Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nvme Samsung 970 EVO travando em jogos


Guilomaker

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, faz meses que venho sofrendo travamentos nos meus jogos, sempre desconfiei de placa de vídeo ou processador, ate que fui testar meu Nvme.

Meu uso ate agora e o Nvme de 1TB tanto para o sistema e meus jogos.

  • Minha configuração
  • Fonte: Corsair RM750I
  • placa-mãe: Asus Z270-A
  • Processador: I7 7700K
  • Placa de Video: MSI GTX 1080TI Gaming X
  • Armazenamento: Ssd M.2 1tb Samsung 970 Evo Plus Nvme
  • Memoria: Corsair Vengeance RGB 16GB 3000Mhz


SINTOMAS:

Quando entro em algum jogo pesado, exemplo Assassins Creed Valhalla, o jogo entra ate a tela de menu. quando aparece a animação de loading a qual vai para o jogo o pc simplesmente congelava e eu tinha que reiniciar pelo botão.


TESTES:

Ontem eu tive a "ideia brilhante" de pegar um SSD M.2 que eu tinha aqui e instalar o Windows nele, fiz a instalação do Assassins em um HD comum que eu tinha aqui, o jogo simplesmente parou de travar.

SEGUNDO TESTE:

mantive o Windows instalado em um SSD separado, formatei meu Nvme e instalei o Assassins dentro dele. Quando abro o jogo ele congela na mesma tela de loading, só que dessa vez só congela o jogo, já que o Windows está em um SSD separado.

eu deixei o CrystalDiskInfo aberto quando entrava no jogo, e pude reparar que quando o jogo congela o CrystalDiskInfo trava e perde as informações do meu nvme, ele "trava" e depois volta.



OBS:

Minha placa-mãe possui dois soquetes para m2. já testei os dois, já configurei como PCI x2 e x4, já troquei a placa de vídeo de soquete pensando que poderia ser algum problema no PCIe.


Já não sei mais o que fazer! o mais engraçado que meu nvme está "funcionando" perfeitamente para qualquer outra coisa, faço teste de tudo e ele passa em tudo, nos testes ele não trava, isso acontece apenas em jogos pesados.



Gravei um vídeo mostrando um pouco.

 

Video

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você tá acompanhando a temperatura de funcionamento dos NVME? Pois o 970 Pro, Plus e normal são quentes. O ideal é possuir dissipador.

O meu com boa refrigeração do gabinete, um Thermalright bem massivo em cima, em stress bate os seus 50ºC fácil. Ele solto ali, e dependendo do ambiente, sobe rapidamente a temperatura, e aí a controladora Phoenix Samsung começa a engasgar, entrar em throttle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

Você tá acompanhando a temperatura de funcionamento dos NVME? Pois o 970 Pro, Plus e normal são quentes. O ideal é possuir dissipador.

O meu com boa refrigeração do gabinete, um Thermaright bem massivo em cima, em stress bate os seus 50ºC fácil. Ele solto ali, e dependendo do ambiente, sobe rapidamente a temperatura, e aí a controladora Phoenix Samsung começa a engasgar, entrar em throttle.

 

não acho que seja problema de aquecimento, pois quando entro nojo ele esta em 35 40 graus, quando congela ele esta entre 50 55 por ai. mas não vou descartar essa ideia, irei providenciar um dissipador. Engraçado que nos testes de extress e tudo mais ele não apresenta nada, testes de benchmark como o heaven também não,  ele trava nos loadings de jogos bem pesados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Guilomaker É porque seu PC todo está um forno, placa de vídeo, CPU em full load, logo a temperatura interna do gabinete tá vários graus acima. Duvido que ele esteja operando em menos de ~70ºC sem dissipador na jogatina. Eu já comprei o meu sabendo que a controladora é esquentadinha pra fornecer os 3500MB/s de leitura, então já me antecipei e comprei um dissipador.


Comprei exatamente este aqui:

 Thermalright-Heatsink-Heat-Aluminum-M-2-

 

Lembrando, se for colocar dissipador você obrigatoriamente terá que retirar o adesivo sobre os chips NAND e controladora (e isto acarretará na perda da garantia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Guilomaker É porque seu PC todo está um forno, placa de vídeo, CPU em full load, logo a temperatura interna do gabinete tá vários graus acima. Duvido que ele esteja operando em menos de ~70ºC sem dissipador. Eu já comprei o meu sabendo que a controladora é esquentadinha, pra fornecer os 3500Mbps de leitura, então já me antecipei e comprei um dissipador.


