Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso identificar um tipo de conector de HD


Posts recomendados

Minha pergunta pode ser muito básica, mas infelizmente, tudo que você tenta pesquisar no Google hoje, 90% do que aparece é propaganda.

Comprei um Lenovo V530S. O computador é o suficiente pra me atender, mas o famigerado Windows 10 deixa ele muito pesado para usar no HD. Então resolvi comprar um SSD para instalar o sistema operacional nele e tornar o PC mais rápido. Só que estou com dificuldade, pois a alimentação da energia vem direto da placa-mãe. A placa-mãe tem dois conectores SATA e um coector de alimentação SATA. Em um dos cabos do conector sata está ligado o HD e o outro está livre para ligar o SSD. Até aí tudo bem. O problema, é que como só tem um conector de alimentação, preciso ligar os dois dispositivos no mesmo conetor e o cabo que veio no computador, embora tenha duas saídas, uma delas é a saída padrão que está encaixada no HD, com 15 pinos e a outra é diferente, com 5 ou 6 pinos (um deles é um pouco diferente e não tenho certeza se é um pino). Joguei no google: Lenovo cabo sata alimentação e vi cabos para conectar até 3 dispositivos e pela foto era exatamente o que eu precisava. Pra minha surpresa, quando o cabo chega, a primeira coisa que eu percebo é que os 4 fios que estão ligados no conector que vai na placa-mãe estão 2 fios ligados em um mesmo conector e um dos conectores vazio. O que via em minha placa-mãe é um fio em cada um dos 4 conectores. E pra completar, embora o conector tenha exatamente o mesmo formato, o da minha placa-mãe é menor, ou seja, existem diferentes tamanhos para este tipo de conector.

 

Estou tentando pesquisar pra entender quais os tipos de tamanhos de conectores diferentes. O site da Lenovo não tem este tipo de cabo para venda e todos os que achei até agora na internet, aparentemente são do mesmo tipo do que o que eu já comprei.

 

Afinal, quantos tipos de conectores diferentes existem? Só o que eu quero é ligar o SSD e manter o HD. O que me sugerem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Renato S Assis disse:

Estou tentando pesquisar pra entender quais os tipos de tamanhos de conectores diferentes. O site da Lenovo não tem este tipo de cabo para venda e todos os que achei até agora na internet, aparentemente são do mesmo tipo do que o que eu já comprei.

O que me sugerem?

 

Se eu entendi sua fonte tem apenas um conector Sata, estranho até pra uma fonte genérica, maioria delas tem ao menos 2.
No caso o que você pode fazer é comprar um adaptador molex > sata como esse da imagem abaixo.

 

image.png.559cb24e96faa5733bf055113189ef8b.png

 

 

1 hora atrás, Renato S Assis disse:

Afinal, quantos tipos de conectores diferentes existem?

 

Para HD (E leitroas de dvd) existem apenas 2 tipos que são justamente o Molex e o Sata, porém o molex era usado em discos rígidos e Leitores com conexão IDE, padrão que já não é mais utilizado a mais de uma década.

Já o molex continua sendo usado pra ligar outros equipamentos como Fans, Coolers, Controladores de Fans, Controladores de RGB etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, NIGHT FALL disse:

 

Se eu entendi sua fonte tem apenas um conector Sata, estranho até pra uma fonte genérica, maioria delas tem ao menos 2.
No caso o que você pode fazer é comprar um adaptador molex > sata como esse da imagem abaixo.

 

image.png.559cb24e96faa5733bf055113189ef8b.png

 

 

 

Para HD (E leitroas de dvd) existem apenas 2 tipos que são justamente o Molex e o Sata, porém o molex era usado em discos rígidos e Leitores com conexão IDE, padrão que já não é mais utilizado a mais de uma década.

Já o molex continua sendo usado pra ligar outros equipamentos como Fans, Coolers, Controladores de Fans, Controladores de RGB etc.

Não é conectar direto na fonte. A conexão da alimentação de energia é ligada diretamente na placa-mãe. Estou mandando uma imagem pra mostrar como é o tipo de conector que encaixa na placa-mãe.

conector.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Renato S Assis disse:

Não é conectar direto na fonte. A conexão da alimentação de energia é ligada diretamente na placa-mãe. Estou mandando uma imagem pra mostrar como é o tipo de conector que encaixa na placa-mãe.

conector.jpg

 

Esse primeiro conector da imagem é um plug de 4 pinos usado pra alimentar o processador e/ou placa de vídeo. São usados apenas para estes fins e não tem nenhuma relação com o restante do hardware.

Porém dito isto não entendi qual o seu problema/dúvida, principalmente em relação a essa parte do seu comentário.

 

3 horas atrás, Renato S Assis disse:

A placa-mãe tem dois conectores SATA e um coector de alimentação SATA. Em um dos cabos do conector sata está ligado o HD e o outro está livre para ligar o SSD. Até aí tudo bem. O problema, é que como só tem um conector de alimentação, preciso ligar os dois dispositivos no mesmo conetor e o cabo que veio no computador, embora tenha duas saídas, uma delas é a saída padrão que está encaixada no HD, com 15 pinos e a outra é diferente, com 5 ou 6 pinos

 

Se puder mandar uma foto da sua placa-mãe seria ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Esse primeiro conector da imagem é um plug de 4 pinos usado pra alimentar o processador e/ou placa de vídeo. São usados apenas para estes fins e não tem nenhuma relação com o restante do hardware.

