Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventoinha de 3 pinos não liga na entrada de 4 pinos.


Posts recomendados

Olá pessoal, 

 

Comprei o gabinete NOX HUMMER NOVA, ele vem com uma controladora de 3 pinos que eu tento ligar na placa-mãe mas não da um sinal de vida.

Tenho duas opções de conexão saindo da controladora, uma de 3 pinos escrita: GDV, e a outra de 3 pinos também, só que não tem nada escrito.

Mais tarde eu consigo postar algumas fotos aqui, mas é isso aqui a controladora:

 

 

 

 

Queria conectar num MOLEX mas não tem essa opção aqui pra ligar a controladora, somente nesses 2 conectores que ambos são 3 pinos.

Minha placa-mãe é uma Asrock B360 Fatality, só tem conexao de 4 pinos pra ligar fan, tentei plugar o conector de 3 pinos na entrada de 4 pinos e não liga a ventoinha muito menos o LEDs.

 

Alguem pode me ajudar? 

Vou ter que comprar um adaptador pra fazer funcionar ?

 

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Phara

 

Boa tarde,

Existe algum manual que veio junto com o gabinete?

 

A porta SATA é para ligação da entrada de energia do fan e rgb através da fonte. Do lado esquerdo temos a ligação da FAN e do lado direto a ligação dos RGB.

Os pinos que estão acima da placa que eu não consegui identificar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Eder Neumann disse:

então, o GDV é pra controle dos leds, onde você deve conectá-lo no A_RGB (numero 7)

 image.png.fe5b213edaf4d7db8991f351682f94b5.png

 

 

o que nã otem identificação você liga em algum dos CHA_FAN, e não esqueça de ligar o alimentador SATA na placa controladora.

 

Cara deu certo, obrigado.

 

Agora eu to com o problema de não conseguir mudar a cor dos leds, eu aperto no botão do led que tem no gabinete pra mudar de cor e o pc reinicia. 

Sera que liguei algo errado? kkkkkk

Baixei o softare da asrock e ele não detectou nenhum led header.

 

Mas eu acredito que seja algum cabo invertido ali na parte inferior da placa-mãe não é ? 

Ali onde vai os conectores do painel fronta, +led -led, +power, +reset. 

Sera que é isso? 

49 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

@Phara

 

Boa tarde,

Existe algum manual que veio junto com o gabinete?

 

A porta SATA é para ligação da entrada de energia do fan e rgb através da fonte. Do lado esquerdo temos a ligação da FAN e do lado direto a ligação dos RGB.

Os pinos que estão acima da placa que eu não consegui identificar.

Consegui man, obrigado!!

Só to com um problema de não conseguir mudar a cor do led agora, ta fixo em verde '-'. Aí eu pressiono o botao de mudar de cor do gabinete ele reinicia o Pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Eder Neumann disse:

tire da controladora aquele conector escrito LED e veja se ele volta a reiniciar

mande foto de como ligou o GDV na mobo

To com um problema com o drive aqui, mas vou tentar explicar melhor até carregar as imagens.

 

O GDV é 3 pinos juntinhos, não tem como ligar na porta 7 como descrito. (ou eu deixo 1 pino sobrando pra cima e ligo apenas nos 2 debaixo?) 

 

O Sem identificação é a entrada é identica aquele da porta 7, 2 pinos de um lado, espaço vazio e 1 pino pra cima.

 

Eu liguei esse sem identificação ali na porta 7 e deixei o GDV sem conexão e atualmente esta reiniciando no botão de mudar de cor do led do gabinete.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Phara disse:

O GDV é 3 pinos juntinhos, não tem como ligar na porta 7 como descrito. (ou eu deixo 1 pino sobrando pra cima e ligo apenas nos 2 debaixo?) 

daí nom liga, deixa de fora senão da ruim...

 

21 minutos atrás, Phara disse:

O Sem identificação é a entrada é identica aquele da porta 7, 2 pinos de um lado, espaço vazio e 1 pino pra cima.

eita, tens certeza? manda foto dos fio tudo dizendo o q é o q por gentileza...

 

 

talvez tenha 2 cabo de sinal do led mesmo, mas só cas foto pra ter certeza... (de preferência mostre onde cada cabo entra na placa também...

