Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC Codigo Onda Senoidal Púra de 60hz


Posts recomendados

PIC16F628A, PIC16F84A, PIC16F877A

 

eu gostaria de perguntar uma coisa AOS EXPERIÊNTES COM PROGRAMAÇÃO PIC LINGUÁGEM "C" 

qual seria o Mocrocontrolador ACIMA CITADO , que melhor seria indicado para ser usado em um INVERSOR

MONOFÁSIO DC/AC DE 5000W DE POTÊNCIA ........... Ele seria usado somente para fazer com que os Drivers

Agissem levando os sinais SPWM , para os mosfet´s de POTÊNCIA ........

 

Ná opinião de quem manja bem do assunto, qual seria dos acima citados O MELHOR A ESCOLHER ?

 

OBS: Caso tenha o codigo em C para um onda de 60hz senoide púra , seria bacana se fosse postado aqui 

 

Detalhe : Muita gente assim como eu que estou iniciando no mundo da programação em PIC 

também pode estar procurando isso, então se alguém tiver um codigo pronto , ajudaria a todos .

PIC16F84A_FOTO.png

PIC16F628A_FOTO.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel Neiva ,

 

Sua dúvida sobre qual é o melhor recomendado depende da qualidade exigida no seu projeto.

O 628A não tem conversor A/D, então dificulta um controle preciso do nível de tensão na saída quando a carga é aplicada nela. Mas pode ser utilizado se você conseguir montar város circuitos auxiliares como comparadores de tensão e sensores de corrente com amp ops.

 

Eu iria de 877A.

 

Em 07/10/2020 às 17:07, Samuel Neiva disse:

Ele seria usado somente para fazer com que os Drivers

Agissem levando os sinais SPWM , para os mosfet´s de POTÊNCIA ........

 

 

Ué .... se for "somente" para essa função, use um IR2102, ou um IR2110, eles fazem isso muito bem, e não precisam de nenhum programa !

 

 

Em 07/10/2020 às 17:07, Samuel Neiva disse:

Detalhe : Muita gente assim como eu que estou iniciando no mundo da programação em PIC 

também pode estar procurando isso, então se alguém tiver um codigo pronto , ajudaria a todos .

 

 

Curioso, estou aqui no CDH fazem 11 anos e não ví ninguém procurando por isto .....

 

Mas como já te disseram antes em outros tópicos sobre o mesmo assunto.... começe aprendendo a fazer um Led piscar ... e vá fazendo projetos maiores, para aprender mesmo alguma coisa sobre programação e sobre os hardwares embutidos em um Pic. 

 

Fazer um inversor de 5.000 watts confiável em termos de tensão de saída versus carga é um desafio bem grande, e exige muito conhecimento que hoje você não possui. Eu também não os possuo.

 

Uma simples consulta ao Google lhe dá dezenas de projetos com código em C .... , mas já lhe aviso : são todos projetos para potências bem menores, e para aumentar a potência, vai ter de ter muito conhecimento acumulado pra ir corrigindo os problemas que virão, como problemas enormes com o sistema de Mosfets de saída, a baixíssima impedância do transformador, os tempos de Ton e Toof, a realimentação  do sinal na saída , etc, etc, etc .....

 

Começe por aqui :

 

https://320volt.com/en/pic16f876-ile-sinus-invertor-devresi-yazilim-c-dili/

 

https://www.homemade-circuits.com/sinewave-ups-circuit-using-pic16f72/

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, aphawk disse:

@Samuel Neiva ,

 

Sua dúvida sobre qual é o melhor recomendado depende da qualidade exigida no seu projeto.

O 628A não tem conversor A/D, então dificulta um controle preciso do nível de tensão na saída quando a carga é aplicada nela. Mas pode ser utilizado se você conseguir montar város circuitos auxiliares como comparadores de tensão e sensores de corrente com amp ops.

 

Eu iria de 877A.

