Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não liga e aparenta estar morto. Depois volta como se nada tivesse acontecido


Posts recomendados

Olá! Ultimamente (há aproximadamente um mês) venho tendo um problema com meu computador que está quebrando a minha cabeça, e o pior de tudo é que não consigo identificar qual o problema para manutenção da(s) peça(s). 

 

O que acontece é que em alguns momentos o meu computador não liga, não dá sinal de vida, aparenta estar morto. Não importa quantas vezes eu clique no botão de power, ligo e desligo a chave da fonte, troco o filtro de linha de tomada, troco o cabo da fonte, nada, ele simplesmente não liga.

 

Entretanto, após passar um tempo desligado, consigo liga-lo normalmente e usar com o desempenho padrão dele, como se nada tivesse acontecido, sem apresentar dificuldade ou defeito algum. Nos momentos em que ele liga, eu uso, realizo minhas atividades, desligo e ao tentar ligar no outro dia ele não liga, aparenta estar morto.

 

Isso vem acontecendo inúmeras vezes, passei o PC para dois técnicos de informática e nenhum deles conseguiu identificar onde está o problema... como montei o PC comprando as peças separadamente, preciso identificar onde está o problema para acionar a garantia.

 

Já formatei o meu sistema, montei e remontei o PC, limpei etc. O PC nunca desligou sozinho ou algo do tipo. Ele simplesmente para de ligar após o desligamento e volta quando quer.

 

Alguém já teve algum problema parecido ou tem ideia do que pode ser?

 

Meu hardware é:

 

Processador Ryzen 3 3100

placa-mãe Gigabyte B450M DS3H

16 GB de RAM 2x 8GB

Placa de video GEFORCE GTX 1650 PNY

Fonte Corsair VS450

 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lombrigarthur

Fonte

O computador não da sem sinal ao apertar o botão power? Muito provável que seja algum problema com a fonte. Como ela é peça responsável por repassar energia segura aos componentes, qualquer problema o PC pode não ligar.

 

image.png.f87320e2a3252e46c2962f0899898b78.png

 

A solução não tem muito mistério. Antes de tudo certifique-se que o problema não é na parte elétrica da sua casa ou no estabilizador. Depois faça um teste com a mesma fonte em outro computador. Se o PC de teste não funcionar, já sabemos qual é o problema. Se você for aventureiro também pode usar um clipe de papel para saber se a fonte ainda funciona.

Agora é só trocar a peça, de preferência por um modelo de qualidade. Vale conferir a lista que fizemos com algumas das fontes com melhor custo benefício do Brasil.

 

Placa-mãe

 

image.png.d7c0d38d2467995f83429a543b85526b.png

 

Assim como a fonte, qualquer problema na placa-mãe o computador pode não ligar, ou as vezes a luz de power acende, mas nada acontece. Verifique se todos os cabos estão conectados corretamente, principalmente o da alimentação da placa-mãe e o do processador. Olhe com calma e procure algum capacitor estourado ou alguma trilha queimada.

Outro problema pode ser na bateria, já que alguns modelos de placa-mãe não dá boot sem ela está funcionado. O jumper fora do lugar também faz com que o PC não ligue.

A bateria é simples e barata, basta substituí-la. O jumper também, só verificar se está no lugar correto. Agora se encontrar algum sinal de queimado, não tem jeito. Vai ter que investir em outra placa-mãe.

 

Processador

 

image.png.83ca44d768e413199157d2fb7aaefddb.png

 

Processador com problema é igual a computador morto. Um dos sinais mais importantes de CPU com defeito é o cooler. Se ao ligar o PC, o sinal de power está ok, mas a ventoinha do cooler não está girando pode ser um indício de defeito no processador.

 

Você pode efetuar outros testes, como verificar se o processador está esquentando para saber se ele está recebendo energia e observar se há algum problema no slot. Resetar a bios também pode tirar a limpo.

Se nada der certo, segue  a mesma dica da fonte. Antes de comprar outro, vale testar em outra máquina. Se não funcionar, é hora de substituir.

 

Placa de vídeo

 

image.png.032a303e969634c997cc084670e6b6fe.png

 

O computador liga, mas não aparece nada na tela? A placa de vídeo pode ter partido dessa para melhor. Um teste fácil e rápido é verificar se o cooler está girando. Se não estiver é sinal de problema.

O cooler está girando, mas mesmo assim nada? Não tem jeito a não ser fazer uma bateria de testes. Para saber se não é problema no slot, teste outra placa de vídeo. Para saber se não é o monitor, conecte outro monitor. Para saber se não é o cabo de vídeo, use outro. Também teste a placa em outro PC. 

Porque Meu PC não liga?

Verifique se todos os cabos estão conectados corretamente, principalmente o da alimentação da placa-mãe e o do processador. Olhe com calma e procure algum capacitor estourado ou alguma trilha queimada. Outro problema pode ser na bateria, já que alguns modelos de placa-mãe não dá boot sem ela está funcionado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!