Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

minha memoria ram e 16gb mas so tem 13.9gb utilizavel


Posts recomendados

@TheFoxy1221 16gb é a memória total instalada.

 

O utilizável é o que tem para uso.

 

Os 2gb faltando é o que está alocado para algo.

 

Se você usa o vídeo integrado do processador, então 2gb está alocado para o vídeo integrado que tem no seu processador.

 

Para ficar uma memória utilizável completa, adicione uma placa de vídeo e deixe de usar o integrado do processador, é o único jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheFoxy1221 Para aumentar a memória alocada vai depender da configuração, como o amigo @Yan_ citou.

 

Pegue como exemplo a minha configuração no caso de querer aumentar a memória alocada, já vi dizer que para Ryzen o máximo que aumenta é para 3gb, e na BIOS da minha placa-mãe já vi isso 3gb, esse exemplo é para Ryzen com vídeo integrado ou atlhon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Embora o tópico seja do ano passado, tenho lido várias perguntas a  respeito dessa "Divergência" 

Ocorreu comigo. Placa MSI A320M-a pro e Ryzen 5 4600G. Com 16Gb instalada e apenas 13,9Gg utilizável. Demorou para que eu descobrisse o motivo.

Ocorre que o sistema do BIOS, reserva parte da Ram para o vídeo do processador da seguinte forma:

até 8GB = 512Mb; 

até 16Gb = 2Gb

mais de 16Gb = 4Gb.

Na placa acima citada há três opções de configuração:

GAME = O BIOS faz a configuração separando pela quantidade de memória colocada.

FORCE = que permite uma configuração manual; (não testei)

DISABLED = Desabilita o uso da memória para o vídeo (isso no caso de placa de vídeo Offboard.

Obs: Essa última testei, e não deu vídeo.  E tive que dar reset no BIOS para retornar o padrão de fábrica e atribuindo parte da memória para vídeo processador. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Pecoruja disse:

Ocorre que o sistema do BIOS, reserva parte da Ram para o vídeo do processador da seguinte forma:

até 8GB = 512Mb; 

até 16Gb = 2Gb

mais de 16Gb = 4Gb.

Um tanto diferente esse padrão de reserva.

 

Geralmente para tudo é 2gb, e geralmente permite que o usuário aloque mais, porém não faz efeito algum de uso aumentar para mais, por exemplo o sistem aloca 2gb, não muda em nada o resultado final se alocar 3 ou 4gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Pecoruja disse:

Embora o tópico seja do ano passado, tenho lido várias perguntas a  respeito dessa "Divergência" 

Ocorreu comigo. Placa MSI A320M-a pro e Ryzen 5 4600G. Com 16Gb instalada e apenas 13,9Gg utilizável. Demorou para que eu descobrisse o motivo.

Ocorre que o sistema do BIOS, reserva parte da Ram para o vídeo do processador da seguinte forma:

até 8GB = 512Mb; 

até 16Gb = 2Gb

mais de 16Gb = 4Gb.

Na placa acima citada há três opções de configuração:

GAME = O BIOS faz a configuração separando pela quantidade de memória colocada.

FORCE = que permite uma configuração manual; (não testei)

DISABLED = Desabilita o uso da memória para o vídeo (isso no caso de placa de vídeo Offboard.

Obs: Essa última testei, e não deu vídeo.  E tive que dar reset no BIOS para retornar o padrão de fábrica e atribuindo parte da memória para vídeo processador. 

 

 

 

1 hora atrás, Elder Nauvirth disse:

Um tanto diferente esse padrão de reserva.

 

Geralmente para tudo é 2gb, e geralmente permite que o usuário aloque mais, porém não faz efeito algum de uso aumentar para mais, por exemplo o sistem aloca 2gb, não muda em nada o resultado final se alocar 3 ou 4gb.

Na minha resposta acima, apenas relatei o que ocorreu comigo, e a o que fiz para solucionar, que talvez sirva para outro internauta.

porém, aumento de memória não faz diferença como você afirma. Então me explica,  por que os engenheiros que criaram e atestaram essa configuração, chegaram a conclusão de que com mais memória dedicada ao vídeo, o efeito resultante é melhor. E porque placas de vídeo offboard, são feitas com 4 ou mais memórias ram? A única afirmação que posso fazer, por experiencia própria, é que ao renderizar vídeos, a quantidade maior de ram para isso, resulta em menor tempo. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!