Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Barulho alto quando liga o PC


Posts recomendados

Gente recentemente troquei de gabinete, e quando ligo o computador, nem todas as vezes só algumas, começa um barulho alto na parte da frente perto do local dos USB e de ligar, ai quando dá uns 30seg mais ou menos o barulho vai diminuindo sozinho até ficar silencio.

 

Perguntei a um amigo meu o que poderia ser, ele disse que deve ser a pressão do gabinete, eu tenho

3 fan na frente (fluxo de fora pra dentro),

2 fan em cima ( fluxo de fora pra dentro),

fan da cpu (fluxo em direção da fan da frente), 

fan de tras (fluxo de dentro pra fora).

 

Será que é isso mesmo que tá causando o barulho? E se for o que eu faço?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tipo de barulho? Alguns computadores OEM (dell, hp) costumam fazer um auto teste dos fans toda vez que ligam, mas acho que esse não é o seu caso.

Pode ser algum fan com problemas, encostando em algum cabo ou com rolamento ruim, pode testar desconectando um de cada vez e ver se isso deixa de acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Germano Pires disse:

Gente recentemente troquei de gabinete, e quando ligo o computador, nem todas as vezes só algumas, começa um barulho alto na parte da frente perto do local dos USB e de ligar, ai quando dá uns 30seg mais ou menos o barulho vai diminuindo sozinho até ficar silencio.

 

Perguntei a um amigo meu o que poderia ser, ele disse que deve ser a pressão do gabinete, eu tenho

3 fan na frente (fluxo de fora pra dentro),

2 fan em cima ( fluxo de fora pra dentro),

fan da cpu (fluxo em direção da fan da frente), 

fan de tras (fluxo de dentro pra fora).

 

Será que é isso mesmo que tá causando o barulho? E se for o que eu faço?

 

Obrigado!

Tente verificar se os fans estão bem parafusados , e o correto seria os dois fans de cima puxando o ar quente de dentro para fora , assim como o fan da parte de trás e somente os 3 da frente puxando ar de fora para dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu gente mas eu desconfio que não seja cabo nem hardware, porque nem é toda vez que o barulho aparece, geralmente quando eu passo muitas horas sem ligar ou é a primeira vez que eu ligo no dia que aparece, e se você simplesmente esperar, o barulho some sozinho, ou seja o cabo não iria se mover sozinho e se estivesse mal parafusado o barulho seria continuo. Talvez seja isso da OEM, alguma ideia como eu checo se o meu faz isso? Vou deixar minha config embaixo junto com o .rar do video que mostra o fluxo de ar

 

placa-mãe: ASUS B450M-A

CPU:: Ryzen 5 3600

RAM: Corsair lpx vengeance (2x8g) 3200hz

GPU: GTX 1660

 

 

 

 

Fluxo.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não é toda vez que aparece, e sua configuração não parece ser um pre-built, não deve ser teste de fan. Talvez com o gabinete aberto você possa tentar identificar melhor a fonte do barulho, deixar apenas um cooler conectado por vez ao ligar ou então, com o computador desligado, ver se algum dos coolers parece estar mais preso ou meio emperrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive um problema similar com uma fan que veio com meu gabinete da Cooler Master. Quando ligava a rotaçào dela fazia muito barulho, mas depois parava. Ela já estava pra quebrar, então eu substituí. Mas isso foi depois de muitos anos usando ela.

E também, com algumas fans que uso, o barulho sempre é um pouco maior quando inicia, mas depois reduz e fica aceitável. Eu faria um teste como o FinFET recomendou.

E eu não confio muito mais em fans que vem com o gabinete ou cooler de torre. A fan do meu Hyper 212X parou de funcionar direito e emperrava com menos de 1 ano de uso. É por isso que eu sempre deixo algumas de reserva, em caso de precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal, até o momento eu inverti a direção dos fans de cima para sairem invés de entrar, e quando (se) o barulho aparecer de novo vou tentar fazer isso de testar uma por uma, mas acredito que não seja a fan do cooler da cpu Deco3d, e sim uma das fans de 10 reais kkkk que fica na frente

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Germano Pires disse:

Valeu pessoal, até o momento eu inverti a direção dos fans de cima para sairem invés de entrar, e quando (se) o barulho aparecer de novo vou tentar fazer isso de testar uma por uma, mas acredito que não seja a fan do cooler da cpu Deco3d, e sim uma das fans de 10 reais kkkk que fica na frente

 

Deve ser as fans do gabinete mesmo. Eu só falei da fan do cpu porque me decepcionei a do 212X, porque imaginei que justamente essas seriam a com maior controle de qualidade. Mas fan barata pode ser problema. Também acho que precisa ser uma de mais de 100 reais da Noctua ou NZXTpra salvar o PC de esquentar. Eu pego sempre o meio termo. Tem marca boa, mas que coloca fan meia boca no gabinete. Já ví pessoas elogiando gabinete da Sharkoon, mas que as fans eram fracas.

 

Tem fan boa e barata, mas assim que você desconfiar que é pra trocar, faça. E se possível, baixe um programa tipo HWInfo, HWMonitor e a usar a bios ou software da sua placa pra ver e controlar a rotação delas. E como eu disse, tenha umas de reserva pra uma emergência. Cedo ou tarde é o que acontece com muita gente que gosta de mexer no PC, ter uma reserva delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz o que disseram e quando o barulho voltou eu desliguei as fans e vi que a primeira estava fazendo o barulho, abri o gabinete todo mas não consegui descobrir porque estava fazendo o barulho, não estava batendo em nenhum cabo nem nada, dei uma limpada e parafusei mais firme, agora é esperar pra ver se vai ter resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!