Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD não aparece na Bios a não ser que eu desconecte HD


iagommc
Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Oi, pessoal, tudo bom?

 

Tenho aqui uma máquina com um i7-7700 e uma z170x gaming 3 da gigabyte nele tenho instalado os seguintes armazenamentos:

  • HDD WD Green 4TB
  • M.2 Adata XPG SX6000 1TB
  • M.2 Kingston A400, 240GB

  • SSD Kingston 120GB SATA

 

Mas o último deles não aparece na bios de nenhuma maneira. Se eu desconectar o HDD WD Green ele aparece na bios, mas os dois juntos ele não aparece de nenhum jeito. Alguém pode me dar uma luz? Já tentei carregar as opções otimizadas da BIOS e continua sem aparecer.

 

Valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Boa tarde. Você usa 1 SSD M.2 de interface Sata. Geralmente esse modo desabilita uma ou mais portas Sata da placa-mãe. O que pode estar acontecendo é seu HD e seu SSD Sata estarem concorrendo em alguma porta bloqueada. Tente trocar eles de porta, preferencialmente portas 0 e 1 (ou 1 e 2).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi e @Phoenyx, muito obrigado!

 

Eu não fazia ideia que existia isso, hoje a tarde fiquei testando todas as portas até que achei, estavam habilitadas somente as portas 4 e 5 da mobo, consegui fazer funcionar. Mas ai fiquei com duvidas e realmente ia "perde" as outras 4 portas, até que achei no manual online da mobo um diagrama mostrando que se eu invertesse os slots M2 ele desbloqueava outras portas. Fiz isso e agora só tenho uma bloqueada, até adicionei outro SSD da crucial que tinha aqui! Muito obrigado, pessoal!

 

Agora uma coisa que notei é que o Windows Explorer não está sabendo lidar muito bem com os dois SSDs novos. Ele fica "Trabalhando Nisso" um tempão quando abro o "Meu Computador" e qualquer caixa que eu abra em qualquer programa pra selecionar algum arquivo (por exemplo, janela pra fazer upload num browser) ele trava a aplicação. Estou tentando descobrir como resolvo isso.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@iagommc Bom, M2 SATA é burrice, a não ser que seja um notebook ou PC ultra compacto, do contrário você compra 2.5" que é mais barato e não desperdiça um canal NVME.

Quanto ao Windows tem que ver se você não tá desativando algum componente no gerenciador de energia. Só deve desativar HD. A espera não está no HD? Aqui é o HD o problema. SSD NVME e SATA estão constantemente online, mas quando vou exigir algo do HD tenho que esperar, pois ele fica a maior parte do tempo desligado (spin up e localização dos arquivos é demorado pra quem já tá acostumado com SSD).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

@iagommc Bom, M2 SATA é burrice, a não ser que seja um notebook ou PC ultra compacto, do contrário você compra 2.5" que é mais barato e não desperdiça um canal NVME.

Quanto ao Windows tem que ver se você não tá desativando algum componente no gerenciador de energia. Só deve desativar HD. A espera não está no HD? Aqui é o HD o problema. SSD NVME e SATA estão constantemente online, mas quando vou exigir algo do HD tenho que esperar, pois ele fica a maior parte do tempo desligado (spin up e localização dos arquivos é demorado pra quem já tá acostumado com SSD).

 

Acho que era algo no Explorer mesmo, talvez tenha corrompido alguma coisa. Reinstalei o windows, aproveitei pra dar uma limpada, e está fluindo normal agora. Dois SSDs 2.5", Dois M.2 e um HDD. 

 

Brigadão!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!