Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais testes devo realizar em uma placa-mãe antes de conectar tudo?


Posts recomendados

@Alexsandre3097  De uma lida nesse pequeno macete em que extrai de um blog.

 

 

Como identificar uma placa-mãe queimada

Aprenda a descobrir quando uma placa-mãe esta queimada

 

Quando pegamos um computador ou uma placa-mãe que não liga, ou seja, não da sinal nenhum de vida, devemos fazer o seguinte teste usando um multímetro digital.

Coloque o multímetro na escala de diodo (escala de semi-condutores) ou teste de continuidade, se o seu multímetro apita ou seja, emite sinal sonoro quando há continuidade será melhor para fazer o teste na placa-mãe.

 

Após colocar o seu multímetro na escala correta devemos fazer o teste no ATX12V da placa-mãe conector branco que tem 4 pinos onde vai ligado o P4 da fonte 12V, os dois pinos abaixo ou a direita são os terra (dependendo da placa-mãe) e os outros dois pinos são positivo que recebem os 12V amarelo da fonte, quando você medir terra (preto) com terra (preto) deve dar continuidade ou apitar o multímetro, ok, agora quando você medir terra com positivo os mesmo não deve dar continuidade nem apitar caso não ocorra isto a placa-mãe está com problema na fonte DC/DC nos reguladores de tensão ou seja, em seus transistores mosfet.

 

Obs : Mas vale lembrar que é interessante você primeiramente fazer uma análise visual também,procure por capacitores estufados ou algum componente com aspecto queimado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!