Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em PC i5 2500K(2012)


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

   Bom dia pessoal, beleza? Já venho planejando fazer um upgrade no PC há um tempo mas tinha ficado desencorajado com a alta dos preços. Porém, recentemente com a ajuda da galera do fórum aqui vi que dá pra fazer um upgrade sem torrar tanta grana e deixar pra fazer uma máquina entusiasta daqui uns anos quando as coisas voltarem ao normal. 
   Meu PC atualmente é:

CPU: Intel Core i5 2500K
GPU: EVGA GTX 960 SuperSC 4GB
placa-mãe: ASUS P8H61
RAM: 8Gb DDR3 667MHz
Memória física: 2x Samsung 1TB HD103SJ + 120Gb SSD Kingston SV300S37A120G
Fonte: Cooler Master Silent Pro 80 Plus Bronze 600W 

Gabinete: Cooler Master Elite 371
*Além disso, conta com uma ventoinha de gabinete cooler master e a do processador

 

   Dado isso, tinha pensado em trocar o pacote Placa-mãe + Processador + Memória, por um Ryzen 5 1600AF(R$669,00), uma Asrock B450M Steel Legend(R$759,00) e por 16GB de DDR4 2666MHz ou 3000MHz(R$560,00). Tinha pensado nesse upgrade pra já deixar o computador mais atual e pronto pra futuros upgrades na placa de vídeo(uma 1660 Super, quando baixar o preço).

   Vocês acham que faz sentido essa troca? A melhora ia ser significativa? Hoje em dia eu rodo a maioria dos jogos que gosto de boa, mas jogos mais recentes tenho que colocar tudo no low pra dar 60 fps e esquenta muito o PC. 

   Valeu aí a atenção de todos! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Cryziis Se quiser economizar e comprar bem, compre uma B450M DS3H que é um pouco mais barata e invista em memórias melhores. Por 270 reais você compra memórias de 3000 MHz ou 3200 MHz de boa qualidade. Recomendo G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG.

A troca faz todo sentido. Um Ryzen 5 1600 terá desempenho suficiente para rodar até com uma RTX 2060 com folga. Só vou te recomendar revisar esse gabinete, pois ele suporta GPUs de até 315 mm e isso pode ser pouco dependendo da GPU pretendida. Um gabinete de qualidade hoje vai custar à partir de 180 reais (Pichau Darth), um pouco mais se quiser um de marcas mais renomadas. Pessoalmente eu sempre recomendo o matrexx 55 mesh se encontrá-lo em estoque, ou os da lista abaixo de encontrar em promoção.

  • Aerocool Aero 500G RGB BK
    Aerocool Aero One 
    Aerocool Aero One Frost
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB
    Cooler Master Masterbox MB511 TG
    Corsair Carbide 275R Airflow
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
    Corsair Carbide SPEC-04
    Corsair iCUE 220T Airflow
    Cougar MX330-G
    Cougar MX410 Mesh-G
    Deepcool E-Shield
    Deepcool Matrexx 55 Mesh
    Galax Nebulosa (Micro ATX)
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB
    Thermaltake Core X31
    Thermaltake Versa J24

Qualquer que seja o gabinete escolhido, instale pelo menos 4 ventoinhas de 120 ou 140 mm (dependendo do modelo do gabinete), de preferência das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe, para obter ventilação adequada.

 

Mesmo com sua GPU antiga seu desempenho vai melhorar bastante em jogos com esse upgrade. Quando puder fazer o up dela vai ficar ainda melhor.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

13 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Cryziis Se quiser economizar e comprar bem, compre uma B450M DS3H que é um pouco mais barata e invista em memórias melhores. Por 270 reais você compra memórias de 3000 MHz ou 3200 MHz de boa qualidade. Recomendo G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG.

  Massa cara, vou dar uma olhada nela e acho que vou acabar indo com ela pelo preço, sabendo que os preços tão lá no alto não vejo sentido de fazer um investimento tão grande agora. Valeu! 

  Sobre as memórias, o que acha dessas aqui? https://www.kabum.com.br/produto/110703/mem-ria-xpg-gammix-d10-16gb-2x8gb-3000mhz-ddr4-cl16-ax4u300038g16a-db10

 

17 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A troca faz todo sentido. Um Ryzen 5 1600 terá desempenho suficiente para rodar até com uma RTX 2060 com folga. Só vou te recomendar revisar esse gabinete, pois ele suporta GPUs de até 315 mm e isso pode ser pouco dependendo da GPU pretendida. Um gabinete de qualidade hoje vai custar à partir de 180 reais (Pichau Darth), um pouco mais se quiser um de marcas mais renomadas. Pessoalmente eu sempre recomendo o matrexx 55 mesh se encontrá-lo em estoque, ou os da lista abaixo de encontrar em promoção.

  Bom demais saber hehe. Pra mim esse Ryzen 1600AF foi um achado. E sobre o gabinete, eu pensei em trocá-lo mais pra frente quando for trocar a placa de vídeo... Você acha que compensa investir em mais ventoinhas agora e depois, quando for pegar uma GPU melhor, pegar um gabinete novo? Ou acha que já vale a pena pegar um gabinete novo? 

