Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura Elevada + Algo muito estranho.


Posts recomendados

Buenas noches mi amigos.

Então pessoal estou com um problema muito estranho.

 

Meu computador é um com placa-mãe Asrock socket FM2+, CPU AMD A4 4000, 4GB-RAM e 1TB de HD.

 

A temperatura da CPU em todo Software que eu verifico fica ja ao ligar em torno de 60°c, e 45°c na BIOS. a Temp máx do meu processador é 70°c e jogando vai até 110°c, fica muito quente.

Ja levei em diversos técnicos onde ja foi trocado fonte, pasta térmica, memórias etc, mas ninguém resolveu meu problema a não ser um ultimo técnico que fui que está acontecendo algo curioso. Eu levei o PC nesse técnico e ele disse ter feito uma "Regulagem térmica", e que meu computador está agora trabalhando no máximo há 25°c, ao pegar o PC de fato estava gelado, em qualquer programa de verificação a CPU dava 7°c .. e jogando 25°c apenas, mas fiquei desconfiado com essas temps tão baixas, sendo que no dia aqui estava fazendo mais de 35°c, então fiz entrei na BIOS e la estava a mesma temperatura de antes os 45° (????), então efetuei uma restauração do sistema e e pronto minhas temps elevadas voltaram ao normal com processador a 66°c... reclamei com o Téc e levei la de novo... ele disse ter encontrado um problema no HD e precisaria formatar, ele formatou minha máquina e fui verificar as temps e na bios continua com 45°c, porém nos programas de verificação exibe 17°c a 28°c MAX, eu ja tenho certeza que esse tec está alterando alguma coisa para mostrar uma falsa temperatura no PC sem fazer reparo algum, não pretendo mais voltar nele.

Eu gostaria de saber em que ele está mexendo para que eu possa reverter sem precisar formatar a máquina de novo, ja que agora não tem plano de restauração anterior, ele formatou e não criou antes de modificar...

Muito obrigado a quem ajudar... ❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas Noches amigo,

Nunca ouvi falar em regulagem termica, o hd não tem nada a ver com a temperatura do processador, eu acho que o seu problema é a pasta térmica que fica dentro do processador, provavelmente ela secou e agora será necessário fazer um delid em alguma assistência técnica de VERDADE ou trocar o processador se o seu não for muito caro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Ariel.N disse:

Buenas Noches amigo,

Nunca ouvi falar em regulagem termica, o hd não tem nada a ver com a temperatura do processador, eu acho que o seu problema é a pasta térmica que fica dentro do processador, provavelmente ela secou e agora será necessário fazer um delid em alguma assistência técnica de VERDADE ou trocar o processador se o seu não for muito caro

Rapaz eu bem que desconfiei que o HD não tem nada a ver, muito safado... Sobre o Delid acredito sim que possa ser, pois a pasta térmica externa foi trocada, mas a interna atrás da capa metálica, realmente já tem ANOS ali...
Falando do problema com TEMP e sím acho que possa ser a solução um delid com a troca do kit que vem com o processador, talvez colocar um dissipador maior e um fan mais potente... pois o que veio e usei até então, achei meio ***** mesmo.

adicionado 0 minutos depois
14 minutos atrás, f_neto disse:

Adquira ou leve a um técnico que tenha um medidor de temperatura externo infravermelho, voce encontra por uns 150 reais

Oi, eu tenho um desses, para onde eu aponto o laser ? em cima do dissipador ja serve ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@chambler Qualidade, Leve em uma Assistência técnica boa e faça o delid, logo após compre um cooler bom com uma pasta térmica boa e certeza que vai dar jeito! 

Caso mesmo assim esteja dando problema, procure testar seu processador em outra placa-mãe para ver se esquenta, assim você vai saber se o problema é a sua placa-mãe ou o seu processador que está com defeito.

Um teste que você pode fazer ai na sua casa mesmo é e estressar o seu processador no AIDA64 e ver se está dando CPU Throttling.

 

Você poderia me informar qual é o seu processador e qual é o programa que está usando para monitorar a temperatura?

Está muito calor na sua cidade?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ariel.N disse:

@chambler Qualidade, Leve em uma Assistência técnica boa e faça o delid, logo após compre um cooler bom com uma pasta térmica boa e certeza que vai dar jeito! 

Caso mesmo assim esteja dando problema, procure testar seu processador em outra placa-mãe para ver se esquenta, assim você vai saber se o problema é a sua placa-mãe ou o seu processador que está com defeito.

Um teste que você pode fazer ai na sua casa mesmo é e estressar o seu processador no AIDA64 e ver se está dando CPU Throttling.

 

Você poderia me informar qual é o seu processador e qual é o programa que está usando para monitorar a temperatura?

Está muito calor na sua cidade?

