Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ Linguagem C++ (apenas) *Importante


Blossom

Posts recomendados

Oi. Sou iniciante em programação e preciso de ajuda com uma atividade. O exercício pede que escreva um programa que leia todo o conteúdo de dois arquivos denominados ex3a.txt e ex3b.txt e salve, em um novo arquivo denominado ex3c.txt, os caracteres dos 2 primeiros arquivos em ordem alfabética.

 

A ú nica coisa que eu sei fazer é este código que imprime a frase do arquivo txt na tela para o usuário:

 

#include <iostream>
#include<fstream>
using namespace std;

int main()
{
    ifstream fin ("ex3a.txt");
    char letra;
    while (fin.get(letra))
        cout.put(letra);

}

 

mas não tenho ideia de como ler dois arquivos juntos e gravar em um terceiro arquivo. Aceito sugestão de livros ou exemplos de um programa que leia um arquivo e grave em outro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Juliana.Gomes disse:

os caracteres dos 2 primeiros arquivos em ordem alfabética

 

letra a letra de fato? Não linha a linha em ordem alfabética?

 

Ler e gravar os arquivos é similar. Se leu um pode ler muitos, e gravar é igual. Apenas para gravar declare como fluxo de saída e use as chamadas certas. E use algo como um vetor para salvar o conteúdo deles, já que precisa por em ordem antes de começar a gravar na saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Obrigada pelo retorno. Eu consegui fazer o código para que imprimisse na tela para o usuário os arquivos ex3a.txt e ex3b.txt, gravar no arquivo ex3c.txt, porém não tenho ideia de como gravar os dos arquivos letra por letra em ordem alfabética no terceiro arquivo. Penso eu que tenha que mexer nessa parte:

       for (int k=0; k<i-1; k++)
    {
        fout << vetor1[k];
    }
    fout << endl;
    for (int k=0; k<j-1; k++)
    {
        fout << vetor2[k];
    }
    fout.close();

 

onde gravo no arquivo ex3c.txt as palavras ou frases dos arquivos ex3a.txt e ex3b.txt.