21 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Qualquer que seja o gabinete escolhido, instale pelo menos 4 ventoinhas de 120 ou 140 mm (dependendo do modelo do gabinete), de preferência das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe, para obter ventilação adequada.

  E sobre as ventoinhas, tem alguma recomendação específica? Pensei em pegar 3x de uma dessas opções: https://www.kabum.com.br/produto/102946/cooler-fan-deepcool-rf120w-120mm-led-branco-dp-fled-rf120-wh ou https://www.kabum.com.br/produto/96507/cooler-fan-cooler-master-masterfan-mf120l-branco-r4-c1ds-12fw-r1.

 

  E uma outra pergunta: você acha que consigo vender minhas peças antigas por um preço de boa? Se sim, vendo o pacote(cpu, mobo e memorias) ou vendo individualmente? E nesse sentido, qual o melhor site pra vender, Mercado Livre ou OLX? 

  Enfim mano, obrigado por tudo. Na moral, brigadão. Se pá que já compro isso hoje. No futuro ainda queria trocar o ssd por um M.2, mas isso fica pra quando os preços tiverem mais de boa. Por enquanto acho que tá ótimo. Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Cryziis disse:

Para o Ryzen 1600 elas são boas, mas eu compraria 3200 se fosse pegar a MB B450M DS3H, pois se algum dia você fizer upgrade para ryzen 3000, já terá memórias adequadas.

35 minutos atrás, Cryziis disse:

Bom demais saber hehe. Pra mim esse Ryzen 1600AF foi um achado. E sobre o gabinete, eu pensei em trocá-lo mais pra frente quando for trocar a placa de vídeo... Você acha que compensa investir em mais ventoinhas agora e depois, quando for pegar uma GPU melhor, pegar um gabinete novo? Ou acha que já vale a pena pegar um gabinete novo? 

Dado o fato de que você vai ter que desmontar o PC inteiro agora, é a melhor hora para trocar de gabinete. Assim você só faz esse trabalho uma vez. Hoje indiquei um gabinete da pichau que foi bem baratinho e tem frente em mesh. Não conheço o gabinete e não posso atestar pela qualidade dele, mas em vista do que você está usando hoje ele provavelmente é bem melhor. Compre as ventoinhas para ontem, quanto mais ventilado mais durará seu PC.

37 minutos atrás, Cryziis disse:

Para ventoinhas eu olho primeiro a marca, para ter certeza se é durável, depois o preço, para saber se cabe no meu bolso, e por fim o fluxo de ar (recomendo em torno de 50 CFM ou mais) e ruído (recomendo abaixo de 30 dB. As deepcool são boas, tem maior fluxo de ar que as master fan. Gosto muito da cooler master e acho as master fan muito bem produzidas, mas esse fluxo de ar menor me desanima demais a indicar.

41 minutos atrás, Cryziis disse:

E uma outra pergunta: você acha que consigo vender minhas peças antigas por um preço de boa? Se sim, vendo o pacote(cpu, mobo e memorias) ou vendo individualmente? E nesse sentido, qual o melhor site pra vender, Mercado Livre ou OLX? 

Cara, não estou acostumado a vender peças. Geralmente quando tenho acúmulo de peças eu doo. Até hoje só vendi uma GPU minha e todo o restante de componentes meus eu montei outros PCs para familiares. As peças que sobram de clientes quase sempre eu direciono para instituições que fazem trabalhos em comunidades carentes. Sobre anunciar, não vejo porquê não anunciar em ambos.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Cara, só pra atualizar: comprei o 1600AF + o RAM que te mandei + a Steel Legend mesmo(com o desconto ela ficava só 80 reais mais cara que a DSH3, aí pensei que valia a pena) e 2 ventoinhas da Deep Cool(não comprei mais porque já tenho 1 aqui), totalizando R$1.900,00, o que achei uma barganha pra agora na pandemia e contando que acho que consigo vender o meu kit antigo por uns R$600,00 no mínimo). O gabinete vou deixar um pouco mais pra frente mesmo, esse que eu tenho aqui atende todas as necessidades e é bem completo, mesmo sendo antigo. 

Valeu por tudo cara, ajudou bastante! Brigadão mesmo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cryziis Fico feliz com suas aquisições. Meu problema com a Steel Legend é que além de ter como única vantagem ser "um pouquinho" melhor para OC (algo que poucos usuários usufruem), o suporte da asrock é medíocre na melhor das hipóteses. No geral é uma MB sólida, só podia ser melhor pelo quanto custa. No mais, boa montagem aí!

Ah, e apesar de eu achar melhor comprar memórias de 3200 MHz hoje pelo quanto custam, as que escolheu foram boas aquisições. De qualidade, duráveis e com desempenho de sobra para a CPU escolhida. Só vão ficar fracas quando for fazer upgrade para terceira ou quinta gerações, mas isso é uma história para outro dia.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!