 

 

Ué .... se for "somente" para essa função, use um IR2102, ou um IR2110, eles fazem isso muito bem, e não precisam de nenhum programa !

 

 

 

Curioso, estou aqui no CDH fazem 11 anos e não ví ninguém procurando por isto .....

 

Mas como já te disseram antes em outros tópicos sobre o mesmo assunto.... começe aprendendo a fazer um Led piscar ... e vá fazendo projetos maiores, para aprender mesmo alguma coisa sobre programação e sobre os hardwares embutidos em um Pic. 

 

Fazer um inversor de 5.000 watts confiável em termos de tensão de saída versus carga é um desafio bem grande, e exige muito conhecimento que hoje você não possui. Eu também não os possuo.

 

Uma simples consulta ao Google lhe dá dezenas de projetos com código em C .... , mas já lhe aviso : são todos projetos para potências bem menores, e para aumentar a potência, vai ter de ter muito conhecimento acumulado pra ir corrigindo os problemas que virão, como problemas enormes com o sistema de Mosfets de saída, a baixíssima impedância do transformador, os tempos de Ton e Toof, a realimentação  do sinal na saída , etc, etc, etc .....

 

Começe por aqui :

 

https://320volt.com/en/pic16f876-ile-sinus-invertor-devresi-yazilim-c-dili/

 

https://www.homemade-circuits.com/sinewave-ups-circuit-using-pic16f72/

 

Paulo

Fazer um inversor de 5.000 watts confiável em termos de tensão de saída versus carga é um desafio bem grande, e exige muito conhecimento que hoje você não possui. Eu também não os possuo.

O FATO DE NÃO POSSUIRMOS , NÃO QUER DIZER QUE NÃO PODEMOS FAZE-LO 

ACREDITAR QUE POSSO , É o que ME FARÁ CHEGAR LÁ , E SUGIRO A VOCÊ SEGUIR O MESMO RUMO 

 

pois achar que não pode , ou temer algo que é muito maior do que você 

só te faz ser menor ainda do que você já é , perto do desafio ..... 

 

JAMAIS NASCI PARA SER GOLIAS ....... EU SOU SANSSÃO ! 

......... posso sim ! 

começar por criar um inversor menos potênte tipo 1000W rms 

para adquirir conhecimento necessário, porém desafio neste mundo 

tem até quando você abre os olhos de manhã para se levantar 

NÃO ME ASSUSTO COM ISSO , E JAMAIS O FAREI .

 

E só vou começar com um de menor potência pura e exclusivamente 

 por que o valor do transformador para 5000W o que eu realmente quero 

montar , está acima do meu orçamento no momento ........ 

EHHH EU PESQUISEI SOBRE o que VOCÊ FALOU INDUTÂNCIA 

E REALMENTE UM COM A INDUTÂNCIA CORRETA , FICA EM 2000,00 

então para mim agora não vai dar , então por está única e exclusiva 

razão , é que eu não vou partir de um já com 5000W de potênica .

 

Fala verdade ( kkkkkkk ) beem carinho né o danado hehehehe 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Samuel Neiva disse:

E SUGIRO A VOCÊ SEGUIR O MESMO RUMO 

 

Não dá .... estou velho demais para isso, não tenho mais saco para ficar em bancada desenvolvendo um produto que precisa de muito tempo de pesquisa e testes. Tempo é algo que está ficando escasso para mim, quero aproveitar o que ainda tenho com diversão hehehe !

 

1 hora atrás, Samuel Neiva disse:

EHHH EU PESQUISEI SOBRE o que VOCÊ FALOU INDUTÂNCIA 

E REALMENTE UM COM A INDUTÂNCIA CORRETA , FICA EM 2000,00 

 

Isso tem como contornar.... você pode fazer funcionar com um transformador comum, mas tem de estar preparado para queimar alguns Mosfets e montar eles em uma base com boa dissipação. Mas precisa de um bom osciloscópio digital, com memória, para ver os sinas sobre cada Fet, ver a condução ( e principalmente a não-condução) , ajustar os dead times, verificar proteções de surto, etc etc etc....

