Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo pegar um SSD SATA ou NVMe?


Grafin

Posts recomendados

Bom dia, pessoal! 

 

Alguém poderia me ajudar?

 

Estou querendo iniciar meus estudos em after effects, estou montando um PC que no momento está dentro das minhas condições, mas é só mesmo para questão de aprendizado.

 

Comprei a placa-mãe Steel legend B450M

 

Comprei também um pente de 16GB de RAM 3200Mhz

 

Na próxima semana vou comprar o processador Ryzen 5 3400g, (não pretendo comprar placa de vídeo agora.)

 

SSD ou NVME e HD que estou na dúvida, meu orçamento é de 2k para o processador e SSD ou NVME (que também não sei muito ainda a diferença, mas vou dar uma pesquisada aqui) e HD. 

 

O que ficaria bom? Se puderem me ajudar com essa questão serei grato. Abraços! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os SSDs NVMe geralmente são mais caros e proporcionam uma taxa de leitura e escrita muito maior em comparação aos SSDs SATA, porém tenha em mente que essa alta velocidade não fará a menor diferença para o usuário doméstico.

 

 

É muito mais conveniente você usar o dinheiro que iria investir em um SSD NVMe para adquirir um SSD SATA de maior capacidade.

 

Recomendo: SSD WDBlue (M.2 ou não) + HD WDBlue.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grafin Até pouco tempo atrás eu diria para pegar SATA, pelo mesmo argumento que o @GabrielLV defendeu. A questão é que hoje os NVMe (é o mesmo que dizer PCI-e) custam em alguns casos o mesmo que os SATA. Por esta razão eu recomendo que compare os preços antes de determinar qual vai comprar. A diferença no uso será pequena, mas se o preço for muito próximo não vejo por quê não pegar o mais rápido. As marcas que recomendo são WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. Este link já lhe dá um filtro das marcas na loja kabum.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV bacana o vídeo. Realmente há muitas pessoas que querem ver o cara gastar e valeu pelo alerta. Eu como quero iniciar meu aprendizado em after effects talvez não precise de tudo que muitos Youtubers recomendam. 

@WOZ Dods valeu pela dica também, meu amigo, vou fazer uma pesquisa de preços. 

Em relação ao HD, comprar um de 1T também já ajuda ou é preciso mais? Eu não vou usar para jogar, só mesmo para after effects, Photoshop...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grafin Para after effects e photoshop eu recomendo que comece com mais de 1 TB se for trabalhar com isso. Arquivos de imagem e vídeo consomem muita memória muito rápido. Comprei um de 4 TB da Western Digital (marca que recomendo) por menos do que o de 3 TB custava recentemente na Kabum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

@Grafin Para after effects e photoshop eu recomendo que comece com mais de 1 TB se for trabalhar com isso. Arquivos de imagem e vídeo consomem muita memória muito rápido. Comprei um de 4 TB da Western Digital (marca que recomendo) por menos do que o de 3 TB custava recentemente na Kabum.

você acha que um HD de 2T e um SSD sata  ou um NVME m2 de 256GB já dá para iniciar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grafin 2TB vai levar um tempo para encher, tudo vai depender do seu fluxo e método de trabalho. Lembre-se sempre de fazer backup de recursos e projetos importantes, pois a única segurança real que você tem com seus dados se chama redundância. Se tiver eles em só um lugar e o HD resolver pifar, é um abraço.

O último PC que montei para designer, por sinal, tinha dois HDs de 4TB em RAID 1, que é um recurso que clona um HD no outro o tempo inteiro sem perda de desempenho. Esse mesmo cliente tinha perdido tudo por falha de hardware uma vez e o prejuízo foi tamanho que ele quis investir melhor em segurança.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Grafin 2TB vai levar um tempo para encher, tudo vai depender do seu fluxo e método de trabalho. Lembre-se sempre de fazer backup de recursos e projetos importantes, pois a única segurança real que você tem com seus dados se chama redundância. Se tiver eles em só um lugar e o HD resolver pifar, é um abraço.

O último PC que montei para designer, por sinal, tinha dois HDs de 4TB em RAID 1, que é um recurso que clona um HD no outro o tempo inteiro sem perda de desempenho. Esse mesmo cliente tinha perdido tudo por falha de hardware uma vez e o prejuízo foi tamanho que ele quis investir melhor em segurança.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda meus amigos. Tudo de muito bom na vida de vcs.🙌🙏

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...