Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

5 motores de passo em um CNC Shield V3


Posts recomendados

Saudações.

 

Prezados, estou montando uma CNCzinha aqui, quase que de brinquedo, a maior parte das peças eu já tinha em casa então gostei da ideia de montar.

Já está tudo bem adiantado, a questão é que ela usa 5 motores de passo, porém o CNC Shield só tem 4 slots pra drivers.

Os motores trabalham em pares 2 pares, sendo 1 par no Z e 1 par no Y, então esses podem ser controlados juntos, o X usa um único motor então já está tudo certo.

Eu tentei ligar em série mas eles perderam força, tentei subir a tensão para 19v, tenho impressão que ajudou mas não resolveu.

Como esgotaram minhas ideias então vim pedir uma ajuda pra vocês.

Alguém tem alguma ideia pra contornar isso?

Sendo que não pretendo comprar mais nada pelo menos por enquanto, quero fazer com o que tenho, gostaria de ver a máquina funcionando antes de pensar em qualquer upgrade.

 

Agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

ligar em série

Motor de passo em série ou até mesmo em paralelo parece que não se dão muito bem. Se falha um passo já perde o sincronismo mecânico. A não ser que isso não seja importante.

 

7 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

tentei subir a tensão para 19v

É bom verificar qual o limite do motor.

No seu caso penso que apenas falta potência na fonte. Cogite uma de maior e sim,...

33 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

derivar os fios de uma única saída e ligar em paralelo essa derivação

... em paralelo me parece mais coerente.

Publique fotos e esquemas do seu desafio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto Então parceiro, é que a placa usa os drivers A4988 que são especiais pra motores de passo, com controle de corrente e tal, ligar em paralelo me soa meio mal pois vai aumentar a corrente que o driver precisa chavear sendo 2A a máxima e os motores são de 1,3A, aqui já teríamos um problema, além de que, como a corrente é constante os motores são ter que brigar por ela, se tiver diferença de resistência nas bobinas um vai receber mais corrente que o outro.

Mas se não houver outra opção tentarei isso sim.

Agradeço pela atenção.

 

 

@.if Perder passo é algo que não poderia acontecer.

 

Como expliquei para o Thiago (acima), a placa usa esses drivers de corrente constante, então a tensão de entrada é meio que indiferente, isso não vai afetar diretamente o motor pois o driver controla a corrente.

Tenho certeza que não é falta de corrente da fonte, a de 12v tem 15A e a de 19v tem 3,5A, nos testes eu estou trabalhando somente um motor de cada vez então a corrente máxima é perto de 1,3A que é a corrente do motor, e mesmo assim o problema está acontecendo.

Paralelo é a mesma questão que eu expliquei para o Thiago também, mas se não houver outra opção e funcionar vai ter que ser... pelo menos por enquanto!

Agradeço a atenção.

 

 

Outra coisa que eu pensei... se eu soldar um A4988 em cima do outro separando as saídas dele?

Seria uma P... gambiarra, massss...

Alguma opinião?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, ChicoCybergoth disse:

um motor de cada vez

 

31 minutos atrás, ChicoCybergoth disse:

mesmo assim o problema está acontecendo.

Aí não entendi como 'perde a força'. O que causaria isso é a falta de potência ou defeito no driver ou acionamento errático ou problema mecânico. Quase nada + além disso.  Sem desenhos e fotos dificulta ainda + (pelo menos pra mim).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.9a91be5704fb94f58d48a08f1e29b396.png

@.if Amigo, ligando UM motor em cada driver está tudo funcionando ok, a questão é que eu preciso ligar 5 motores mas a placa só tem lugar para 4.

Tentei ligar 2 em série no mesmo driver e perdeu força. os motores ficaram mais fracos ligando assim.

 

Não tem esquema amigo, eu estou só montando., é um Arduino Uno + CNC Shield V3 + drivers + motores.

Se te ajuda, esse é o esquema padrão, a diferença é essa que expliquei preciso de 5 motores, como não tem onde colocar 5 drivers estou tentando ligar um par em um driver, tentei em série, perdeu força.

Os drivers estão ok, os motores estão ok, o controlador está ok, a mecânica está ok.

O que está mal é a "gambiarra".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com a ajuda do desenho, entendi. Provavelmente a tensão reversa de um motor interfere no outro ou no driver ou algo do gênero. Num baita de um chute, tente colocar diodos em série com cada bobina. Ou no comum. Ou resistores baixos pra tentar equilibrar as correntes. Lembrando que esta vai dobrar, portanto fonte com dobro de capacidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
43 minutos atrás, ChicoCybergoth disse:

motores são bipolares de 4 terminais

Puts.. mals aí... achei que era 5: comum +4. 😳

 

Em 17/01/2021 às 07:50, .if disse:

Com a ajuda do desenho, entendi

Nem desenho tá me ajudando mais kk😁

 

43 minutos atrás, ChicoCybergoth disse:

O negócio é que o driver não consegue fornecer a corrente total para 2 motores em paralelo, cada um é 1,33A e o driver consegue fornecer no máximo 2A.

Mas... então você já tem a resposta uai!! Vai ter que ter outro driver ou um mais potente ou fazer um na raça com transistores...:

ponte-h-dupla-tecdicas-motor-de-passo-bi

Há peculiaridades escondidas no circuito acima.

 

Insight: quase que meio que dá pra você fazer um booster com o sinal do seu driver mas nem sei se é usual e se conseguiria te explicar... Vou dar 1 olhadela no google imagens...

 

puts.. nem vale a pena procurar nem pela adrenalina do insight... Olha o preço do seu driver .. Coloca +1 e ligue os comandos em paralelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Justamente para isso que eu vim pedir ajuda aqui amigo, pra ver se conseguia uma ideia pra fazer uma "gambiarrinha" e resolver a questão de uma forma simples, barata e com o material que tenho aqui a princípio, pelo menos pra eu testar o equipamento, se vingar eu invisto um pouco mais logo a frente.

A questão é como fazer, veja que a placa só tem 4 slots pros drivers, eu tenho os 5 drivers aqui, cheguei a pensar em soldar um em cima do outro separando a saída do motor mas agora lembrei que o de cima vai atrapalhar a refrigeração do de baixo, então acho que não vai dar, precisava de uma ideia melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendi amigo. Infelizmente não sei que material você tem aí. Com relação à térmica da coisa também há pouco a somar pois não estava na pauta e não vi fotos.

Ainda continuo achando que a colocação do 5º driver e com controles em paralelo e saídas separadas lhe é a melhor opção pra solução definitiva. A gambiarrinha básica claro é obrigatória e felizmente é uma companheira que faz parte do nosso ramo. O medo dela te impede de evoluir.

Falando nela...

5 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

o de cima vai atrapalhar a refrigeração do de baixo

Óbvio d+ mas vou registrar:

  • Coloque um coolerzinho.
  • Solde mais alta pra não atrapalhar a dissipação do de baixo (que talvez nem ferva tanto).
  • Não tem espaço? Solde fios e coloque na lateral.
  • Ainda sem espaço? Sua vez de pensar...

😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!