Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Repetidor de Sinal de Celular - 3G


Ir à solução Resolvido por Eder Neumann,

Posts recomendados

Olá, a todos. Muito bom dia.
Antes de mais nada, não sei se esse era o local correto para postar essa dúvida, mas não encontrei uma divisão para Redes de Celular. Então coloquei aqui... Caso seja preciso alterar, eu altero.

Mas vamos a questão:

Na minha propriedade rural não há sinal de celular, então instalei uma antena no teto e coloquei dentro de casa um desses modens 3G que roteiam os dados em Wi-fi (Roteador ZTE MF253M).
Funciona perfeitamente. A antena gigante no teto é capaz de captar um sinal em 3G (embora o modem opere em 4G) e, através do meu chip no modem, criar uma rede wi-fi.

Ocorre, entretanto, que todas as pessoas da casa ficam dependente de uma mísera conexão 3G, sendo que toda a banda consumida é direcionada para um único chip. Resultado: meus poucos dados do Vivo Easy são consumidos em poucas horas. E como funciona em um sistema de roteamento de dados, aqueles pacotes de WhatsApp, Netflix e etc limitados não funcionam, porque para a Vivo é como se somente um aplicaitivo estivesse sendo usado (o app roteador).

O que pensei de solução é o seguinte: manter a antena no teto e substituir o modem por um repetidor de sinal (ou até mesmo somente uma antena interna). Aí entra a minha dúvida: eu preciso de um repetidor de sinal que opere na frequência desejada para repetir o sinal de 3G dentro da minha certo? Isso funcionaria como esperado?
Pensei que talvez somente uma antena interna (sem o repetidor) funcionasse, mas não sei se a ausência do amplificador impediria o funcionamento. Essa ideia é baseada nesse projeto, que não sei se realmente funciona: DIY Wireless Cell Phone Signal Booster

Acho que por era é isso. Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
23 minutos atrás, João Novaes disse:

certo?

certo.

 

23 minutos atrás, João Novaes disse:

Isso funcionaria como esperado?

teoricamente sim, mas nunca tentei, quero fazer algo parecido no sitio do pai onde a casa fica no fundo de um vale...

 

25 minutos atrás, João Novaes disse:

Pensei que talvez somente uma antena interna (sem o repetidor) funcionasse, mas não sei se a ausência do amplificador impediria o funcionamento. Essa ideia é baseada nesse projeto, que não sei se realmente funciona: DIY Wireless Cell Phone Signal Booster

não existe "booster" passivo, pelo mesmo motivo que não existe maquina moto-perpetua (ainda)....

 

para ver qual será o melhor repetidor você precisa instalar o app da aquario para ver qual frequencia seu telefone usa para adquitir o repetidor, a antena externa você ja tem, so faltaria o repetidor e a antena interna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu imaginava mesmo que esse esquema aí da antena não fosse funcionar, por falta de energia. Agora pra que serve vários desses projetos que tem na internet, eu não sei.

 

Eu sei que a Vivo aqui na região opera em 850MHZ para 3G. O meu modem opera em 4G mas nunca deu sinal. Não sei se não deu sinal porque não tem ou porque a minha antena não opera na frequência que precisa para captar o sinal 4G.

 

A única solução seria mesmo então um repetidor, certo? No ML tem vários modelos, mas todos fora do meu orçamento (ao menos para testes). Achei uns no AliExpress, mas como confiar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!