Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como usar um multímetro para detectar defeito onde PC não liga?


Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Olá a todos. Tenho um pc defeituoso que não está sequer ligando. Já troquei a fonte (que está funcionando, fiz o teste ligando a tomada e conectando os pinos ground e de ligar e a fonte ligou normalmente). 

Removi todos os componentes e testei apenas com Fonte, placa-mãe e CPU conectadas. Não há nenhum sinal. Nada acontece. 
Fiz o teste do multimetro na PCI da placa-mãe que encontrei aqui e para esse teste está tudo ok. 
Minhas alternativas agora são:
1. Algum outro componente da placa-mãe não funciona
2. Painel frontal do gabinete não funciona
3. CPU não funciona

Há alguma forma de eu testar esses 3 itens apenas com um multimetro? Não tenho peças extras e devido a pandemia não quero me arriscar saindo de casa (sem contar que a assistencia técnica está cobrando absurdos apenas para fazer o diagnóstico)
 

Qualquer dica é válida e obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Boa tarde. Tenho um problema semelhante e o que posso dizer é que existem vários vídeos no youtube falando disso, mas diante da técnica necessária para efetuar os reparos, pergunto: voce tem formação e equipamento para retirar um componente da placa-mãe?

Porque diante da grande chance de não dar certo o reparo achei mais prático ir atrás de MB usadas.Por exemplo:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@mateusarruda Isto que você quer fazer não funciona, pois multímetro não foi feito para testar se uma placa está ou não com defeito, mas sim para medir corrente, tensão, resistência, continuidade, etc. Para resolver o seu problema você deve testar cada uma das peças, uma a uma, em um computador que esteja funcionando, para que você descubra a peça que está com defeito. Infelizmente não existe outro método.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!