Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul no Windows após exclusão de arquivos no Grub


Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite.

Acredito estar no lugar certo o tópico, se não, me desculpem.

 

Tenho um notebook Dell ( Terei que fuçar atrás do modelo dele, mas tem 4gb de ram e um core i5  ) A um mês atrás minha irmã baixou um arquivo com virus, ele fez toda aquela coisa de mudar página inicial, instalar programas que praticamente travaram o note todo a ponto de não iniciar o windows. Como eu tinha coisas importantes que não queria perder no note então baixei um antivírus (karpersky antivírus) que funcionava na base de um "live Linux" e até então meu Grub funcionava normalmente,  ele fez uma varredura e detectou vários vírus porém eu não satisfeito "fucei" um pouco mais nas opções de escaneamento do antivírus, acredito que selecionei uma partição do Grub (não sei as nomenclaturas, desculpem) e o antivírus no final do processo deletou vários dos arquivos dessa partição. No final tive que formatar o HD e reinstalar o windows, Eu até então não sabia nada além de windows e Linux, não sabia da existência de Grub e nem que ele poderia ser danificado. Em resumo, pra exemplificar, acredito que com o Grub aconteceu o similar a excluir pastas do disco local C e o sistema não conseguir mais iniciar.

 

Resultado dessa operação:

×Não consigo iniciar coisas relacionadas ao Grub como o Linux mint na versão live (vai até a tela de seleção de como eu quero iniciar o Linux mint) mas depois trava e reinicia o note.

×Muitas vezes nao passa da tela de carregamento do Grub onde mostram as letras pretas como se fosse uma instalação por CMD.

×Usando o windows 7 como sempre fiz agora da tela azul aleatoriamente, deixei o note ligado pra observar e em um período de umas 4 horas ele deu tela azul diversas vezes, acontece isso incluso quando conecto/desconecto dispositivos externos como discos rígidos/pendrives.

 

Provavelmente precisarão ver algumas das coisas que eu descrevi, então quando alguém responder tentarei filmar e fazer upload para o YouTube, colocando o link aqui.

Até então obrigado🙏

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Irá precisar fornecer informações mais precisas pois ficou extremamente confuso. 

 

- Porque você utilizou o kaspersky rescue disk (o "live-cd") ao invés de utilizar o próprio Kaspersky no desktop (isso é, aquele que é instalado)?

- Como assim vírus que mudou a página inicial? A qual página inicial está se referindo?

- Um antivírus não "deleta" arquivos de uma partição a menos que eles estejam infectados (ou, em raríssimos casos, falsos positivos), como exatamente você sabe que os arquivos foram deletados?

- Se você formatou o HD e reinstalou o Windows, como assim o grub não está iniciando/não está passando da tela de carregamento? Você não acabou de dizer que formatou o HD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV

10 horas atrás, GabrielLV disse:

kaspersky

Sobre isso informei no tópico que devido ao vírus o windows não estava mais iniciando, só ia para a tela de diagnóstico de memória.

10 horas atrás, GabrielLV disse:

página inicial está se referindo

Página inicial do google Chrome, instalou coisas que só vi porque tinha ícones de programas que nunca vi na área de trabalho e processos demais no gerenciador de tarefas.

 

10 horas atrás, GabrielLV disse:

- Um antivírus não "deleta" arquivos de uma partição a menos que eles estejam infectados (ou, em raríssimos casos, falsos positivos), como exatamente você sabe que os arquivos foram deletados?

Pois foram detectados como infectados e deletados. Eu sei que os arquivos foram deletados pois o antivírus mostrou que iria fazer isso, como citei antes não sabia da existência de um "Sistema operacional" chamado Grub, apenas fui saber disso pesquisando, logo lembrei que alguns dos arquivos excluídos pelo antivírus tinham aqueles nomes de partição Linux.

 

10 horas atrás, GabrielLV disse:

Se você formatou o HD e reinstalou o Windows, como assim o grub não está iniciando/não está passando da tela de carregamento? Você não acabou de dizer que formatou o HD?

Com muito custo formatei o HD, o windows inicia mas virou uma loteria, ele pode iniciar normalmente agora ou depois de dar tela azul três vezes seguidas, se tento iniciar alguma coisa como Linux mint, Grub repair disk e etc simplesmente não tem como, o cooler gira como louco e depois reinicia.

 

Por enquanto consegui fazer um video da tela azul:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Lockonstrattos disse:

Com muito custo formatei o HD, o windows inicia mas virou uma loteria, ele pode iniciar normalmente agora ou depois de dar tela azul três vezes seguidas, se tento iniciar alguma coisa como Linux mint, Grub repair disk e etc simplesmente não tem como, o cooler gira como louco e depois reinicia.

O seu Windows está com muitos arquivos e programas na área de trabalho (inclusive alguns que não deveriam estar sendo utilizados pois prejudicam o funcionamento correto do S.O), o que me leva a pergunta, quando você formatou o computador, você apagou TUDO o que havia nele ou simplesmente atualizou?

