Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como atualizar o BIOS da prime b450m-gaming/br com segurança?


Posts recomendados

dia 19/03/20 atualizei a bios da minha placa pra versao 3002, assim q concluiu e reiniciou nao deu mais imagem, tive q acionar o rma da asus, que foi muito prestativo e solicito, kabum também teve um excelente serviço em aceitar a placa e me enviar outra nova, mais a nova esta com drive desatualizado, e por ter memorias 3200mhz gostaria de atualizar, mais gera receio novamente por ter q passar por tudo.
Obs: logo apos entrar em contato via email com a asus a bios saiu do site por 2 dias, voltando a ficar disponivel posteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Filipe Pinheiro disse:

dia 19/03/20 atualizei a bios da minha placa pra versao 3002, assim q concluiu e reiniciou nao deu mais imagem, tive q acionar o rma da asus, que foi muito prestativo e solicito, kabum também teve um excelente serviço em aceitar a placa e me enviar outra nova, mais a nova esta com drive desatualizado, e por ter memorias 3200mhz gostaria de atualizar, mais gera receio novamente por ter q passar por tudo.
Obs: logo apos entrar em contato via email com a asus a bios saiu do site por 2 dias, voltando a ficar disponivel posteriormente.

 

Provavelmente algum problema na versão da BIOS, mas se me permite a curiosidade, qual a relação entre a versão da BIOS e a velocidade da memória RAM? O que pode acontecer é a memória não ser compatível (E não funcionar) mas desde que ela funcione, a velocidade já é outra história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL  pois essa atualização, consta algumas melhorias.
PRIME B450M-GAMING/BR BIOS 3002
"- Update AMD AM4 AGESA V2 PI 1.2.0.1
- Support Smart Access Memory for Ryzen 3000 Series Processors
- Fix the L3 cache performance in AIDA64
- Improved system performance
- Improved system compatibility
- Improved memory performance"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Filipe Pinheiro disse:

@NIGHT FALL  pois essa atualização, consta algumas melhorias.
PRIME B450M-GAMING/BR BIOS 3002
"- Update AMD AM4 AGESA V2 PI 1.2.0.1
- Support Smart Access Memory for Ryzen 3000 Series Processors
- Fix the L3 cache performance in AIDA64
- Improved system performance
- Improved system compatibility
- Improved memory performance"

 

Tudo isso ai está relacionando ao uso das placas de vídeo Rx 6000 e do suporte a Smart Acess Memory para os Ryzen 3000, você não precisa de nada disso pra usar suas memórias em 3200mhz, basta acessar a BIOS, ativar o perfil XMP e as memórias vão automaticamente para a frequência nativa.

A Atualização da BIOS só vai lhe ser útil se você tiver uma placa de vídeo RX 6000 + Ryzen 3000, fora que essa versão saiu tem pouco mais de 10 dias, chance de ter problemas é considerável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Filipe Pinheiro disse:

dia 19/03/20 atualizei a bios da minha placa pra versao 3002, assim q concluiu e reiniciou nao deu mais imagem, tive q acionar o rma da asus, que foi muito prestativo e solicito, kabum também teve um excelente serviço em aceitar a placa e me enviar outra nova, mais a nova esta com drive desatualizado, e por ter memorias 3200mhz gostaria de atualizar, mais gera receio novamente por ter q passar por tudo.
Obs: logo apos entrar em contato via email com a asus a bios saiu do site por 2 dias, voltando a ficar disponivel posteriormente.

 

Tenho a mesma placa e atualizei nesta versão de bios e só tive bons resultados, o gerenciamento da memoria melhorou muito, antes consumia muita ram fazendo o mesmo que faço hj, antes era uns 13 gb, hj não passa de 10gb, salve raras exceções.

 

O desempenho também senti melhoras!

 

E olha que estou usando o 1600 AF!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Filipe Pinheiro disse:

@rogeriook você poderia me explicar a questao da atualizacao da bios, tenho duvida sobre como fazer.

