Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vida útil de peças em refrigeração por óleo mineral


Posts recomendados

Ola, estava vendo um vídeo antigo desse processo, e gostaria de saber se diminui ou tem  influencia  na vida útil das peças, no caso eu deixaria no óleo  apenas a placa-mãe com memoria e processador, com o tempo  o óleo pode ficar corrosivo e danificar as peças?

desde já agradeço pela ajuda e desculpem se perguntei besteira.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não  , mas os gringos usam óleo mineral (que com certeza não estraga as peças) e não óleo de cozinha, ///pode estragar as peças sim, como ocorreu no vídeo que coloquei mais abaixo/// e tem que comprar outras coisas como uma bomba de aquário que não seja muito fraca (pois o óleo é mais viscoso e difícil de empurrar), um radiador e algumas ventoinhas. Fazer um projeto de um PC submergido em óleo é algo um pouco custoso e que deve ser feito de maneira caprichada. Se você simplesmente colocar em um pote plástico como o do vídeo, sem bomba nem radiador, a temperatura não vai melhorar significativamente. O ideal é usar aquários ou gabinetes de acrílico próprios pra isso, e no caso do acrílico, a temperatura não pode ultrapassar 50oC, sob o risco de trincar o gabinete. Além disso, é ideal lavar todas as peças (caso tenham sido usadas em um PC convencional) antes de submergi-las, a fim de livrar o óleo de impurezas, assim como testar o PC sem o óleo antes de adicioná-lo. Existem diversos outros detalhes aos quais você deve se atentar caso realmente esteja pensando em realizar um projeto desses, como o fato de que devem ser utilizados apenas SSDs, pois os HDDs não funcionam submersos, de que o óleo, com o tempo, acaba "subindo" nos cabos e melando todos os seus periféricos ou USB dock (e por isso se deve dar preferência a periféricos wireless ou bluetooth), etc. Sugiro pesquisar o mais que puder.

 

Algo bem importante de falar é que o óleo é bem difícil de tirar das peças, então daria um grande trabalho pra desmontar o PC no caso de fazer um upgrade ou vender as peças. 

 

No geral isso é coisa de entusiasta mesmo, pode dar um monte de coisa errado e não é barato. Aqui um youtuber testa as peças que ele deixou alguns anos em um PC de óleo mineral:

 Spoiler: A placa de vídeo começou a falhar e a placa-mãe ficou com alguns capacitores soltos, que tiveram que ser ressoldados 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jon Alves

 

O grande problema é caso alguma peça apresente falha, pois daria um trabalho imenso desfazer isso.. Sem contar que, pra revenda das peças, fica inviável, pois o óleo meio que gruda nas peças..

 

Acho que o Linus Tech Tips fez algo assim, no passado.. Óleo mineral e tudo, mas a manutenção era um caos.. Acho que ele fez um vídeo depois, sobre como ficaram as peças..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Acvale7  Analisei tudo e realmente sai mais barato  comprar  um water cooler de 200 reais doq ter toda essa mão de obra, mesmo que meu objetivo seja deixar pc ligado durante dias, obrigado 

@RS Faria Sim, realmente o trabalho e manutenção não compensa, obrigado por responder 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!