Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VisualG Exercício de calendário de vacinação


Posts recomendados

Olá, é o meu primeiro tópico aqui, eu estou tentando fazer um exercício de calendário de vacinação no visualG, onde eu tenho q atribuir idade de 10 em 10 anos e para cada idade, atribuir um mês em que a vacinação ocorrerá, o meu código está da seguinte forma:

Algoritmo "Calendário de vacinação"

Var
   // Seção de Declarações das variáveis
   nome : caracter
   idade : real

Inicio
   // Seção de Comandos, procedimento, funções, operadores, etc...
   escreval ("Digite o nome da pessoa")
   leia (nome)

   escreval ("Digite a idade da pessoa")
   leia (idade)

   se (idade) <=10 entao
      escreval ("O candidato a vacinação de nome " ,nome, " vacinará em janeiro")
   fimse

   se (idade) <=20 entao
      escreval ("O candidato a vacinação de nome " ,nome, " vacinará em fevereiro")
   fimse

Fimalgoritmo

 

Quando digito uma idade como por exemplo 19, mostra certinho que a pessoa terá q vacinar em fevereiro, porém quando eu digito um valor menor q 10, o código diz q a pessoa tem q vacinar em janeiro, porém também escreve que a pessoa tem q vacinar em fevereiro, sendo q a ideia é mostrar um mês para cada faixa etária, o código tem que ser obrigatoriamente montado usando se, senao e entao, alguém poderia me auxiliar para que eu pudesse resolver este exercício?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Dutra     Olá , para postar seu código é melhor usar o botão  <>  que está desenhado lá na barra de ferramentas da janela de postar

barap.jpg.2fea8b7ed6ea741fbb95a4280ea508e2.jpg

 para que seu código não fique faltando nenhum caractere e ser mais fácil de copia-lo , e esse erro é porque você colocou essa opção ali :

  se (idade <=20) entao
    escreval ("O candidato a vacinação de nome " ,nome, " vacinará em fevereiro")
  fimse

e precisa ser estipulado qual é a idade dessa etapa , de tanto até tanto , que poderia ser assim  :

  se (idade > 10) e (idade <=20) entao
    escreval ("O candidato a vacinação de nome " ,nome, " vacinará em fevereiro")
  fimse

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Complementando::

 

Em 18/09/2020 às 22:27, Davi Dutra disse:

porém quando eu digito um valor menor q 10, o código diz q a pessoa tem q vacinar em janeiro, porém também escreve que a pessoa tem q vacinar em fevereiro

 

O VisualG funcionaria mais ou menos assim:

 

Por padrão, ele vai executando cada linha da esquerda para direita, de cima para baixo. Primeiramente ele criaria as variáveis e definiria um valor padrão para cada uma delas. Depois vai executando cada linha... um a um...

 

Ao chegar nessas linhas:
 

Em 18/09/2020 às 22:27, Davi Dutra disse:

   se (idade) <=10 entao
      escreval ("O candidato a vacinação de nome " ,nome, " vacinará em janeiro")
   fimse

   se (idade) <=20 entao
      escreval ("O candidato a vacinação de nome " ,nome, " vacinará em fevereiro")
   fimse

 

Qual o valor de idade que você definiu? 19!. 19 é menor ou igual a 10? Sim, logo vai "entrar" no primeiro se e executar o que tem lá.

 

Após, 19 é menor ou igual a 20? Também é! Logo, vai também entrar no segundo se

 

Para ajudar a entender melhor, experimente ir pressionando F8 ("Rodar Passo a Passo") e vá acompanhando cada uma das linhas. Ao lado direito o VisualG vai também mostrando o valor de cada variável em cada momento...

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!