Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença entre um sistema operacional Server e um não server ?


vpmaciel

Posts recomendados

  • Moderador

@vpmaciel Tudo bem jovem?

 

Basicamente no suporte a hardware o windows server permite o uso de vários processadores - não vários núcleos e sim vários processadores de vários núcleos - além de permitir até 24TB de ram, fora a centena de serviços específicos para gerenciamento de rede, virtualização, armazenamento, controle de acesso, domínios, etc que não existe nas versões de desktop. Isso é uma explicação bem raza, as diferenças são ainda maiores.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Server_2019

https://danieldonda.com/2018/10/05/25-recursos-que-so-o-windows-server-2019-tem/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Server:sistema com funções de acesso com controle de dados com a finalidade de garantir integridade e segurança, normalmente a um banco de dados, imagens ou qualquer outro tipo de informação.Demanda que estações de trabalho que o acessam tenha também a função de acessar e controlar a entrada e saída desses dados ou informações.

nada impede que trabalhe também stand alone

Não server: trabalha com dados dentro do PC, não tem recursos para acessar dados de um server por não possuir os protocolos de segurança necessários para logar dentro da base de dados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do que já disseram hoje em dia pelo menos no caso do Windows, tanto a versão Server quanto a "Client" compartilham do mesmo kernel, e é possível configurar o Windows Server para que seja utilizado como Workstation, embora o Windows 10 possua a SKU Pro for Workstations de qualquer maneira mesmo.

 

Outro ponto relevante é que o Windows Server atualmente possuí duas variantes quando se trata de atualização, há os releases que são chamados de LTSC e esses recebem uma atualização grande a cada três anos (Windows Server 2016 -> Windows Server 2019) e tem a versão "Core" que recebe atualizações em um ciclo semianual, ou seja, a cada 6 meses assim como o Windows 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Windows server = sistema feito para fazer tudo funcionar de qualquer forma, não importa a situação. Pode até "travar", mas voltará a funcionar na boa e dificilmente perderá os dados. Estabilidade acima de tudo, roda aquele sistema da empresa durante 20 anos sem abrir o bico.

Péssimo suporte para jogos.

Péssimo para uso como equipamento de uso diário (acessar web, instalar programas como word, photoshop, etc).

Preço alto, começando na faixa dos seis mil.

 

Windows não-server = feito para rodar os programas que você usa no dia a dia, sem encher o saco. Otimizado para uso das pessoas comuns (como eu e você).

Quer rodar photoshop ? Vai rodar.

Quer rodar joguinhos ? Vai rodar.

Quer apenas navegar na internet ? Seja feliz.

Preço "mais baixo", R$ 500 pela versão home ou R$ 1000 pela versão pro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Correr disse:

Péssimo suporte para jogos.

Péssimo para uso como equipamento de uso diário (acessar web, instalar programas como word, photoshop, etc).

 

Quanto ao Windows isso não se aplica mais, não estou dizendo que seja normal usa-lo assim como se usa o Windows 10 porém é possível. Vai rodar qualquer game com o mesmo desempenho da versão client e o Word, Photoshop e afins vão funcionar da mesma maneira.

E isso é assim desde os tempos do Windows Server 2008.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!