Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler para i5 8400


Posts recomendados

Boa noite à todos, uso um i5 8400 com o cooler standard há cerca de 2 anos, e de 1 mês pra cá ele começou a fazer um barulho chato, retirei ele, limpei, troquei a pasta térmica, passei um limpa contato na parte mecânica da ventoinha, e ainda continua fazendo barulho ... Enfim, acredito que chegou a hora de troca, e não quero usar outro standard, quero pegar outro mais potente. O problema é que não faço a mínima ideia de qual cooler é compatível para a minha placa (o modelo dela é ASUSTeK COMPUTER INC.  PRIME H310M-E/BR) poderiam me ajudar com algumas opções de compra?

Agradeço a atenção de antemão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Heisennberg disse:

@NIGHT FALL pela imagem você acha que cabe? https://imgur.com/a/QL1gncP

 

Use uma régua para medir a distância disponível entre a base do processador e a lateral do gabinete ou consulte as dimensões dele no site do fabricante.
O cooler que recomendei tem 155mm de altura, então você precisa ter no mínimo 157mm de espaço pra caber sem problemas.

Sobre desempenho, vai baixar fácil uns 20ºC na temperatura máxima que ele atinge em stress (Se seu gabinete for bem refrigerado) além de no quesito ruído ser praticamente imperceptível.

  

19 minutos atrás, Heisennberg disse:

e eu esqueci de perguntar, precisa arrancar a placa-mãe e etc pra fazer a instalação desses coolers maiores? e obrigado pela dica

 

Depende muito do gabinete. Em modelos mais apertados as vezes é preciso, mas não parece ser o seu caso. O cooler apesar de aparentar não é tão grande, da pra colocar tranquilamente sem precisar retirar a placa-mãe.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Heisennberg disse:

@NIGHT FALL eu acho que cabe sim, aparentemente da uns 17cm até a tampa do gabinete, eu acho que vou comprar ele mesmo

 

Cabe com folga então, pode comprar tranquilo, é um cooler excelente, tanto pelo custo quanto pelo desempenho, depois dele você nunca mais vai querer um cooler box na vida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL cara, pior que eu usei uma régua meio duvidosa e deu esses 17cm, agora medi com uma régua boa que eu achei aqui basicamente da placa-mãe até a tampa do gabinete e deu 16 cm hahaha, acho que agora fiquei na dúvida, é perigoso dar ruim, porque o processador ainda tem uma saliência que podia comer mais 1 ou 2 cm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Heisennberg disse:

@NIGHT FALL cara, pior que eu usei uma régua meio duvidosa e deu esses 17cm, agora medi com uma régua boa que eu achei aqui basicamente da placa-mãe até a tampa do gabinete e deu 16 cm hahaha, acho que agora fiquei na dúvida, é perigoso dar ruim, porque o processador ainda tem uma saliência que podia comer mais 1 ou 2 cm

 

Acabei de olhar na caixa do meu Gammax e essa distancia de 155mm é da base do cooler até o topo dos heatpipes que ficam no dissipador. Vai ficar no limite, mas deve caber sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Heisennberg disse:

@NIGHT FALL vou efetuar a compra, se não servir eu devolvo, o barulho da ventoinha do meu cooler de agora está irritando demais, mas que vai ficar no limite da tampa eu tenho certeza que vai

 

Esse foi o mesmo motivo pelo qual migrei de um cooler box pra um modelo torre, o cooler do meu Phenom parecia um Helicoptero enquanto eu jogava, definitivamente um dos melhores investimentos que fiz no meu pc.

 

1 hora atrás, Heisennberg disse:

@NIGHT FALL pela imagem você acha que cabe? https://imgur.com/a/QL1gncP

 

Me fala uma coisa, estava reparando melhor na imagem que você postou, essa fan que você tem no painel traseiro é de 120 ou de 140mm?
Se for de 120mm acho que o cooler não vai caber, está muito próxima da lateral pra ter 17 cm de espaço disponível.