 

image.png

 

Ao conectar a mídia de instalação do Windows 7, existem essas duas opções, atualização e personalizada, esta última permite que você gerencie as partições do seu HD, sendo que precisará apaga-las para que todos os arquivos do seu HD sejam apagados (de arquivos pessoais a arquivos do Windows) e então o próprio Windows irá recriar seus arquivos novos, ou seja, você estará reinstalando o Windows utilizando a opção "personalizada".

 

E o GRUB é um gerenciador de boot (e não um Sistema Operacional) que por padrão vem instalado junto com as distros linux para permitir o gerenciamento dos Sistemas Operacionais antes do carregamento deles (isso é, permite selecionar qual S.O. você deseja iniciar), sendo que o Windows também possui um sistema semelhante chamado WBM Windows Boot Manager.

 

image.png

image.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GabrielLV disse:

O seu Windows está com muitos arquivos e programas na área de trabalho (inclusive alguns que não deveriam estar sendo utilizados pois prejudicam o funcionamento correto do S.O), o que me leva a pergunta, quando você formatou o computador, você apagou TUDO o que havia nele ou simplesmente atualizou?

Infelizmente tive que apagar tudo, excluir partições e instalar o windows do 0.

 

1 hora atrás, GabrielLV disse:

E o GRUB é um gerenciador de boot (e não um Sistema Operacional) que por padrão vem instalado junto com as distros linux para permitir o gerenciamento dos Sistemas Operacionais antes do carregamento deles (isso é, permite selecionar qual S.O. você deseja iniciar), sendo que o Windows também possui um sistema semelhante chamado WBM Windows Boot Manager.

Sim, entendo que ele não seja um sistema operacional, porém ele tem arquivos que são necessários pra um funcionamento correto, certo? Aí que parte o problema pois ele não está funcionando bem e também não consigo corrigí-lo pois ele não me da as opções por Grub repair disk (e também não tenho conhecimento suficiente pra fazer isso sozinho)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, Lockonstrattos disse:

Sim, entendo que ele não seja um sistema operacional, porém ele tem arquivos que são necessários pra um funcionamento correto, certo?

Não.

Ele só é necessário  caso você possua uma distro do Linux instalada no computador (e por isso ele é instalado automaticamente na instalação de uma distro), do contrário não fará a menor diferença tê-lo ou não, até porque não faria sentido você instalar o Windows e ele "só funcionar corretamente" se instalar um sistema do Linux.

 

8 minutos atrás, Lockonstrattos disse:

Infelizmente tive que apagar tudo, excluir partições e instalar o windows do 0.

Ok, se você precisou instalar o Windows do 0, é muito estranho essas telas azuis estarem ocorrendo juntamente com o fato de você não conseguir iniciar o DVD do linux.

 

---

 

Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (dump file), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.

 

https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

 

Exemplo:

 

D9n8NNP.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, GabrielLV disse:

Não.

Ele só é necessário  caso você possua uma distro do Linux instalada no computador (e por isso ele é instalado automaticamente na instalação de uma distro), do contrário não fará a menor diferença tê-lo ou não, até porque não faria sentido você instalar o Windows e ele "só funcionar corretamente" se instalar um sistema do Linux.

Estranho...antes desse problema todo do vírus, antivírus, formatação o note funcionava muito bem, depois da exclusão desses arquivos pelo antivirus que ele passou a ficar assim.

Mas se você está dizendo isso então alguma base deve ter.

1 hora atrás, GabrielLV disse:

Ok, se você precisou instalar o Windows do 0, é muito estranho essas telas azuis estarem ocorrendo juntamente com o fato de você não conseguir iniciar o DVD do linux.

Também acho, de windows eu sou usuário avançado, e faço manutenção em PCs (nada de solda em placa pois não tenho as ferramentas e nunca me aprofundei nisso), mas de Linux, Grub e afins sou completamente iniciante.

Mas tmb achei estranhos esses problemas juntos.

 

1 hora atrás, GabrielLV disse:

Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (dump file), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.

 

https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

 

Exemplo:

Ok, farei isso, obrigado.

agora, Lockonstrattos disse:

Estranho...antes desse problema todo do vírus, antivírus, formatação o note funcionava muito bem, depois da exclusão desses arquivos pelo antivirus que ele passou a ficar assim.

Mas se você está dizendo isso então alguma base deve ter.

Também acho, de windows eu sou usuário avançado, e faço manutenção em PCs (nada de solda em placa pois não tenho as ferramentas e nunca me aprofundei nisso), mas de Linux, Grub e afins sou completamente iniciante.

Mas tmb achei estranhos esses problemas juntos.

 

Ok, farei isso, obrigado.

é um total de 40 

 

1 minuto atrás, GabrielLV disse:

Não.

Ele só é necessário  caso você possua uma distro do Linux instalada no computador (e por isso ele é instalado automaticamente na instalação de uma distro), do contrário não fará a menor diferença tê-lo ou não, até porque não faria sentido você instalar o Windows e ele "só funcionar corretamente" se instalar um sistema do Linux.

 

Ok, se você precisou instalar o Windows do 0, é muito estranho essas telas azuis estarem ocorrendo juntamente com o fato de você não conseguir iniciar o DVD do linux.

 

---

 

Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (dump file), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.