 

se tirar o conector LED da placa contrleadora e apertar o botão há alguma reação da maquina?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Eder Neumann disse:

daí nom liga, deixa de fora senão da ruim...

 

eita, tens certeza? manda foto dos fio tudo dizendo o q é o q por gentileza...

 

 

talvez tenha 2 cabo de sinal do led mesmo, mas só cas foto pra ter certeza... (de preferência mostre onde cada cabo entra na placa também...

 

se tirar o conector LED da placa contrleadora e apertar o botão há alguma reação da maquina?

 

Consegui aqui, e meu google drive ta ate agr fazendo upload das fotos que raiva.

 

Mas enfim, o que eu fiz foi conectar esse cabo led assim como ta na foto da controladora, do jeito que está, e pronto.

 

Mas ao mesmo tempo eu deixe esse cabo sem nome ali na porta 7 como tu falou. Sera que eu tiro ou deixo lá mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 11/11/2020 às 14:43, Phara disse:

Olá pessoal, 

 

Comprei o gabinete NOX HUMMER NOVA, ele vem com uma controladora de 3 pinos que eu tento ligar na placa-mãe mas não da um sinal de vida.

Tenho duas opções de conexão saindo da controladora, uma de 3 pinos escrita: GDV, e a outra de 3 pinos também, só que não tem nada escrito.

Mais tarde eu consigo postar algumas fotos aqui, mas é isso aqui a controladora:

 

 

 

 

Queria conectar num MOLEX mas não tem essa opção aqui pra ligar a controladora, somente nesses 2 conectores que ambos são 3 pinos.

Minha placa-mãe é uma Asrock B360 Fatality, só tem conexao de 4 pinos pra ligar fan, tentei plugar o conector de 3 pinos na entrada de 4 pinos e não liga a ventoinha muito menos o LEDs.

 

Alguem pode me ajudar? 

Vou ter que comprar um adaptador pra fazer funcionar ?

 

 

image.png

 

Amigo, você tem que ligar a energia da controladora usando um cabo SATA, que se conecta na parte inferior da controladora. Para poder utilizar a sua placa-mãe para controlar as ventoinhas, se não tiver essa conexão de 3 pinos na placa-mãe, vai ter que esquecer a controladora e ligar direto na placa.... eu comprei o gabinete e tenho esse mesmo problema. Procura na web por ADD_HEADER que só vem em algumas placas...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/11/2020 às 12:33, TlaurientZ disse:

 

Amigo, você tem que ligar a energia da controladora usando um cabo SATA, que se conecta na parte inferior da controladora. Para poder utilizar a sua placa-mãe para controlar as ventoinhas, se não tiver essa conexão de 3 pinos na placa-mãe, vai ter que esquecer a controladora e ligar direto na placa.... eu comprei o gabinete e tenho esse mesmo problema. Procura na web por ADD_HEADER que só vem em algumas placas...

Ja consegui Irmão, ta tudo certinho aqui ja.

 

Obrigado pelo comentário!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei vendo um video de um cara que explica direitinho para que serve o conector "GDV" ou "VDG". Esse conector é proprietário da Gigabyte para usar com o software RGB Fusion.

Então só se preocupa com ele se tiver uma placa Gigabyte. Se não, use o outro conector de 3 pinos 5v (OOXO) ou (5v, Dados, Vazio, Terra). Um ponto negatiovo é que a controladora não serve para gerenciar a velocidade das ventoinhas. Elas ficam girando na velocidade máxima. Por isso, conectei as ventoinhas a placa-mãe. Como tenho uma MSI, consigo gerenciar elas via BIOS. Com relação ao ARGB, para mexer desde o botão LED do gabinete, é necessário conectar os cabos do gabinate rotulados "RESET SWITCH" a controladora, perdendo assim função RESET. Entretanto, você agora consegue mudar os efeitos ARGB das ventoinhas simplesmente apertando o botão LED. Enfim, eu gosto mais de usar o software Mystic Light para poder gerenciar as cores, mas outras pessoas podem gostar mais de usar o botão do gabinete. Ali fica em cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!