Porém dito isto não entendi qual o seu problema/dúvida, principalmente em relação a essa parte do seu comentário.

 

 

Se puder mandar uma foto da sua placa-mãe seria ótimo.

Esta é a imagem da placa-mãe. O item 15 é o conector SATA que está ligado no HD. A alimentação do HD está ligada no conector 16. O conector 17 está livre e é onde vou conectar o SSD, mas não existe outro conector igual ao 16.

O cabo que está ligado no 16 é desse tipo quadrado de 4 pinos que eu mandei e está ligado no HD. Ele te um conector de alimentação SATA na ponta e tem uma extensão com um segundo coector, mas de formato diferente. Por isso eu preciso de um cabo idêntico, mas que tenha dois conectores iguais ao que está ligado o HD para eu poder ligar o SSD no segundo.

placa mae.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/09/2020 às 14:51, Renato S Assis disse:

Não é conectar direto na fonte. A conexão da alimentação de energia é ligada diretamente na placa-mãe. Estou mandando uma imagem pra mostrar como é o tipo de conector que encaixa na placa-mãe.

conector.jpg

a fonte, direto da fonte, esquece placa-mãe, não tem nenhum conector desse da foto, essa parte de baixo? ou conector de 4 pinos q vão na imagem postada q vou copiar aqui

image.png

 

essa saída direto da placa alimenta apenas um dispositivo, nao é recomendado derivar pra mais de um.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, nickosoft disse:

a fonte, direto da fonte, esquece placa-mãe, não tem nenhum conector desse da foto, essa parte de baixo? ou conector de 4 pinos q vão na imagem postada q vou copiar aqui

image.png

 

essa saída direto da placa alimenta apenas um dispositivo, nao é recomendado derivar pra mais de um.....

Eu conheço este tipo de conector padrão. Já usei dele. Acontece que o computador que comprei da Lenovo tem a fonte inacessível. Não tem como conectar esse cabo. Se fosse uma coisa simples assim eu mesmo já teria resolvido. A saída da placa-mãe a que me refiro, permite sim a conexão do HD e do SSD. o único problema é que o cabo que já veio ligado nela só tem uma saída no mesmo padrão de alimenação para SATA a outra saída que tem o rabicho é para outro tipo de conexão, mas enfim, ela já é própria para conectar dois dispositivos. A única coisa que preciso é substituir o cabo que veio no computador por outro cabo que tenha duas saídas SATA. Tanto que eu já comprei um cabo com essa finalidade, mas como a conexão dele é maior do que a da placa, eu preciso identificar exatament o nome desse tipo de conexão pra não sair comprando dezenas de cabos que não vão me servir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja q você confia plenamente na alimentação pra 2 dispositivos, e já comprou o cabo tudo certo, 

vou entender q ta sabendo bem ai e falar pra desmontar o conector original q vai na placa, e desmontar o conector do cabo q comprou, ai você remonta o cabo q comprou todo certo, no isolante do cabo original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/09/2020 às 15:20, Renato S Assis disse:

Esta é a imagem da placa-mãe. O item 15 é o conector SATA que está ligado no HD. A alimentação do HD está ligada no conector 16. O conector 17 está livre e é onde vou conectar o SSD, mas não existe outro conector igual ao 16.

O cabo que está ligado no 16 é desse tipo quadrado de 4 pinos que eu mandei e está ligado no HD. Ele te um conector de alimentação SATA na ponta e tem uma extensão com um segundo coector, mas de formato diferente. Por isso eu preciso de um cabo idêntico, mas que tenha dois conectores iguais ao que está ligado o HD para eu poder ligar o SSD no segundo.

placa mae.jpg

 

Com o diagrama deu pra entender o problema. O projeto da sua máquina usa a conexão da fonte direto na placa-mãe, e a partir dela saem os conectores de alimentação. Esse tipo de coisa é feito pelas fabricantes afim de dificultar ou mesmo impossibilitar a compra de peças de outras empresas, na teoria pra "fidelizar" o cliente pois você é obrigado a comprar peça sempre deles, e essas peças não costumam ser nada baratas.
Você precisa de um adaptador PARECIDO como este abaixo, sendo de um lado conector de 4 pinos e no outro dois conectores Sata Fêmea. Fiz uma rápida pesquisa e não encontrei nada que se encaixasse na sua necessidade, creio que talvez você encontre na aliexpress, porém será preciso uma pesquisa mais afundo.

 

image.png.33e45314c32fe2fe4d27b42f04f8610f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por isso ja dei a ideia de desmontar os cabos (muito provável q seja um conector exclusivo da lenovo pra garantir q ninguém tenha algo parecido a venda)....mas pra desmontar tem q ter certeza do q ta fazendo.....e de q a alimentação vai suportar os 2 dispositivos.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, nickosoft disse:

por isso ja dei a ideia de desmontar os cabos (muito provável q seja um conector exclusivo da lenovo pra garantir q ninguém tenha algo parecido a venda)....mas pra desmontar tem q ter certeza do q ta fazendo.....e de q a alimentação vai suportar os 2 dispositivos.....

Pois é. Eu cheguei a procurar no próprio site da Lenovo se eles têm esse cabo pra vender, mas infelizmente não têm também. Mas vou seguir sua sugestão. Vou levar o cabo original e o que comprei em uma eletrônica e pedir pra trocarem o adaptador e colocar o original no cabo que comprei. Acho que vai ser a solução. Agradeço a tdos que me ajudaram e se o moderador do fórum quiser, já pode encerrar este tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!