Sabe qual a marca e modelo do seu gabinete?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL então, o que tá escrito nele é x vxgaming, o modelo dele não consegui achar, comprei esse gabinete há mais de 2 anos ... aparentemente medindo por cima é um fan de 120mm, pra falar bem a realidade eu queria trocar esse gabinete também, mas agora não vai ter como, eu comprei um ssd m2 de 1tb que estava precisando (inclusive ele ta solto, meio pendurado, porque não tem como fixar na placa-mãe, to tentando resolver isso) e vou trocar o cooler também, aí vai apertar o $$

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Heisennberg disse:

@NIGHT FALL então, o que tá escrito nele é x vxgaming, o modelo dele não consegui achar, comprei esse gabinete há mais de 2 anos ... aparentemente medindo por cima é um fan de 120mm, pra falar bem a realidade eu queria trocar esse gabinete também, mas agora não vai ter como, eu comprei um ssd m2 de 1tb que estava precisando (inclusive ele ta solto, meio pendurado, porque não tem como fixar na placa-mãe, to tentando resolver isso) e vou trocar o cooler também, aí vai apertar o $$

 

Por essa descrição não consegui encontrar, esse termo "Vxgaming" é muito utilizado em diversas marcas, mas olhando pela medida da fan o gabinete é bem estreito, não deve ter mais que 14 ou 15 cm de largura total, creio que o Gammax realmente não vá caber, porém existem outras opções como o Hyper 411.

Ele não é tão bom quanto o Gammax 400 pelo tamanho da fon, porém o desempenho dele ainda é bem superior ao cooler box, além de ser muito menos barulhento.

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9111/cooler-master-hyper-h411r-rr-h411-20pw-r1-intelamd

 

O teste feito nele é inclusive no i5 8400

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL show cara, então é esse mesmo que eu vou comprar, as medidas são bem mais compactas, valeu demais pela atenção e pelas dicas, me salvou de verdade. Hoje tirei o dia pra resolver a fixação do ssd m2 (a minha placa-mãe não tem rosca no buraco de fixar o m2, ela tem simplesmente um buraco) achei uma tira de plástico e consegui prender ele pra não ficar pendurado, agora vou comprar o cooler e esperar chegar, só espero que consiga instalar ele de boa, a limpeza e fixação do cooler padrão deu trabalho viu, pra por ele de volta e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Heisennberg disse:

 só espero que consiga instalar ele de boa, a limpeza e fixação do cooler padrão deu trabalho viu, pra por ele de volta e etc.

 

Não tem dificuldade não, é mais uma questão de prática. Quando chegar da uma olhada no manual, tem tudo explicadinho lá de como montar.
Depois que fizer os testes volte aqui no tópico pra postar suas opiniões sobre a compra, isso agrega muito ao fórum e serve para consulta de outros usuários no futuro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@NIGHT FALL Só pra dar o feedback, chegou ontem o cooler, instalei agorinha, ta funcionando perfeitamente, e realmente, é bem silencioso e só em idle já baixou a temperatura do processador em uns 10ºC, obrigado pela dica, deixei a foto de como ficou aí (deu um pouco de trabalho pra instalar, se a placa tivesse fora do gabinete é bem fácil)

5a55f107-0fec-442e-9355-0f3dcc3496a0.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/04/2021 às 19:16, Heisennberg disse:

@NIGHT FALL Só pra dar o feedback, chegou ontem o cooler, instalei agorinha, ta funcionando perfeitamente, e realmente, é bem silencioso e só em idle já baixou a temperatura do processador em uns 10ºC, obrigado pela dica, deixei a foto de como ficou aí (deu um pouco de trabalho pra instalar, se a placa tivesse fora do gabinete é bem fácil)

5a55f107-0fec-442e-9355-0f3dcc3496a0.jpg

 

Não sei se é pelo fato do meu gabinete ser bem espaçoso ou se é pela experiência mesmo, mas sempre achei bem fácil a montagem.

Ficou muito bom, parabéns pela aquisição.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!