 

https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

 

Exemplo:

 

D9n8NNP.png

 

São 40 arquivos (dump file), fiz um zip com 10 prints e logo mais posto os outros aqui. (como o note está tendo falhas esporádicas nao quero perder o trabalho já feito dos prints) 

Pictures.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Todas as prints que você enviou indicam uma falha grave de hardware.

 

1- Limpe seus módulos de memória RAM com isopropanol, limpa contato ou borracha branca nos contatos dourados (se utilizar uma borracha, use um pincel seco para retirar os vestígios de borracha), além de conecta-los em locais diferentes (utilize 1 módulo por vez se tiver mais de um, e conecte-o em slots diferentes, existe a possibilidade de serem os slots da placa-mãe a estarem com algum problema).

 

2- Iremos fazer um diagnóstico na memória RAM para verificarmos se não existem defeitos físicos nela, para isso, é necessário que você tenha um pendrive com no mínimo 1GB de espaço (faça um backup dos dados nesse pendrive pois tudo nele será apagado após instalar o software de diagnóstico nele).

Vá em Iniciar > Escreva "PowerShell" (sem aspas) e tecle Enter > No powershell, digite o comando "get-disk" (sem aspas) e tecle Enter > Em "Partition Style", veja se o seu disco esta em modo MBR ou GPT.

 

Pk3K2xz.png

 


Instalação do software:

- Se o "Partition Style" do disco estiver em MBR:

Você deverá baixar este software:

http://memtest.org/download/5.31b/memtest86+-5.31b.usb.installer.zip

 

SKRFzXX.png

 


- Se o "Partition Style" do disco estiver em GPT:

você deverá então baixar esse software:

https://www.memtest86.com/downloads/memtest86-usb.zip

 

hM4IIup.png

 


Após os procedimentos acima e instalar o software no pendrive, você deverá dar boot (inicia-lo) a partir de uma mudança no SETUP (configurações do BIOS/UEFI).

Se não souber como, veja este vídeo:

 

 

 

OBS: NÃO IREMOS formatar o computador, o procedimento apenas é parecido para iniciar o computador pelo pendrive.

Se você iniciou o Memtest86+ (caso seu disco esteja em MBR), basta apenas deixa-lo executando por algumas horas (recomendo no mínimo 5 horas) e verificar se é detectado algum erro.

 

zHqE8NF.png

 


Se você iniciou o Memtest86 (caso seu disco esteja em GPT), após inicia-lo, você deverá apertar a tecla S para iniciar o teste e então basta apenas deixa-lo executando por algumas horas (recomendo no mínimo 5 horas) e verificar se é detectado algum erro.

 

WvawBzf.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, GabrielLV disse:

Todas as prints que você enviou indicam uma falha grave de hardware.

 

1- Limpe seus módulos de memória RAM com isopropanol, limpa contato ou borracha branca nos contatos dourados (se utilizar uma borracha, use um pincel seco para retirar os vestígios de borracha), além de conecta-los em locais diferentes (utilize 1 módulo por vez se tiver mais de um, e conecte-o em slots diferentes, existe a possibilidade de serem os slots da placa-mãe a estarem com algum problema).

 

2- Iremos fazer um diagnóstico na memória RAM para verificarmos se não existem defeitos físicos nela, para isso, é necessário que você tenha um pendrive com no mínimo 1GB de espaço (faça um backup dos dados nesse pendrive pois tudo nele será apagado após instalar o software de diagnóstico nele).

Vá em Iniciar > Escreva "PowerShell" (sem aspas) e tecle Enter > No powershell, digite o comando "get-disk" (sem aspas) e tecle Enter > Em "Partition Style", veja se o seu disco esta em modo MBR ou GPT.

 

Pk3K2xz.png

 


Instalação do software:

- Se o "Partition Style" do disco estiver em MBR:

Você deverá baixar este software:

http://memtest.org/download/5.31b/memtest86+-5.31b.usb.installer.zip

 

SKRFzXX.png

 


- Se o "Partition Style" do disco estiver em GPT:

você deverá então baixar esse software:

https://www.memtest86.com/downloads/memtest86-usb.zip

 

hM4IIup.png

 


Após os procedimentos acima e instalar o software no pendrive, você deverá dar boot (inicia-lo) a partir de uma mudança no SETUP (configurações do BIOS/UEFI).

Se não souber como, veja este vídeo:

 

 

 

OBS: NÃO IREMOS formatar o computador, o procedimento apenas é parecido para iniciar o computador pelo pendrive.

Se você iniciou o Memtest86+ (caso seu disco esteja em MBR), basta apenas deixa-lo executando por algumas horas (recomendo no mínimo 5 horas) e verificar se é detectado algum erro.

 

zHqE8NF.png

 


Se você iniciou o Memtest86 (caso seu disco esteja em GPT), após inicia-lo, você deverá apertar a tecla S para iniciar o teste e então basta apenas deixa-lo executando por algumas horas (recomendo no mínimo 5 horas) e verificar se é detectado algum erro.

 

WvawBzf.png

 

Entendi, farei isso.

Obrigado pelo tutorial 🙏

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!