Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como se faz a otimização dos jogos em consoles?


Visitante

Posts recomendados

     Durante essa semana saíram noticias em que a divisão Xbox justificava a performance extra do PS5 em relação ao Xbox series X (15%+) com falta de otimização por parte dos desenvolvedores. 

    Minha duvida é, como se faz a otimização de um console? não é como se o desenvolvedor fosse descobrir um novo núcleo no processador escondido pra acrescentar performance, então o que a Microsoft espera  dos desenvolvedores? o que se otimiza na programação de um console? quer dizer que se alguém criar um jogo para NES hoje ele terá melhor desempenho e mais possibilidades do que na época?  

    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipe honorio vou dar um exemplo: jogos portados de console pro PC sempre vem uma *****, por qual motivo? Diferentes hardwares, CPUs mais fracas, mais fortes, menos RAM, mais RAM, etc ja nos consoles e um hardware fixo, que so muda em versões diferentes do mesmo ( PS4 slim e Pro ) sendo extremamente mais fácil otimizar o jogo para essas pecas especificas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falta de otimização por parte dos desenvolvedores = preguiça dos desenvolvedores para deixar o game rodando bem numa plataforma.

Essa falta de otimização por parte dos desenvolvedores pode ser por conta de preguiça deles mesmo (no PS5, que tem uma parcela de mercado muito maior, talvez tenha tido mais empenho deles por conta disso) ou porque o hardware e sistema operacional do Xbox seja mais "difícil" de mexer, com mais novidades, mais diferente para os desenvolvedores (o que acho improvável).


Um exemplo de má otimização por conta de preguiça dos desenvolvedores (o que é super comum), são os jogos da Ubisoft (vulgo Bugsoft).
No meu hardware eu faço 90 fps no Assassins Creed Valhalla em Full HD, com todas opções gráficas no máximo (sem nenhum custom pra aumentar a taxa). Já no The Witcher 3, com tudo no máximo também, o fps passa de 240. Em 4K no Valhalla não chega a 60fps, enquanto no The Witcher 3 passa de 100 fps. E o The Witcher 3 é muito, mais muito mais detalhado que o AC Valhalla.
Qual é a justificativa para um jogo, com mais detalhes gráficos, mais movimento e mais cheio de personagens (e ainda por cima mais antigo) rodar muito melhor do que um outro jogo de grande orçamento lançado agora? Má vontade dos desenvolvedores.

Otimização custa caro. É mais fácil fazer de qualquer jeito, já que existem hardwares cada vez mais potentes, do que aproveitar cada gota daquilo que já existe.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Math.Pi disse:

Console não é igual o pc que você pode ajudar o quanto quiser. Por ser um hardware fechado, o desenvolvedor otimiza da melhor forma possível pra chegar até o cliente com o melhor equilíbrio entre qualidade e desempenho.


Mas a dúvida do criador do tópico é por que, de um console para o outro, há diferença de desempenho nos mesmos jogos sendo que a CPU e GPU são do mesmo fabricante e o console no qual o jogo roda pior é o que tem o hardware mais potente?

Má vontade. Otimizar custa caro. E como a parcela de mercado no PS é muito maior que a do XBox, talvez tenham tido mais empenho em fazer um bom trabalho no primeiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, felipe honorio disse:

@Lilisandro Sim, mas o que eles tem pra fazer? a arquitetura não é quase igual, se não igual?


A arquitetura da CPU e GPU é quase a mesma sim, mas há algumas diferenças e, inclusive, o sistema operacional proprietário de cada um é totalmente diferente do outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!