Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em PC antigo com I7-3770 para edição e ilustração


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Oi pessoal estou precisando de uma ajudinha, tenho um PC que já está há um bom tempo comigo, e  vem me dando dor de cabeça.
Eu trabalho com Ilustração, edição de fotos (Photoshop) e projetos 3D (SketchUP). Imagens muito grandes, ou projetos
muito complexos estão sendo difíceis de trabalhar.
Essas são as configurações atuais:


Processador:
Core i7-3770 (3ªgeração) 3.40GHz, 3901 Mhz 4 núcleos 8 processadores lógicos
placa-mãe:
Q7700 Philco
Socket: 1155
Chipset: Intel Q77
Memória:
8GB (2x4GB)
HD:
1TB
Placa de Video:
Sem placa de vídeo
Fonte:
500W (é uma bem simples)
Gabinete
Cooler Master K281 - Atx

Agradeço imensamente quem puder me ajudar 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o seu orçamento? Precisa de algumas melhorias se quiser trabalhar bem. Trocar essa fonte genérica por uma 80 Plus, colocar um SSD para o sistema e programas, colocar uma placa de vídeo e possivelmente 16 ou 32Gb de ram. Um upgrade no processador também caíria bem, mas é que você não especificou quanto quer gastar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edi2077 Dos três que mencionou, o photoshop é mais exigente em quantidade de memória dependendo da resolução das imagens que vai trabalhar. Fora isso, tudo que falou é condizente com CPUs de desempenho intermediário.  

 

Você fala de imagens muito grandes no seu post inicial, mas não cita a resolução. Isso é importante. No geral, se tivesse mais memória, teria mais facilidade de usar o photoshop por exemplo (não sei dos demais programas, mas sei que bem devem seguir o mesmo critério). Uma GPU melhor poderia ajudar dependendo da carga de trabalho. 

 

No geral, a melhor perspectiva de upgrade que você tem hoje com o valor citado, é uma placa-mãe AB350M DS3H V2 e 16 GB de memória DDR4 rodando a 3200 MHz. O problema, no entanto, é a CPU. Se pegar uma 3400G que tem vídeo de qualidade integrado, então vai perder muito no desempenho de processamento. Se pegar qualquer uma que não tenha vídeo integrado, terá que adquirir uma GPU à parte, e isso custa MUITO hoje, durante a alta do dólar. Você poderia muitíssimo bem pegar uma GPU extremamente básica, que vise apenas oferecer o vídeo sem qualquer recurso especial, e priorizar a qualidade e desempenho do processador (CPU). Se optar por isso (lembrando que jogos serão sofríveis), então um Ryzen 1600, 2600 ou 3600 seriam ideais (se seu orçamento comportar). Se não puder investir neles, um 3100 já ofereceria um ganho substancial em relação ao que tem hoje.

Pessoalmente eu não investiria agora, com a restrição que você tem de orçamento, em uma plataforma nova com uma CPU com vídeo integrado. Até uma GPU de baixíssimo desempenho como a R5 230, para a finalidade de trabalho apenas, seria melhor que gastar mais de mil reais em uma CPU com vídeo integrado, pois os programas que citou se beneficiariam mais de uma CPU forte do que uma GPU medíocre/mediana. 

 

Enfim, veja se consegue na BF uma CPU como a R5 1600 (lembre que ela é, hoje, uma 2600 disfarçada) ou uma 3600. Adicionando a isso a placa-mãe supracitada e dois módulos de memória de 8GB a 3200 MHz das marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG. Segue filtro da Kabum para facilitar a busca: Filtro de memórias Kabum

 

Se conseguir encaixar tudo isso no seu orçamento e ainda inserir uma GPU basal, estará ótimo para seus trabalhos. Terá desempenho efetivo muito superior ao que tem hoje (o R5 1600 tem o dobro de desempenho da sua CPU, o 3600 tem o triplo). 

 

Veja esse comparativo entre as CPUs e planeje dentro de suas prioridades: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i7-3770-vs-AMD-Ryzen-5-1600-vs-AMD-Ryzen-5-3600/896vs2984vs3481

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observe os preços na BF, valerá a pena.

Se faltar o 1600, que está em falta já faz tempo. procure por promoções do 3100: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i7-3770-vs-AMD-Ryzen-5-1600-vs-AMD-Ryzen-5-3600-vs-AMD-Ryzen-3-3100/896vs2984vs3481vs3715

 

Se for comprar CPU de terceira geração (modelo 3xxx), então procure uma placa-mãe de chipset A520. Melhor em estabilidade para essas CPUs com memórias de até 3200 MHz, compatíveis com processadores da 5ª geração. 

Exemplo: GIGABYTE A520M H

 

OBS.: O chipset A520 não é compatível com OC e, na maioria dos casos, também não é compatível com CPUs que tem vídeo integrado da 3ª geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Obrigado pela excelente explicação amigo, demorei um pouco para processar devido a minha falta de conhecimento, ^^. Mas acho que deu pra entender um pouco mais do que eu preciso. Me Tira uma dúvida por favor, eu consigo manter minha placa-mãe e o meu processador e adicionar uma memória de 16Gb, uma Fonte melhor, e uma GPU de entrada?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edi2077 Seu processador, no geral, não é ruim para processamento de imagem. 16 GBs de memória são ideais para processamento de imagens de alta resolução, e ter dois módulos de 8 GBs vão te render maior ganho de desempenho do que um único de 16 (lembrando que seu processador usa memória DDR3). Como você já tem dois módulos de 4GBs, recomendo a adição de mais dois de 8 GBs, totalizando 24 GBs.

Fonte melhor fica a seu critério, pois se seu sistema que basicamente está em fim de vida, durou até agora com ela, não vejo por que trocar. Claro que se a qualidade dela for muito baixa (é sempre bom citar no fórum marca e modelo exatos), então será pré-requisito para adicionar basicamente qualquer placa de vídeo mediana.

Sobre a placa de vídeo, recomendo a 1650 como já afirmei antes. Isso, é claro, se você vir que haverá um ganho real de desempenho pela presença dos núcleos CUDA. Isso você vê no campo de pré-requisitos do site de cada um dos programas que usa. Dos que mencionou, o único programa que vai se beneficiar imediatamente de uma GPU, a despeito do recurso CUDA, é o sketchup, mais ainda se você tem o hábito de aplicar texturas de alta resolução.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Olá amigo, novamente obrigado pela resposta, você pode me indicar uma memória boa? Eu encontrei essa da Corsair, o que você acha? https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=11980. Também me interessei por um SSD, você poderia me indicar algum?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@edi2077 Marcas boas para memórias são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. Para SSDs são as mesmas, adicionando WD, Intel e Samsung.

 

A memória que indico hoje é a Memória XPG Gammix D30, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16 - AX4U320038G16A-SB30 - R$ 269,90

Para SSDs pode usar esse filtro pronto para escolher: https://www.kabum.com.br/hardware/ssd-2-5?pagina=1&ordem=3&limite=100&prime=false&marcas=["2430","16","2518","82","6","12","36","1128","171"]&tipo_produto=[]&filtro=[["1662"]]

 

Se estiver montando PC novo com processador Ryzen, sua placa-mãe deverá ser compatível tanto com SSDs de 2.5" quanto M.2, tanto SATA quanto NVMe (se tiver dúvida, diga o modelo da placa-mãe e conferimos). Não vou sugerir modelo porque isso depende do quanto você deseja gastar e qual capacidade vai precisar. 

Se a memória que indiquei acabar, use este link para procurar outra de 3200 MHz: filtro de memórias kabum

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!