Comprei exatamente este aqui:

 Thermalright-Heatsink-Heat-Aluminum-M-2-

 

Lembrando, se for colocar dissipador você obrigatoriamente terá que retirar o adesivo sobre os chips NAND e controladora (e isto acarretará na perda de garantia).

 

minha placa de video fica bem distante do nvme, e meu gabinete esta aberto e hoje não está calor aqui, como disse.. creio que não seja isso mas não vou descartar, porque eu estou dois dias direto fazendo de tudo pra tentar resolver e não consigo.

 

 

Foto do meu gabinete

 

https://s1.imghub.io/xGBFd.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Guilomaker Já tá com o gabinete aberto, taca um bom fan soprando ar em cima dele, se resolver já sabe onde mora o problema.

PS: E a gente tá no BR, eu não deixaria a placa de vídeo ali, colada no vidro, 0 obtenção de ar pelos fans. É bonito mas só presta na gringa, ou em gabinete totalmente arejado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx ótima ideia, eu tenho uns coolers da corsair aqui de lado, vou ligar um e colocar na frente do nvme para teste, te aviso.

13 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Guilomaker Já tá com o gabinete aberto, taca um bom fan soprando ar em cima dele, se resolver já sabe onde mora o problema.

PS: E a gente tá no BR, eu não deixaria a placa de vídeo ali, colada no vidro, 0 obtenção de ar pelos fans. É bonito mas só presta na gringa, ou em gabinete totalmente arejado.

 

coloquei o cooler aqui, ele caiu a temperatura para 30 graus, abri o jogo ele subiu para 100% e travou, nem dá tempo de esquentar! infelizmente já não sei mais o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema igual com um kingspec de 256gb.
Consigo instalar o windows e jogar lol o dia todo sem problemas. Só abrir AC Odyssey, COD Warzone, F1 2019 ou Remnant que trava. O meu depois de reiniciar, entro na BIOS e o nvme não é mais detectado. Se desligar da energia e ligar novamente, ele volta reconhecer.
Mandei pra um primo testar na B450 MSI dele e funcionou normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • mês depois...


 

Eu tenho um SSD M.2 Samsung Pro 980 de 250g, comigo acontece a mesma coisa, quando abro os jogos nele, ele da uma pequenas travadinhas e volta, ( mais quando passo o jogo para o outro SSD, sem ser m2, funciona normal. eu deixei então, só o windows no m2 agora, jogos infelizmente todos começam a travar nele. e meu pc é um Ryzen 7 5800x, e placa de vídeo, GTX 1660, 6g tudo novo, (16 gigas de memoria ram) ( todos os drive atualizados,  tudo testado, até o m2 pro 980, nos testes tudo certo,( so no jogo que começa das os erros,) eu comprei o dissipador ainda não chegou vamos ve se resolve, mais também acho que não é temperatura( talvez seja alguma incompatiblidade com placa-mãe, mais a minha suporta o m2 na porta pci2 4.0 (placa-mãe b550 tuf gamin da ASUS). ( pode ser uma incompatibilidade do jogo com o m2, pois (ping também não é).

@Guilomaker

 

Membro Júnior

1

0

19/01/2022

Denunciar

#1

Postado agora


 

Eu tenho um SSD M.2 Samsung Pro 980 de 250g, comigo acontece a mesma coisa, quando abro os jogos nele, ele da uma pequenas travadinhas e volta, ( mais quando passo o jogo para o outro SSD, sem ser m2, funciona normal. eu deixei então, só o windows no m2 agora, jogos infelizmente todos começam a travar nele. e meu pc é um Ryzen 7 5800x, e placa de vídeo, GTX 1660, 6g tudo novo, (16 gigas de memoria ram) ( todos os drive atualizados,  tudo testado, até o m2 pro 980, nos testes tudo certo,( so no jogo que começa das os erros,) eu comprei o dissipador ainda não chegou vamos ve se resolve, mais também acho que não é temperatura( talvez seja alguma incompatiblidade com placa-mãe, mais a minha suporta o m2 na porta pci2 4.0 (placa-mãe b550 tuf gamin da ASUS). ( pode ser uma incompatibilidade do jogo com o m2, pois (ping também não é).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros colegas embora isso podem ocorrer em casos raros devido a superaquecimento, a própria Samsung deixa o thermal-throtling point sobre esses computadores bem acima dos 70ºC e mesmo assim não é para causas estes tipos de problemas, devido o jeito que o game é utilizando quando está no SSD, ele não fica constantemente fazendo leitura e gravação sequencial que acarreta um aquecimento maior. São mais carregamento de dados aleatórios em pequenos Chunks ou bloco de dados.

Há diversos relatos similares a este, eu aconselho verificar a versão do firmware de vocês e tentarem atualizá-lo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!