Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ensaio sobre implantação de NAS TS-431K


Posts recomendados

Possuo atualmente uma-infraestrutura com 2 servidores com WS2008R2, AD, File Server e algumas aplicações legadas, adquiri um NAS QNAP TS-431K com 2 discos Seagate IronWolf 4 TB em RAID 1.

A ideia inicial é configurar o NAS como integrante do Domínio, conectado a um switch 1Gbe na porta 1, para que os usuários acessem os arquivos (atuando como um substituto ao File Server no servidor, visto que temos enfrentado gargalos no uso intenso pois este servidor também roda um bando de dados) e a porta 2 conectada diretamente ao servidor 1 desta infraestrutura de modo a fornecer uma conexão com mínima latência (possivelmente até utilizando o recurso iSCSI presente no NAS), no intuito não haja gargalos nas rotinas de backup e verificação do antivírus.

Também conto com um serviço de backup em nuvem mais precisamente no Azure que roda por meio de um agente instalado no servidor 1, acredito que seja possível transferirmos também o "upload" do agente no servidor para a aplicação "HBS 3 Hybrid Backup Sync".

 

Como estou iniciando agora com o NAS aceito sugestões, criticas, dicas e conteúdo no intuito de identificar e antecipar potenciais problemas e tirar o máximo proveito do equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

    Pessoal estou precisnado de uma ajuda, comprei um segundo QNAP (TS-253PRO), e hoje fui configurar ele e desliguei o TS-431P que tinha.

    Ao configurar coloquei meu endereço de e-mail registrado junto a Qnap e meu endereço myqnapcloud.com. Fiz todas as configurações para teste e tinha colocado um HD pequeno de 250G velho que tinha aqui.

No final do dia liguei o outro Qnap e estranhei que não estava conseguindo entrar com meu usuário, e depois ele estava com mesmo nome do outro Qnap que tinha feito os testes. Sumiu todos os unuários e pior todos os 4 hds do NAS, ele puxou todas as informações atraves do e-mail de login e da endereço do myqnapcloud.com.

    Três HDs consegui recuperar para ele funcionar, mas o primeiro e maior de 4TB não estou conseguindo entrar nele, aparece o HD de 250G que estava fazendo o teste.

 

    Como faço para o TS-431P acessar o HD de 4TB de novo? Alguém pode me ajudar?

 

    Estou com receio de fazer mais coisa errada e perder tudo.

 

    Se tiver como colocar este HD de 4TB no TS-253PRO e ele enxergar também me ajuda.

 

    Não tenho RAID configurado nos HDS, cada um tem um tamamanho e uso disco volume estático.

 

image.png.b8450157458cc3e99044dc6f667f0a2a.png

 

image.png.187a814fef36d2acb9a319377802142d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato Zimmermann Tomassi É aconselhado ter hds com a mesma capacidade nesses aparelhos, assim você consegue configurar volumes redundantes e aproveita melhor o espaço caso resolva usar sem redundância.

 

Pelo jeito o hd não está sendo reconhecido, significa que pode estar corrompido. Na seção de armazenamento tem alguns tópicos mais antigos sobre recuperação em discos de nas. Mas se tem arquivos importantes é mais indicado deixar o hd parado e procurar ajuda especializada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!