Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Detrimento da sensibilidade e seletividade.


Ir à solução Resolvido por rjjj,

Posts recomendados

Olá tenho uma dúvida. Relacionado uma  pesquisa.  

 

Enfatizar o processamento dos sinais gerados pelo sensor em detrimento da sensibilidade / seletividade.

 

Realmente minha pergunta foi um pouco vaga, porque é um exemplo de um sensor genérico que a maioria dos sensores tem esse comportamento.

Eu vou explicar aquilo que eu entendi até agora com a pesquisa. 

Quando nós estamos falando de sensibilidade ocorre pequenas alterações (ou mudanças) dê um sinal elétrico por exemplo.  isso pode ser através de gráficos e usando as pessoas matemáticas com a relação entre a saída e a entrada utilizado gráfico usando a derivada.

Veja, a seletividade ela significa no sentido de ser seletivo a tipo de sinal que você quer detectar (fazer a leitura). exemplo se eu estiver usando um sensor ideal (ou seja, não existe no mundo real), ele consegue separar duas grandezas diferentes na sua leitura.

Se pegamos um exemplo, temos uma temperatura e gases para medir no mesmo local, se temos sensor que é ideal, o sensor consegue fazer a leitura de uma única grandeza, sem interferência da outra grandeza. O sensor real (verdade) consegue fazer a leitura, mas com pequena ou grande margem de erro de leitura por causa da outra grandeza.

Minha dúvida: quando temos processamento dos sinais gerados pelo sensor em detrimento da sensibilidade / seletividade. 
Justamente quando temos processamento dos sinais gerados pelo sensor em detrimento.... isso não conseguir essa relação. (esse entendimento).
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Em outras palavras, a dúvida é quando um processamento de entradas é realizado com prejuízos de sensibilidade ou de seletividade do sensor spacer.png.

 

 

 

spacer.png

 

 

 

Primeiro, um sensor ideal é uma caixa preta H(s), um sistema linear invariante no tempo. Ele é fixo e não sofre alterações internas independentemente dos sinais de entrada. Abrindo essa caixa e considerando o sensor real, ele tem um sistema interno que conta com distúrbios adicionais, além das entradas, o que afeta as saídas.

 

 

 

A sensibilidade do sensor H = H(s) com relação a uma parte F = F(s) do seu sistema, como um ganho, fica spacer.png:

 

 

 

spacer.png

 

 

 

Entretanto, quando um distúrbio D(s) é considerado como entrada de um sistema dinâmico, além da entrada X(s) tal que H(s) = Y(s)/X(s), já não se pode tratar de função de transferência, mas sim de matriz de transferência. A sensibilidade mudaria pelo fato de H(s), a função do sistema, mudar. Outra forma de entender é ver que, por superposição, Y(s) passaria a incluir D(s) além do X(s) anterior.

 

 

 

Simplificando, o sistema que era para ser fixo e implacável, agora vai processar sinais em detrimento da sensibilidade. O resultado do sensor será deslocado por entradas parasitas, como temperatura ou luminosidade spacer.png.

 

 

 

A seletividade é uma característica qualitativa e menos genérica, pela minha compreensão. Se duas ondas senoidais de frequências bem diferentes entram em um sensor, o processamento consegue separá-las apesar do resultado combinado. Um distúrbio aleatório com frequência igual à entrada, porém, é capaz de corromper o sinal de forma matematicamente irreversível. Entre esses casos e de acordo com o distúrbio modelado, o processamento perde qualidade, tem que incluir filtros mais complexos etc, tudo em detrimento da seletividade.

 

 

 

Espero ter ajudado spacer.png.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A ideia não é te ajudar diretamente mas sim mostrar uma cronológica e coincidente conexão misteriosa que invariavelmente só eu percebo 🤪

"

Ruído

Você provavelmente não quer um grande barulho quando está tentando ouvir um som em particular - e os físicos não querem um monte de barulho quando estão procurando por um sinal em particular.

O ruído são os dados indesejados que podem ser capturados junto com - e algumas vezes obscurecer - o sinal que um experimento está tentando detectar. Esse pano de fundo distrativo pode vir de coisas como flutuações nos equipamentos eletrônicos ou processos próximos a um experimento, como o decaimento radioativo diário de materiais ou a colisão de raios cósmicos com a atmosfera. Para que os experimentos funcionem, o sinal precisa subir acima do ruído, para que os cientistas possam detectá-lo."

 

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=palavras-significados-diferentes-ciencia-parte-3&id=010130200928

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rjjj  Muito obrigado, excelente, por caso você tem um livro, apostila para indica sobre isso?

 

@if. Muito obrigado, ajudou muito o seu complemento + o link

adicionado 1 minuto depois

@rjjj Muito obrigado, excelente, por caso você tem um livro, apostila para indica sobre isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!