 

Com certeza sai mais barato na produção final.

 

Veja os links que te passei, veja que o hardware para se fazer um produto bom não é tão simples.... mas tem o código em ambos os projetos, acho um bom ponto de partida.

Comece com um de no máximo uns 500VA.

 

Boa sorte, meu amigo !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, aphawk disse:

 

Não dá .... estou velho demais para isso, não tenho mais saco para ficar em bancada desenvolvendo um produto que precisa de muito tempo de pesquisa e testes. Tempo é algo que está ficando escasso para mim, quero aproveitar o que ainda tenho com diversão hehehe !

 

 

Isso tem como contornar.... você pode fazer funcionar com um transformador comum, mas tem de estar preparado para queimar alguns Mosfets e montar eles em uma base com boa dissipação. Mas precisa de um bom osciloscópio digital, com memória, para ver os sinas sobre cada Fet, ver a condução ( e principalmente a não-condução) , ajustar os dead times, verificar proteções de surto, etc etc etc....

 

Com certeza sai mais barato na produção final.

 

Veja os links que te passei, veja que o hardware para se fazer um produto bom não é tão simples.... mas tem o código em ambos os projetos, acho um bom ponto de partida.

Comece com um de no máximo uns 500VA.

 

Boa sorte, meu amigo !

 

Paulo

Não dá .... estou velho demais para isso, não tenho mais saco para ficar em bancada desenvolvendo um produto que precisa de muito tempo de pesquisa e testes. Tempo é algo que está ficando escasso para mim, quero aproveitar o que ainda tenho com diversão hehehe !

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

problema com a idade é justamente esse ....... estou lutando aqui com meus 

47 janeiros tb kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

 

 

6 horas atrás, aphawk disse:

@Samuel Neiva ,

 

Sua dúvida sobre qual é o melhor recomendado depende da qualidade exigida no seu projeto.

O 628A não tem conversor A/D, então dificulta um controle preciso do nível de tensão na saída quando a carga é aplicada nela. Mas pode ser utilizado se você conseguir montar város circuitos auxiliares como comparadores de tensão e sensores de corrente com amp ops.

 

Eu iria de 877A.

 

 

Ué .... se for "somente" para essa função, use um IR2102, ou um IR2110, eles fazem isso muito bem, e não precisam de nenhum programa !

 

 

 

Curioso, estou aqui no CDH fazem 11 anos e não ví ninguém procurando por isto .....

 

Mas como já te disseram antes em outros tópicos sobre o mesmo assunto.... começe aprendendo a fazer um Led piscar ... e vá fazendo projetos maiores, para aprender mesmo alguma coisa sobre programação e sobre os hardwares embutidos em um Pic. 

 

Fazer um inversor de 5.000 watts confiável em termos de tensão de saída versus carga é um desafio bem grande, e exige muito conhecimento que hoje você não possui. Eu também não os possuo.

 

Uma simples consulta ao Google lhe dá dezenas de projetos com código em C .... , mas já lhe aviso : são todos projetos para potências bem menores, e para aumentar a potência, vai ter de ter muito conhecimento acumulado pra ir corrigindo os problemas que virão, como problemas enormes com o sistema de Mosfets de saída, a baixíssima impedância do transformador, os tempos de Ton e Toof, a realimentação  do sinal na saída , etc, etc, etc .....

 

Começe por aqui :

 

https://320volt.com/en/pic16f876-ile-sinus-invertor-devresi-yazilim-c-dili/

 

https://www.homemade-circuits.com/sinewave-ups-circuit-using-pic16f72/

 

Paulo

PIC16F877A ------- ESTOU ANALISANDO ESTE MESMO PELO DATASHEET 

VOU MIRAR NELE DE AGORA PARA FRENTE , OBRIGADO PELA DICA ........... 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!