Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SDD com dissipador de fabrica ou da placa-mãe ?


Posts recomendados

Boa tarde a todos. Desde já gostaria de agradecer pela ajuda. 

Recentemente decidi comprar um SSD para o meu computador. O modelo que irei comprar é o SSD WD Black SN750 Heatsink, 1TB, M.2 NVM.

A minha placa-mãe é uma Gigabyte Z370 AORUS Gaming 7 que já vem com Thermal Guard (dissipador de calor para SSD) 

Minha dúvida é: O Thermal Guard que já vem na placa-mãe, é tão eficiente ou melhor do que o próprio dissipador que vem de fabrica do SSD ? Estou perguntando isso, pois tem um SSD do mesmo modelo e configuração sem o dissipador de calor e a diferença é de quase R$200,00 reais. 

Logo abaixo tem as fotos dos SSDs , sendo um modelo com o dissipador de calor e outro modelo sem.
Também tem a foto da placa-mãe juntamente com o seu Thermal Guard, que pelo qual destaquei com setas na cor vermelha.

d1.jpg

d2.jpg

d7.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Ronald Esteban disse:

Minha dúvida é: O Thermal Guard que já vem na placa-mãe, é tão eficiente ou melhor do que o próprio dissipador que vem de fabrica do SSD ? Estou perguntando isso, pois tem um SSD do mesmo modelo e configuração sem o dissipador de calor e a diferença é de quase R$200,00 reais.

Se é uma diferença de R$200,00, não vejo necessidade de comprar o SSD que já vem com dissipador, tendo em vista que a placa-mãe já possui uma, realizando a mesma função.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronald Esteban Melhor comprar sem o dissipador se na placa-mãe mãe já vem um e deve ser até melhor. 

 

Lembrando que deve tirar o adesivo de cima dos chips antes de instalar o ssd, porque os chips devem encostar diretamente no dissipador m.2 que vem na placa-mãe para dar a troca térmica eficiente entre os chips e o dissipador. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Tiago Solagna disse:

@Ronald Esteban Melhor comprar sem o dissipador se na placa-mãe mãe já vem um e deve ser até melhor. 

Até mesmo não sendo a mesma qualidade do que vem originalmente com o SSD, ainda assim será muito eficiente, e terá uma economia de 200 reais.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F2sT3R @Sparta Hardware @Luís_Felipe68 Boa tarde a todos! Muito obrigado pelas informações e dicas, referentes ao dissipador do SSD. Estarei comprando a versão sem o dissipador tirando o adesivo que vem na parte superior do SSD. Estarei economizando R$200,00 e investindo futuramente em outra peça. Muito obrigado mesmo.


Tenho outra duvida, referente a instalação e formatação do Windows utilizando o SSD WD Black SN750 Heatsink, 1TB, M.2 NVM.


1) Quando for criar a Mídia do Windows 10, pelo pendrive para dar boot, utilizarei o Rufus. Nesse programa tem uma opção chamada Esquema de partição GPT / Sistema de partição UEFI. Sempre usei essa configuração para instalar o Windows 10 pelo pendrive. Posso utilizar a mesma configuração para o SSD na hora de formatar para instalar o Windows 10 ? Pois irei instalar o sistema operacional no SSD e utilizarei os HDs para arquivos secundários.


2) No momento que estiver formatando e entrar na BIOS da placa-mãe, alterarei a opção de boot como prioridade o pendrive, pelo qual tem a mídia do Windows 10. Na BIOS também tem um opção onde mostra a sequencia de posições onde estão as unidades de armazenamento. No meu caso aparece assim:

Override de Boot

P1: WDC WD ( HD 1 TB) 
P0: WDC ( HD 1TB)
P3: WDC ( HD 4TB)
Windows Boot Manager ( P1: WDC ( HD 1TB)

Minha dúvida é: Na hora que estiver instalado o SSD WD Black SN750 Heatsink, 1TB, M.2 NVM na placa-mãe, tenho que alterar a posição do SSD para formatar e instalar da maneira correta o Windows 10 ?  Por exemplo P4: SSD WD Black SN750 ?


Em outras palavras, estou perguntando, se tenho que alterar o posição do SSD dentro da opção do Override de Boot, já que as outras unidades de armazenamento tem suas posições já classificadas dentro da Bios. Digo isso, pois como estarei instalando o Windows 10 no SSD, tenho medo do sistema colocar o SSD na P4 , e isso influenciar no desempenho de inicialização do Windows. Será que tenho que alterar o SSD para P0 ? Ou deixo na posição em que a BIOS deixar o SSD ? Obrigado



 

foto100.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!