Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe "esquece" ordem do Boot


jjevil
Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Olá, amigos. Sou novo no fórum do Clube do Hardware.

 

Acho que vou contextualizar minha situação, que é o melhor caminho para entenderem.

 

Pus meu PC com Windows 10 para hibernar, como faço muitas vezes. Noto que de vez em quando o ícone de som está desabilitado (com um x vermelho em cima). Dessa vez pensei em tentar arrumar o problema - que era resolvido reiniciando o PC -, pois isso irrita acontecendo algumas vezes.

 

Eu tentei atualizar o driver do áudio, mas o Ger. de Dispositivos disse que eu tenho a última versão. 

 

Aí eu fui um pouco mais radical. Desinstalei o Realtek High Definition Audio Driver no Painel de Controle e reiniciei o PC.

 

Aí começam os problemas.

 

Na hora do Boot, meu sistema perdeu o caminho, me mandando reiniciar, acessar a Bios e trocar para o HD onde o Windows está instalado.

 

Pois bem. Fiz. Salvei com F10 as configurações. Achei que tinha resolvido o problema.

 

Entrei na minha Área de Trabalho. Estava tudo normal, aparentemente.

 

Agora toda vez que ligo meu computador, preciso ir até a Bios escolher o HD do Windows 10. Não adianta salvar as configurações.

 

O PC está funcionando normal, até agora nenhuma tela azul, vídeos em Full HD...

 

Mas isso é um incômodo. Não é normal o usuário ter que entrar na Bios o tempo todo para escolher.

 

Minha placa-mãe é uma Gigabyte H61M-DS2H.

 

Minha dúvida é como o driver Realtek High Definition Audio Driver (pois acredito que seja a causa) causou esse dano na placa-mãe  e se é possível resolver.

 

Ela está normal, pois  Data e Hora estão funcionando normalmente, apenas o caminho do Boot não está sendo memorizado.

 

Desculpem-me a longa história  e agradeço se os colegas puderem me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Data e hora após o up do Windows? O sistema sincroniza o horário automaticamente. Tem que ver no BIOS/setup. Pois isto está com cara de bateria zerada ou falha no seu carregamento. Já trocou a bateria? Custa merreca, basta comprar a CR2032.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Tem razão. Essa placa-mãe era usada em escritório. Vou realizar o procedimento em breve. Não sei quanto tempo ela serviu, é  a terceira semana que está comigo.

 

O problema aconteceu depois de eu desinstalar o Realtek Audio. O PC ficou um pouco esquisito, mas depois voltou ao normal. 

 

Quando reiniciei, me deparei com uma tela preta pedindo para eu resetar e encontrar um dispositivo para o Boot.

 

Usei ponto de restauração também, mas não resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!