Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

o que acontece se iniciarmos o PC sem memória RAM?


JeanVP

Posts recomendados

Opa, minha placa-mãe deu algum problema, que ela não dá video, e queria ter um veredito se é a placa, ou outro componente, então, queria saber o que acontece o que acontece se eu iniciar o PC sem a RAM, se é normal continuar com a tela preta, ou se o normal é dar erro de bios na tela.

Apenas quero saber se o problema mesmo é minha placa-mãe que morreu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanVP Nenhum computador inicia sem memória. Apenas não liga ou não dá imagem. Se tiver buzzer fica apitando.

Para fazer o diagnóstico correto você tem que tentar ligar com um pente de memória sozinho, depois com outro, desconectando todos os demais componentes que não forem necessários. Se seu processador tiver vídeo integrado, ligue sem a placa de vídeo. Desconecte HDs e periféricos todos. Ligue somente com memória, CPU e GPU (se não tiver vídeo integrado). Se tiver mais de uma memória, teste uma por vez. Faça reset de BIOS entre os testes. Se não tiver mais de uma memória, veja se consegue uma emprestada.

@JeanVP O que aconteceu de diferente antes desse problema aparecer?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

Basicamente, o que aconteceu foi:

O pc começou a parar de dar video já no Windows, tipo, o monitor perdia o sinal do  nada, e então voltava, e depois perdia o sinal de novo.

Fora que, meu pc caía a internet mesmo com o cabo de rede conectado, e quando eu tentava mexer pra ajeitar, ele reiniciava automaticamente ou freezava, fazendo com que eu precisasse reiniciar manualmente.

Eu não tenho outra ram pra testar, mas...

 

Eu limpei com a borracha e, ele voltou por um tempo, parecia tudo ok, passei um dia todo com o PC ligado, e de boa, mas após ddesligar e tentar usar de novo o problema voltava.

 

Ainda não resetei o CMOS...

 

Mesmo tentando com a entrada onboard (não removi a placa de video, por estar desgastado, mas vou fazer isso em breve) não funcionou

 

E um detalhe, não sei se é importante, mas, após essa última vez que desligou, o teclado não respondia a nenhum comando, ou seja, nenhum led dele como o do numlock acendia, e o teclado funciona, já que eu usei ele nesse dia.

Eu estou torcendo pra que o problema seja a placa-mãe, já que coincidentemente eu comprei uma nova esse mês, e apenas estou esperando o processador chegar, pra montar ele, e utilizá-lo.

Meio que quero descartar que é a RAM já que a mesma nunca apresentou sintomas de morte, e tem um dissipador bem grande nela.

Caso seja a ram ou outro componente, fica difícil, já que tô sem grana, e eu trabalho com o PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanVP Bem, parece que seu problema está vinculado à memória. Pode não ser memória danificada, mas pelo menos o slot da MB está ruim, isso parece claro. A limpeza com borracha é um quebra galho e deve ser encarada como tal. Para limpar corretamente seu slot e sua memória você deve usar álcool isopropílico (isopropanol) em um pincel/escova para o slot e num papel absorvente para as trilhas da memória. Esta é a forma correta de limpar, e sempre é bom testar usar em outro slot de memória, pois se for slot danificado o outro pode solucionar seu problema. Lembre-se de observar se há algum contato da memória manchado, escurecido. É comum que por mal contato os pinos de contato sejam danificados, e aí sempre vão aprensentar dificuldades de funcionamento por causa disso se aquele contato não for reparado ou você encaixar a memória de outra maneira (o que é bem difícil por sinal).

 

Sobre as peças que comprou, qual é o processador que você tinha e qual é o novo que você comprou?

 

Obs.: o problema na memória pode ser rastreado até o processador. Se houver algum pino nele que esteja danificado ou com mal contato, isso pode ocasionar falhas na memória também. Não parece ser o seu caso, mas convém citar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

Como dito por você anteriormente, o problema realmente era no slot da MOBO.

 

Após trocar a memória pro segundo slot, não tive mais problemas, apenas o do computador desligar ao conectar o cabo de rede.

Fora isso, tá tudo de boa.

 

O processador novo que eu comprei é um i3 9100f, junto com uma h310m da asus.

Anteriormente usava (e ainda estou usando) um g4400 com um h110m

 

De qualquer forma, agradećo muito pela ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, JeanVP disse:

Após trocar a memória pro segundo slot, não tive mais problemas, apenas o do computador desligar ao conectar o cabo de rede.

Fora isso, tá tudo de boa.

Esse problema aí é muito esquisito. Já testou outro cabo de rede? Eu acredito que sua placa de rede deva estar danificada ou com conectores fechando curto. Se outro cabo não solucionar, desative ela na BIOS para evitar instabilidade e instale uma off board.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Fui procurar saber quantos MHz estavam rodando na minha memória RAM (um pente de 8gb) e vi que estavam rodando 2667MHz( obs: não tinha conhecimento de que este número era comum em frequências de memórias, estava acostumado com 3000MHz, 3200MHz, e por isto a tentativa estúpida de forçar mais a minha memória ), e pensei que ela poderia entregar mais, entrei na BIOS do pc na tentativa de fazer a memória entregar mais, tirei do automático, e coloquei 3400 MHz, salvei e reiniciei o PC, feito isso, o Pc não dá mais imagem, ele liga, mas a tela fica preta, e não dá imagem, como poderia resolver ? É um sério problema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!