Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como construir um video game com Arduíno?


Kauan GP

Posts recomendados

 Olá, recentemente tive a ideia de construir um mini video game que funcionasse à pilhas então fui pesquisar, encontrei um vídeo sobre Arduíno e me interessei e pensei em comprar, porém antes de comprar preciso realmente saber se funciona de verdade, quero gravar jogos de Nintendo (NES) no Arduíno mas não tenho a menor ideia de como fazer isso e nem se tem como fazer pois sei bem pouco sobre Arduíno só assisti uns 2 videos sobre. Além dessa dúvida preciso saber quais componentes serão necessários para montar o video game, os que tenho em mente são: O Arduíno ( Claro ), Display LCD, botões ( os que tenho são aqueles pretos que se encontram na maioria das placas ), e fios. Não sei se precisa de algo a mais, quem puder me tirar essas dúvidas para eu montar o projeto eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Arduino não tenha poder computacional suficiente pra isso, o máximo que conseguirá é rodar jogos em 2-bit, escrevendo toda a programação. O pessoal usa o Raspberry Pi pra emular consoles antigos, se pesquisar rapidamente no Google, verá várias informações sobre isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O Arduino não tenha poder computacional suficiente pra isso, o máximo que conseguirá é rodar jogos em 2-bit, escrevendo toda a programação. O pessoal usa o Raspberry Pi pra emular consoles antigos, se pesquisar rapidamente no Google, verá várias informações sobre isso.

Obrigado pela informação, vou pesquisar sobre.

adicionado 2 minutos depois
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O Arduino não tenha poder computacional suficiente pra isso, o máximo que conseguirá é rodar jogos em 2-bit, escrevendo toda a programação. O pessoal usa o Raspberry Pi pra emular consoles antigos, se pesquisar rapidamente no Google, verá várias informações sobre isso.

Aproveitando tenho outra pergunta, vi que os preços do Raspberry Pi são muito variados, qual modelo seria ideal para jogos NES?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Kauan GP disse:

Obrigado pela informação, vou pesquisar sobre.

adicionado 2 minutos depois

Aproveitando tenho outra pergunta, vi que os preços do Raspberry Pi são muito variados, qual modelo seria ideal para jogos NES?

Os modelos da 3ª geração são os mais populares até o momento, além de possuírem um hardware mais potente e com mais recursos que os anteriores.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB ,

 

Na verdade existem sim plataformas de jogos 8 bits com Arduino.

 

 Muita gente não sabe, mas um Arduino tem mais poder computacional do que um Atari 2600 !

 

Qual o segredo ?  Ser um bom programador ! Quem não sabe programar tem de apelar para processadores muito mais rápidos, memórias muito maiores apenas para encobrir a falta de habilidade com o hardware !

 

Por exemplo, este projeto aqui roda muita coisa legal :

 

http://vilaca.eu/handheld-arduino-color-console/

 

O meu predileto é este aqui :

 

https://nootropicdesign.com/hackvision/

 

 

Já ví algo que eu nunca pensei que veria : uma emulação de um Apple II em um simples Arduino Uno, com video colorido , e rodando Basic ! 

 

Como eu desenvolvi muito hardware para os Apple II no passado, e usava a placa Videx-80 colunas nele, eu programava usando os dois processadores no mesmo programa, o velho e bom 6502 a 1 Mhz e o na época PODEROSO Z-80 a 4 Mhz ! Passava o controle de um ao outro 'a vontade !

 

Já imaginou o que era fazer isso na prática ? 

 

Olhe este projeto abaixo com carinho, o fonte permite aprender muiiiito !

 

A velocidade acaba sendo um pouco mais lenta, mas impressiona muito pois o cara converteu o segundo  processador Atmega que existe na plaquinha do Uno original  que cuida da interface USB em um gerador de vídeo, usando apenas alguns resistores !

 

Veja aqui :

 

https://makezine.com/2015/04/15/emulator-turns-arduino-uno-apple-ii/

 

Paulo

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando o meu post acima :

 

O Atari 2600 usava um processador 6507, que nada mais era que um 6502 de baixo custo, que não conseguia acessar mais do que 8 K de endereçamento, não tinha DMA e não tinha interrupções , e rodava na velocidade fantástica de 1,2 Mhz kkkkkkkk

 

Para piorar ainda mais, a quantidade de RAM disponível era tudo isto aqui :  128 BYTES !!!!!!

 

Claro que para ajudar tinha um CI dedicado a gerar os sinais de vídeo, o que seria impossível com o baixo clock do microprocessador.

 

Compare agora os recursos de um Arduino Uno :

 

Dois processadores Atmega a 16 Mhz , um com 8 K de Flash e 512 de Ram, outro de 32K de flash e 2k de Ram ..... sendo que um pode gerar o sinal de vídeo facilmente , liberando o maior para rodar o jogo .... poderemos ter jogos muito superiores !

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Paulão um stm32 tem um pouco + que isso...

https://www.st.com/en/microcontrollers-microprocessors/stm32f103.html

e o preço

https://www.digikey.com/short/zrp7qw

e ele é arduinizável arduino blue pill

 

falaí pra ele as características de um esp32. Um pisca led - meu phd - pra ele custou 400KBytes kk...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

Ahhhh sim um STM32 tem potência para fazer um baita videogame kkkk deve chegar perto de um dos primeiros Playstation fácil fácil !

 

Um ESP32 é um sonho prá mim kkkkkk tanta potência num preço tão baixo !

 

Já pensou programar isso em Assembly ? kkkkk porque 400K prum pisca pisca é a mesma coisa que acontece hoje no Windows 10 ..... as tais "Linguagens de alto nível" que permitem qualquer programador medíocre fazer algo são as responsáveis pelo propagação dessa situação...

 

Pena que eu não consiga entender essas linguagens ..... faria tanta coisa com um ESP32, ainda mais no meu hobby que é o Radioamadorismo !

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

kk pior. Pior que 400k não é nada se comparado a...

Meu velho celular não tem opção de lanterna nativa. Tive a feliz ideia de baixar um app pra acender o led. Fiquei em choque quando ele avisou que ia ocupar 40MBytes. Sério... 40.000.000 de bytes pra piscar um led? ...fala sério. Sim sei que a gordura dele é a propaganda que comeria meu plano de dados. Baixei um de 100K, mas mesmo assim...

 

Sobre o assembly me fez lembrar... um amigo certa feita há muuuito tempo atrás programou um mc direto em hexadecimal. Algum tempo depois programei um 8049 analisando com o pctools o .exe e .ovl do assembler dele - um cliente me deu em disquete 5 1/4 - e anotando as palavras chave que minha intuição diziam ser seu assembly.  Numa era sem net. Passado sempre presente

 

Ah e só pra constar pra quem nos segue... Paulão quis dizer 'programador mediano' ok?😁.

  • Curtir 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!