 

Recomendo esse video: 

 

 

Começe a assistir em 1:36 (antes disso só papo furado)

 

Fiz a atualização via arquivo, baixei na pagina de suporte, extrai e deixei em uma pasta de fácil acesso, sempre que for extrair verifique se teve mensagens de erros na extração, caso isso ocorra, delete os arquivos extraidos e utilize outro programa para extrair, se continuar dando problema, baixe novamente o arquivo e tente novamente.

 

Se quiser mais facilidade utilize a atualização via internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/04/2021 às 13:37, rogeriook disse:

 

Tenho a mesma placa e atualizei nesta versão de bios e só tive bons resultados, o gerenciamento da memoria melhorou muito, antes consumia muita ram fazendo o mesmo que faço hj, antes era uns 13 gb, hj não passa de 10gb, salve raras exceções.

 

O desempenho também senti melhoras!

 

E olha que estou usando o 1600 AF!

@rogeriook Tive um problema relacionado ao controle PWM da minha placa que também é uma B450 Gaming/BR e fui obrigado a atualizar a BIOS.

Não notei nenhuma melhora de desempenho, nem mesmo essa otimização de uso de memória citada, inclusive baseado no seu relato resolvi fazer um teste antes da atualização abrindo as mesmas aplicações, 15 abas no Chome, 10 abas no Edge, meus aplicativos de gerenciamento e minhas máquinas virtuais, a quantidade de memória utilizada foi exatamente a mesma tanto antes quanto depois da atualização, felizmente o problema no PWM que ficava disparando a fan do processador a 100% a cada 30 segundos foi resolvido.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, NIGHT FALL disse:

@rogeriook Tive um problema relacionado ao controle PWM da minha placa que também é uma B450 Gaming/BR e fui obrigado a atualizar a BIOS.

Não notei nenhuma melhora de desempenho, nem mesmo essa otimização de uso de memória citada, inclusive baseado no seu relato resolvi fazer um teste antes da atualização abrindo as mesmas aplicações, 15 abas no Chome, 10 abas no Edge, meus aplicativos de gerenciamento e minhas máquinas virtuais, a quantidade de memória utilizada foi exatamente a mesma tanto antes quanto depois da atualização, felizmente o problema no PWM que ficava disparando a fan do processador a 100% a cada 30 segundos foi resolvido.

 

 

 

 

Ao menos resolveu seu problema.

 

Eu estava usando uma versão mais antiga, talvez seja isso, v2202.

 

Tinha um problema sério onde ao renderizar no Handbrake o PC reiniciava na segunda passada e aparentemente foi resolvido. Não posso afirmar que está 100% melhor, mas melhorou ao ponto de não acontecer esse problema neste programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@rogeriook Boa tarde amigo, estava dando uma pesquisada e vi seu nome em diversos posts q menciona essa placa-mãe, sabe me dizer se eu atualizar pra ultima versão n terei nenhum problema ? utilizo um ryzen 5 3400G com rx 5600xt, pois tenho uns probleminhas bem chatos com essa placa-mãe, sempre q conecto um headset ou caixa de osm preciso reniciar o pc pra funcionar, hj fui abrir o pc pra limpar, nem desconectei a gpu nem nada, fui só tirar a poeira das fans, e quando botei de novo nao queria dar video offboard(a placa ligava normal e ate começava a esquentar e as fans começavam a girar) tirei umas 2x e voltou a dar vídeo, no onboard nao deu problema nenhum...será q atualizando pode ser q resolva esses problemas? não terei problemas de inconpatibilidade com processador se atualizar para a ultima versão?

@rogeriook pode atualizar pra versão 3002 sem problemas que nao perde a compatibilidade com a geração 3000 ? tenho um ryzen 5 3400G

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcellohk Garantir só a Asus pode.

 

Agora levando em consideração que seu processador esta na lista de CPUs compatíveis, então não deverá ser problema.

 

https://www.asus.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-b450m-gaming-br/HelpDesk_CPU/

 

Confiei porque vi o meu na lista e deu certo. Fica a seu critério!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2021 às 16:20, Marcellohk disse:

@rogeriook Boa tarde amigo, estava dando uma pesquisada e vi seu nome em diversos posts q menciona essa placa-mãe, sabe me dizer se eu atualizar pra ultima versão n terei nenhum problema ? utilizo um ryzen 5 3400G com rx 5600xt, pois tenho uns probleminhas bem chatos com essa placa-mãe, sempre q conecto um headset ou caixa de osm preciso reniciar o pc pra funcionar

 

Isso tem cara de problema no drive do chipset, pois é ele quem controla todos os recursos da placa, faça atualização do drive baixando diretamente do site do fabricante da placa.

