que a placa antiga limitava a velocidade, tanto que elas trabalhavam em Dual Channel. Alguém aí já teve problemas parecido? Por hora tá rodando ok com um pente só.

 

PC

 

Win 10 Home

Asus b450m pro gaming (Bios atualizada)

Ryzen 5 1600

RX 5600XT

SSD 240GB

Corsair 450W

Não necessariamente por serem de frequências diferentes, mas pode haver outros tipos de incompatibilidades, entre dois pentes de memória diferentes.

Se rodando os pentes juntos dá problema, mas cada pente rodando sozinho não dá, é a velha loteria do silício: tem memórias que "cismam" em não rodar junto com outra, e é algo meio difícil de se contornar.

Talvez haja, sim, alguma solução, mas deve ser tão complicada que quase ninguém consegue descobrir.

A solução mais comum é trocar um dos pentes de memória.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos.101 Sugiro que instale ambas as memórias, configure a frequência de operação, timings e tensão manualmente para os valores da memória de menor frequência. Você pode conferir via CPU-Z se ambas tem as mesmas especificações de timings na referida faixa, sendo que deve-se então optar pelas latências mais altas dentre as duas memórias. Essa medida pode resolver seu problema, mas às vezes é necessário também alterar a tensão de operação delas. Se você vai precisar subir meio volt ou descer, não sei dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC  Sei, então não dá pra cravar.

Vou ter que ficar observando. Se o problema persistir com um pente só, pode ser a placa-mãe, né?

 

@WOZ Dods Obrigado, vou tentar isso também. Aproveitando, essa placa nova que eu peguei tem 4 slots para memórias, tem diferença em qual eu coloco os pentes? Eu tentei olhar no manual, mas não tem nada especificado, só a coloração, um preto, um cinza, um preto e um cinza. Eu sempre tive placa mão com dois slots apenas, então nunca tive essa duvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui reler seu post e entendi seu problema. Você trocou de placa-mãe, mas reinstalou o windows do zero? Se não tiver feito isso, então aí está seu problema. Todo sistema é customizado na instalação para a placa-mãe em que foi instalado. Se você tentar reaproveitar um sistema de outra placa-mãe, sempre vai experimentar instabilidade, congelamentos, crashes, etc. 

 

Sobre a posição das memórias, sempre instale nas posições DIMM2 e DIMM4, ou A2 e B2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Fui reler seu post e entendi seu problema. Você trocou de placa-mãe, mas reinstalou o windows do zero? Se não tiver feito isso, então aí está seu problema. Todo sistema é customizado na instalação para a placa-mãe em que foi instalado. Se você tentar reaproveitar um sistema de outra placa-mãe, sempre vai experimentar instabilidade, congelamentos, crashes, etc. 

 

Sobre a posição das memórias, sempre instale nas posições DIMM2 e DIMM4, ou A2 e B2.

 

Eu formatei sim. Até funcionou sem formatar, mas ai que começou a dar esses erros, o problema é que persiste depois de formatado. Eu coloquei agora no Slot 2 e 3, essa combinação não tinha testado ainda, e agora no CPU-z identificou como dual channel, lol. Vamos ver se agora consigo rodar sem erros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...