Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Script para instalação de certificados raiz


andrebonfim
Ir à solução Resolvido por ricardo_br,

Posts recomendados

No meu local de trabalho, regularmente preciso realizar a instalação de certificados raiz(.cer, .crt ...), principalmente para acessar sites do governo (Receita Federal...). Sem o certificado raiz instalado, o Google Chrome acusa o site como não seguro e até bloqueia algumas funções. Eu tenho salvo mais de 40 certificados em uma pasta. Vi que existe uma maneira de usar script para instalar vários ao mesmo tempo, porém não consegui criar. Alguém sabe como criar um script (bat..) para realizar essas instalações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

aqui na empresa que trabalho tem um script que roda sozinho toda vez que a maquina liga, nesse script ele roda uma serie de verificações de segurança e das configurações das politicas de grupo da maquina pra ninguem tentar burlar, e então ela acessa uma pasta no servidor onde o administrador põe as coisas que precisam ser rodadas em todas as máquinas...

 

você pode tentar fazer algo parecido colocando um script (não bat) para rodar no inicializar ou via regedit que rodará os scripts colocados numa pasta específica do servidor, mas é importante que os usuários não possam alterar a pasta, apenas ler e copiar senão alguem com conhecimtnos pode fazer uma bagunça

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Veja se é isso você pode executar o bat de  2 maneiras ou você clica nele 2x e informa a pasta onde estão os certificados ou você arrasta a pasta com os certificados até o bat...

 

código:

@echo off
net session >nul 2>&1 || (powershell start -verb runas '"%~0"' -ArgumentList "%~1" &exit /b)
chcp 1252 > nul

:: certutil.exe -addstore root c:\capublickey.cer

IF /i exist "%~1" (set "Pasta=%~1") else (set /p "Pasta=Favor informe o caminho da pasta onde estão os certificados: ")

pushd "%Pasta%"
for /f %%a in ('dir /b *.cer *.crt') do (
                                         @echo Inserindo "%%a" como certificado rais...
                                         certutil.exe -addstore -f root "%%a" > nul
                                        )
pause 

 

Importar-certificados-02.gif

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, ricardo_br disse:

Veja se é isso você pode executar o bat de  2 maneiras ou você clica nele 2x e informa a pasta onde estão os certificados ou você arrasta a pasta com os certificados até o bat...

 

código:


@echo off
net session >nul 2>&1 || (powershell start -verb runas '"%~0"' -ArgumentList "%~1" &exit /b)
chcp 1252 > nul

:: certutil.exe -addstore root c:\capublickey.cer

IF /i exist "%~1" (set "Pasta=%~1") else (set /p "Pasta=Favor informe o caminho da pasta onde estão os certificados: ")

pushd "%Pasta%"
for /f %%a in ('dir /b *.cer *.crt') do (
                                         @echo Inserindo "%%a" como certificado rais...
                                         certutil.exe -addstore -f root "%%a" > nul
                                        )
pause 

 

Importar-certificados-02.gif

 

Era exatamente o que eu precisava, excelente solução! Muito obrigado por sua ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@andrebonfimOlá amigo, de onde você obteve os certificados? Eles podem ser baixados ou tem que ser comprados em algum lugar?

 

É que estou tentando ajudar outra pessoa que está com um problema de bloqueio de sites do governo (por estar usando VPN) e acho que instalar certificados poderia resolver o problema...

 

https://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-BR/4a89e928-e2ca-4a4e-b071-3bcfde5aaf7f/acesso-remoto-por-ddns-seguro-para-empresas-noip?forum=winsrv2008pt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!