Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual Channel com marcas diferentes


Ir à solução Resolvido por Mathiew,

Posts recomendados

  • Membro VIP
  • Solução

Primeiro você precisa saber se a nova memória é compatível com sua placa-mãe, dê uma olhada no site do fabricante e procure por "suporte", lá você encontra a lista de memórias compatíveis, só para ter certeza. Se ela é compatível então o único problema, que no seu caso não irá acontecer, é que: quando usamos duas memórias diferentes com frequências diferentes, ela tende a ser nivelada por baixo, um exemplo: sua memória da Crucial possui 8GB com 2400Mhz e você comprasse a Corsair 8GB 2666MHz, ela seria nivelada a 2400Mhz pois o que vale é a frequência mais baixas nesse caso, como ambas as memórias possuem a mesma frequência (2400Mhz) e a mesma latência (CL16) não há problema algum.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ornitotheus As listas QVL das fabricantes de placa-mãe são listas criadas à partir de testes feitos antes do lançamento das referidas placas. Em nenhum caso são testadas todas as memórias existentes. Além disso, é costumeiro haver um disclaimer em todas as listas que avisa que a lista foi feita "apenas para referência", e que não deve ser tratada como lista de compatibilidade exclusiva. Para quem vai usar XMP, pode até ser útil que a memória esteja na lista, uma vez que alguns fabricantes vão criar perfis estáveis de XMP das memórias já testadas, e caso o modelo não esteja ali na lista a placa-mãe terá que fazer o tradicional teste automático de timings no primeiro uso. Tem um vídeo bacana sobre isso, salvo engano é no Gamer's Nexus ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Exatamente, eu tenho conhecimento disso, tanto que a minha é um exemplo, na lista da minha placa-mãe não possui o modelo exato da minha RAM, apenas da linha CL16 e CL15, a 3200Mhz, a minha é CL14 3000Mhz (F4-3000C14D-16GTZR), mas acho importante procurar até por conhecimento, ter o "click" de sempre olhar no site do fabricante pra tudo, principalmente pra quem é leigo e costuma nem pesquisar sobre. De todo modo você tem razão, só não "discorri" mais o assunto porque primeiro que a dúvida não foi em relação a lista de compatibilidade, falar sobre pode confundir usuários que não tem conhecimento, fora que é o caminho certo, pois há algumas memórias como Gloway e outras marcas chinesas que alguns modelos estão listados, e outros modelos parecidos (apenas mudando a frequência e a latência) além de não estarem listados, não funcionaram, é só ver alguns reviews, por isso acho importante sempre jogar a responsabilidade pros fabricantes, colocar no peito e dizer "é só referencia, compra que vai funcionar" eu acho perigoso, pois estaria chamando a responsabilidade, eu só cravo com convicção se: primeiro tiver no site do fabricante o modelo exato, ou eu já tiver trabalhado com tal, claro que as marcas mais comuns funcionam, mas acho perigoso apenas falar que vai funcionar mesmo se não tiver o modelo no site do fabricante. 😜

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ornitotheus Entendo. Só gosto de salientar que as QVL não são um guia completo e determinante na escolha de memórias porque a variedade de memórias, ao menos aqui no Brasil, é mínima em relação à lista interacional. Um usuário que dispensa uma promoção de uma memória de 3.2 GHz para comprar uma fuleira de 2.4 só porque esta está na QVL é ocorrência comum e acho extremamente prejudicial. Assim deixo o usuário informado de que o maior fator de compatibilidade é a versão de DDR, todo o restante sendo secundário a isso. Se houver alguma incompatibilidade (que geralmente ocorre com chips de má qualidade ou "jack sparrow"), então basta devolver à loja e comprar outra, na pior das hipóteses.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!