Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação CPU, MOBO e Ram para jogos


Posts recomendados

Galera, bom dia!

Meu setup atual está pedindo aposentadoria, então quero investir em peças novas. Vou comprar no momento apenas CPU, Mobo e Ram, o restante vou aproveitar (por enquanto). Eu uso o computador apenas para jogos atualmente.

 

Não tenho um orçamento definido, mas quero gastar uns R$4000,00 no máximo (pagamento à vista).

 

  • Eu vi alguns reviews do Ryzen 5 5600X e me parece ótimo. A nova tecnologia da AMD deu uma boa melhora nos cores do CPU, e em casos de jogos o desempenho dele bate de frente com os Ryzen 7 3700X, que tem 2 cores a mais mas custa praticamente a mesma coisa.
  • Para a MOBO, eu queria investir um pouco mais nas B550 pois tem PCIe 4.0, mesmo que para GPU isso ainda não tenho um ganho considerável de desempenho. Pensei na Asus TuF Gaming Plus B550 mAtx. Aqui queria saber de vocês: vale a pena pagar R$400 a mais pela Atx? No momento atual a mAtx me atende perfeitamente, não vejo motivo para investir mais na Atx... E outra: essas placas já estão vindo com a Bios atualizada para os Ryzen da geração nova?
  • Para a RAM, eu queria 32Gb, mas agora fica pesado. Como 16gb já é suficiente para a maioria dos jogos e a placa tem 4 slots, pensei em 2x8Gb de 3200Mhz para aproveitar o Dual Channel. Não faz sentido pegar memória mais veloz já que esse é o maior clock que ela vai trabalhar com esse processador. Em relação às marcas, só usei até hoje Kingston e Corsair. Quais outras marcas prestam e vocês recomendam?

 

Bom, é isso. Eu quero montar um PC razoável, para durar alguns anos. Creio que do meu setup atual, a próxima coisa a e melhorar seria a fonte, que não é das melhores, mas não é nenhuma bomba. Eu fico meio por fora de hardware pois na vdd só pesquiso quando vou comprar, então queria as opiniões de vocês...

 

Obrigado à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira Obrigado pela resposta.

Bom, competitivo não, no máximo CS:Go. Ainda não tenho um monitor decente, mas pretendo sim em breve comprar um.

Já em relação à GPU, não pretendo trocar tão cedo...

No caso, qual processador você recomendaria?

 

E em relação à fonte, sim, é o próximo investimento. Essa minha não é grandes coisas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cesar de Freitas Henrique comparado ao que você tem hoje, o 3700x é um baita processador sim, mas se é apenas pra jogos pode até economizar e pegar um 3600 mesmo, empurra sua gpu sem problemas.

 

o que te recomendo e ainda sobra 1k pra você juntar e pegar um monitor melhor: 3600 + air cooler gammaxx 400 + B450 Steel Legend + fonte Super Flower 650W (você não vai precisar trocar por uns 10 anos kkk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira Imaginei que você ia mencionar o 3600. Até porque o 3700X não valeria a pena, já que está no mesmo valor do 5600X.

E nesse setup que você montou faltou apenas os 16Gb de memória. Que nesse caso comeriam uns R$700,00 dos R$1000,00 restantes kkkk

 

Realmente vou pensar. Eu queria algo bom à longo prazo, mas também pode ser que acabe exagerando e ficando com o PC desbalanceado em relação ao hardware...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira Verdade... Pensei em R$700 porque estava vendo de 3200Mhz, e não 3000Mhz.

O Ryzen 5 3600 só aceita 2 pentes de memória, pelo que vi, então adeus (possível) futuro upgrade.

 

É isso, vou pensar direitinho... Mas obrigado pelas orientações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Cesar de Freitas Henrique disse:

O Ryzen 5 3600 só aceita 2 pentes de memória, pelo que vi, então adeus (possível) futuro upgrade.

? não entendi onde você leu este mito, mas de todo modo você não vai precisar de mais do que 16gb mesmo se jogar e fizer stream ao mesmo tempo, pode ficar sossegado. aguarde, talvez pinte boas ofertas na black friday. abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira no próprio anúncio da Kabum, diz:

 

"Memória:

- Velocidade máxima da memória: 3200MHz

- Tipo de memória: DDR4

- Canais de memória: 2"

 

Claro, como eu não compro hardware há anos, pode ser que eu esteja interpretando errado essa parte KKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira Eu disse, sou burro... UAHUHSUSA

Então tá suave... Talvez eu dê uma segurada e gaste menos no PC, talvez eu esteja exagerando e nem precise de tudo isso kkkkk

@Caio Ferreira Prometo que é minha última dúvida...

Eu li nos reviews da B450 Steel Legend que os dissipadores do VRM dela não são tão bons. Enquanto a Asus TuF B550M, que é R$300,00 mais cara, se deu bem melhor nesse quesito.

 

Eu sei que na maioria dos casos o VRM esquentará apenas quando for feito OC (o que não será meu caso), mas não vale a pena investir esse dinheiro a mais numa placa mais fria?

 

Primeiro que meu quarto é extremamente quente, e segundo, meu gabinete não tem a melhor das refrigerações no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!