Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD congelando pc e com barulho


Isa-xD

Posts recomendados

Boa tarde!

Sei que é o HD pois meu antigo HD estava com o mesmo problema: congela quando eu ''forço'' algo, como um jogo (lol), no caso.

Devido ao gastos com peças, fui obrigada a pegar um HD de segunda mão (Não é recomendado, eu sei, mas foi o que deu p/ fazer)

Quando chegou em mim, eu usei o crystalDisk e ele apresentou ''alerta'', mas fiquei usando numa boa por uns 4 meses (eu acho) mas cerca de 1 mês atrás eu usei novamente o programa crystal por usar mesmo e ele deu: Saudável.

 

Eu fiquei sem entender nada.. Como diz ''alerta'' e depois de meses aprece ''saudável''?

 

E como tá congelando quando forço algo e faz o antigo barulho que fazia no outro, eu resolvi abrir esse topico p tender entender tal coisa

 

 

 

1227947832_1HD.thumb.png.2d10a9c312828a2815de72da761f9688.png1227947832_1HD.thumb.png.2d10a9c312828a2815de72da761f9688.png

 

 

2 HD.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aparentemente você editou as opções de disparo:

image.png

 

Muitos usuários abrem o CrystalDiskInfo e encontram diversos avisos, dai eles encontram essa opção e movem a barrinha para esquerda ou para direita e o HD "misteriosamente" fica saudável, e eles acham que resolveram o problema, mas essa opção serve para configurar quando um alerta será emitido.

Por exemplo: se o software emite um aviso caso um HD esteja com 50ºC, nessa opção você consegue configura-lo para que ele emita um alerta somente se estiver com 100ºC.

 

Dai o usuário está com o HD pegando fogo, chegando a 50ºC e o software emite o aviso de temperatura alta, então a pessoa vai nessa opção e edita a configuração, fazendo com que o aviso só apareça novamente quando estiver a 100ºC, mas ele acha que o HD ficou "saudável" novamente.

 

1- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html
Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. 

Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui. 
 
2- Ainda no HD Tune, vá na aba Error Scan > Desmarque a opção "Quick Test" > Clique em Start. Essa opção irá verificar seu HD em busca de badblocks e pode demorar algumas horas. Seja paciente e deixe o teste rodar até o final.
 
3- Vá na aba "Health" > Tire uma print de todos os itens que aparecem e poste aqui. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV não tô conseguindo nem baixar agora, tá travando muito, do nada para de responder, clico p desligar/reiniciar não vai, devido a travadas, única coisa que consegui foi abrir a twtich, mas dando umas congeladas, fazendo barulho como fazia o antigo, e agora deu tela azul e reiniciou.  Fiquei preocupada com essa tela azul, nunca se sabe, né? Mas certamente é devido ao HD mesmo, né? Vou ver de trocar por outro de segunda mão já falei com a menina, é o jeito. Daí eu trocando posso fazer o procedimento pelo free p ver se tá tudo "ok" nesse "novo" HD?

 

Sei que o certo seria um novo, mas como não dá no momento, é o que me resta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é necessário fazermos outros testes. Apesar de você não ter executado o error scan até o final, pode ver pela print que existem diversos badblocks no seu HD (setores defeituosos, causador por danos físicos).

 

Substitua seu HD assim que possível (se for possível, claro). Ou, caso queira, leia a citação abaixo.

 

Citação

 

Causas do badblock:

- Pancadas no gabinete

- Desligamento repentino (forçar o botão power, queda de energia ou puxar da tomada)

- Instabilidade na rede elétrica (oscilações e/ou raios)

- Uso de fonte bomba

- Uso de estabilizador

 

Apesar da existência de badblocks físicos não significar necessariamente que o HD vai pifar da noite pro dia, não é nem um pouco recomendado continuar o utilizando pois ele está com defeitos.

 

Para marcar esses setores defeituosos para não serem mais utilizados, abra um CMD como administrador e digite CHKDSK /R, tecle Enter, tecle S e enter novamente e reinicie o PC. Esse comando irá analisar o HD por completo em busca de setores defeituosos, marca-los para não serem mais utilizados e tentar reparar eventuais arquivos corrompidos (o procedimento pode levar algumas horas para ser concluído, seja paciente e não interrompa o processo).
 
PS: NÃO FAÇA ESSE PROCEDIMENTO caso você esteja num dia em que a rede elétrica se encontra instável (como em dias de chuvas fortes e/ou caindo raios)

 

A decisão de continuar utilizando o HD ou não é sua, mas fica ai as recomendações.

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV bnoiteee. Lembra do meu outro HD, que tava com o mesmo problema desse meu de agora? Então, ela testou uns 4 e disse estar ruim e acabamos colocando esse meu antigo. Estou com Pc ligado e com wind 7. (Não tá apresentando o tal barulho e nem congelando), meu medo é "forçar" como um jogo e voltar a apresentar tais problemas.

 

Baixei o HD time pro e coloquei para rodar o error Scan, deu 5 Vermelhinho e só restam 2 quadrados para terminar a análise, porém já tá uns 20 min e nada de ser analisados esses 2 últimos quadrados. É normal? 