OK vou verificar com o AIDA 64, obrigado, o processador é um AMD A4 4000, estou usando Speccy, HWMonitor, Afterburner, Coretemp... todos dão a mesma coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então efetuei o teste com o AIDA 64, deixei em estresse por mais de 1 hora e não apresentou CPU Throttling, a temperatura de manteve em 45°c ... kkk isso com certeza ta errado, mas bem não deu nenhum problema. Vou formatar essa máquina para tirar  a alteração que o técnico colocou, ele deixou as informações de temperatura completamente malucas em qualquer software e antes não estava assim, tenho desconfiança que ele deve ter alterado algo nos registros.. grandessíssimo fdp4

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fala pessoal, eu de volta, fiz tudo que falaram, formatei o PC dei um clear CMOS, Default na BIOS, e as temps que antes estavam elevadas, porém apresentadas de forma correta antes de eu levar no técnico não normalizam mais, as temps do PC  ficaram totalmente sem confiabilidade. vou manda uma foto para vcs verem essa maluquice.

 

uTAoTdT.jpeg

 

O pc não tem nada de especial. é comum, um APU AMD... na BIOS a temp aparece normal na CPU 45 a 48 graus, porém nos programas de monitoramento depois que levei no técnico as temps estão malucas, a única coisa que ainda não fiz foi reinstalar a BIOS... que ódio desse cara...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Eder Neumann disse:

hehehe, vai ver ele boto nitrogenio liquido dentro do cpu...

zoas, ele deve manjar muito pra ter conseguido fazer algo do tipo, tenta ver se tem marcas de serviços de soldagem na placa-mãe... se não itver existe uma chance dele ter reprogramado a bios para isto.

Pois é mano kkkk.... a Bios mostra a temperatura normal, 45graus na CPU... mas também penso dele ter colocado uma Bios modificada, mas a falha da falcatrua dele está ali na bios que apresenta a temp real... porém ao entrar no Windows fica tudo louco.. bem, vou reinstalar a Bios mais atual do fabricante... e depois formatar de novo em um novo HD, se nada disso resolver certamente fez alguma alteração na MOBO... O que custa o cara ter feito um serviço correto po ? nem que saísse mais caro, para abaixar a temp, do que tentar enganar o cliente, que filha da putagem...

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bios mostra a temperatura do socket do cpu que não deve ser confundida com a temperatura do processador em si.

 

Os processadores APU tal como os FX não mostram a temperatura absoluta.
O sensor de temperatura é digital, a temperatura é um valor calculado a partir de uma fórmula.
O inconveniente dessa arquitetura é o sensor mostrar temperaturas muito baixas com o cpu em idle.
Geralmente as temperaturas são mais confiáveis a partir de 35 C - 40 C.

 

Não sei dizer se o AMD Overdrive é compatível mas acho que valeria a pena testar (link aqui).
O Overdrive mostra a margem térmica que são os graus faltantes para atingir a temperatura limite.

 

Se quiser tem também o HwInfo ou o HwMonitor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal testei com o Overdrive e está assim :

 

OverDrive
 

 

ou seja.. muito estranho ainda, a temp dessa APU maxima é 70... ali marca 68, ou seja meu processador está com 2 graus kkkkkk... sensacional o que esse técnico fez em serviço safado....  tentei reinstalar a bios, ou melhor atualizar, porém as versão em .exe, dá ma msg dizendo que o Windows 10 não dá suporte a atualização da BIOS, logo vou ter que atualizar ela por Boot mesmo... e vou verificar se acho algo de diferente na placa-mãe, dei uma olhada por cima e não notei soldas frescas, as vezes foi algo minucioso demais... sei la.. lembro que uma usei uma vez a restauração de sistema e meio que normalizou esse problema porém ao reiniciar a máquina as temps ficaram de novo estranhas, aí depois veio toda essa saga aqui no forum.. formatar de novo.. etc até tentei mais uma vez a restauração e nada...
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As temperaturas não são absolutas, sendo comum mostrar temperaturas bem abaixo da temperatura ambiente quando o cpu está em idle.

Why is the temperature of my FX, Phenom, Athlon based processor lower than the ambient temperature?
Starting with the Phenoms, AMD's digital sensor no longer reports an absolute temperature value anymore, but a reading with a certain offset, which is unknown. It is estimated that this offset is between 10 - 20c.

 

Pois é bem estranho mesmo ha ha
Não sei o motivo da AMD ter feito a arquitetura desses processadores dessa forma.
Imagino que tenha sido por limitações de recursos na época e componentes utilizados no projeto do chip para não encarecer o custo desses processadores.

 

A bios assim como utilitários como o Aida mostram a temperatura do socket do cpu.
Essa temperatura pode dar uma ideia da temperatura real do processador mas somente em idle.
Com o cpu um load a temperatura do socket do cpu não é confiável!
Creio que no print do Aida, a temperatura do socket do cpu está descrita como Processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...