 

Pc: Pc tá de boa até então

 

Ah, e ela reservou esse meu HD antigo, acho que é isso pois estava com wind 10 e agora tô com o 7

@GabrielLV

2.png

1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isa-xD Não, não é normal, mas não sei o que pode ter causado esse "travamento" nos últimos dois quadrados.

 

E acho incrível como essa técnica só tem HDs danificados 😂

 

Enfim, recomendo que faça o procedimento do comando chkdsk /r no prompt de comando pois o HD está informando o erro "Current Pending Sector", que indica setores que precisam de uma verificação através deste comando para saber se podem ser recuperados ou se serão anulados (caso sejam defeitos físicos).

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV kk, rindo de nervoso. 

Notei aqui que eu posso dar "start" novamente no error Scan, como se tivesse completado o escaneamento mesmo faltando 2 quadrados, sabe? 

 

Sobre a aba "health", aquele tempo rolando ali é o que? Como se tivesse tentando reparar? 

Tava pensando em fazer os outros passos que me passou sobre o HD tune. Recomenda?

 

E sim, vou fazer esse negócio do chkdsk /r TB.

 

 

Edit: eu só fico com um pé atrás porque ele tava ruim daí do nada tá "ok", talvez só apresente o problema se eu "forçar", sei lá 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV prontinho, fiz o passo do chkdsk /r, demorou entre 1 HR e 1hr e 10.

Daí no final apareceu algumas coisas escritas, mas como eu sou lesada, não prestei atenção e quando fui olhar, sumiu.

Porém, no início eu consegui pegar algo, apareceu: 

 

o windows substituiu clusters inválidos no arquivo de nome \pagefiles.sys., e o windows substituiu clusters inválidos no arquivo de nome \hiberfil.sys.

 

O que significa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Isa-xD disse:

Sobre a aba "health", aquele tempo rolando ali é o que? Como se tivesse tentando reparar? 

É o tempo para atualizar o valor dos parâmetros (como se você estivesse dando F5 em uma página).

 

9 horas atrás, Isa-xD disse:

Daí no final apareceu algumas coisas escritas, mas como eu sou lesada, não prestei atenção e quando fui olhar, sumiu.

Iniciar > Digite "visualizador de eventos" > Logs do Windows > Sistema > Na parte direita da página, clique em "filtrar log atual" > Em "fontes de evento" localize e marque o item "chkdsk" > Veja os resultados (tire uma print e poste aqui caso queira saber alguma informação).

 

9 horas atrás, Isa-xD disse:

o windows substituiu clusters inválidos no arquivo de nome \pagefiles.sys., e o windows substituiu clusters inválidos no arquivo de nome \hiberfil.sys.

pagefile.sys = Arquivo de paginação. Ele funciona como uma extensão da memória RAM dentro do HD/SSD (isso é, caso falte memória RAM, o Windows irá mover os arquivos da RAM para o HD/SSD para evitar os antigos erros de falta de memória). Esse arquivo fica dentro do disco rígido/SSD e ele pode ocupar alguns GBs dependendo da configuração/utilização do seu PC (na configuração padrão, ele altera o seu próprio tamanho automaticamente). O que o chkdsk informou é que o arquivo de paginação possuia badblocks, ou seja, ele estava armazenado em uma área danificada do HD.

 

hiberfil.sys = Arquivo de hibernação. Usado quando você utiliza o modo de hibernação do Windows ou a inicialização rápida. Faz com que, ao desligar o PC, os arquivos da memória RAM sejam copiados para o arquivo hiberfil.sys ao invés de serem fechados, e a próxima vez que você ligar o PC novamente, o sistema irá pegar os arquivos do hiberfil.sys, ao invés de ter que carrega-los do zero novamente. Isso é bastante útil caso você tenha que desligar seu computador para viajar (por exemplo) mas não quer fechar seus projetos/trabalhos, então você o coloca para hibernar e quando voltar da viagem, ele estará exatamente como estava antes de você desliga-lo.

No caso, o que houve aqui foi a mesma coisa que o pagefile.sys. O hiberfil.sys é um arquivo que fica armazenado no HD/SSD ocupando alguns GBs, e o chkdsk informou que ele estava salvo em uma área danificada do HD.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isa-xD No caso eu informei a opção errada 😂

 

41 minutos atrás, GabrielLV disse:

 

Iniciar > Digite "visualizador de eventos" > Logs do Windows > Sistema > Na parte direita da página, clique em "filtrar log atual" > Em "fontes de evento" localize e marque o item "wininit" > Veja os resultados (tire uma print e poste aqui caso queira saber alguma informação).

O correto era "wininit" e não "chkdsk" hehe

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isa-xD Abra um CMD e digite os seguinte comando:

 

Citação

wevtutil epl system C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx && wevtutil epl application C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx

 

Serão gerados 2 arquivos na área de trabalho: logapplication.evtx e logssystem.evtx. Salve-os como .zip ou .rar e anexe-os na sua próxima resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isa-xD O fórum não aceita envio de arquivos nesses formatos, tem que salva-los como .zip ou .rar.

 

Dica: Botão direito na área de trabalho > novo > Pasta compactada > Mova os arquivos para dentro dessa pasta > Anexe-a aqui na sua próxima resposta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!