Em 28/04/2021 às 16:20, Marcellohk disse:

hj fui abrir o pc pra limpar, nem desconectei a gpu nem nada, fui só tirar a poeira das fans, e quando botei de novo nao queria dar video offboard(a placa ligava normal e ate começava a esquentar e as fans começavam a girar) tirei umas 2x e voltou a dar vídeo, no onboard nao deu problema nenhum...será q atualizando pode ser q resolva esses problemas?

 

Isso não é problema de BIOS mas sim frescura do hardware que ninguém explica. Eu tenho essa mesma placa na última versão da BIOS e isso também acontece sempre que preciso limpar o pc, pra dar vídeo é preciso colocar e tirar a placa ou as memórias umas duas ou três vezes.

 

Em 28/04/2021 às 16:20, Marcellohk disse:

 não terei problemas de inconpatibilidade com processador se atualizar para a ultima versão?

@rogeriook pode atualizar pra versão 3002 sem problemas que nao perde a compatibilidade com a geração 3000 ? tenho um ryzen 5 3400G

 

Uma nova versão da BIOS apenas acrescenta compatibilidade a novos modelos, não retira, porém se vai ter algum problema é impossível dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Isso tem cara de problema no drive do chipset, pois é ele quem controla todos os recursos da placa, faça atualização do drive baixando diretamente do site do fabricante da placa.

Em 28/04/2021 às 16:20, Marcellohk disse:

realmente, o problema era no driver mesmo.

10 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Isso não é problema de BIOS mas sim frescura do hardware que ninguém explica. Eu tenho essa mesma placa na última versão da BIOS e isso também acontece sempre que preciso limpar o pc, pra dar vídeo é preciso colocar e tirar a placa ou as memórias umas duas ou três vezes.

 

entendi, acho que consegui resolver, estranhamente, quando eu retirava a placa e colocava de novo com o pc deitado, estava dando video e quando levantava o gabinete parava de funcionar e nem deitando de novo voltava a dar video na gpu, apenas no onboard, ai tinha que tirar a placa e recolocar, comprei um limpa contato e dps de testar em tudo, joguei limpa contato na placa-mãe toda e aparentemente resolveu.

10 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Uma nova versão da BIOS apenas acrescenta compatibilidade a novos modelos, não retira, porém se vai ter algum problema é impossível dizer.

entendi, no caso como aparentemente ja resolvi meus problemas, vou deixar pra quando fazer meu upgrade. na vdd... você conseguiu instalar o asus aura sync nessa placa-mãe? pois eu só consegui a versao antiga a muito tempo, ee nao funciona mais... o novo aura sync eu nao consigo instalar, da erro antes... sabe como resolver? ja cheguei até a formatar a maquina mas n resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcellohk disse:

você conseguiu instalar o asus aura sync nessa placa-mãe? pois eu só consegui a versao antiga a muito tempo, ee nao funciona mais... o novo aura sync eu nao consigo instalar, da erro antes... sabe como resolver? ja cheguei até a formatar a maquina mas n resolveu.

 

Nunca usei essa aplicação, então não vou saber te informar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/04/2021 às 16:33, Marcellohk disse:

Isso não é problema de BIOS mas sim frescura do hardware que ninguém explica. Eu tenho essa mesma placa na última versão da BIOS e isso também acontece sempre que preciso limpar o pc, pra dar vídeo é preciso colocar e tirar a placa ou as memórias umas duas ou três vezes.

cara, eu preciso de ajuda urgente, eu coloco a placa com o pc deitado e ele liga, ai eu levanto o pc e a placa de video liga normal porém n da mais video? eu testei na casa de um amigo e o pc dele funcionou a placa normal, é só no meu pc essa frescura, n sei mais o que fazer, ja joguei limpa contato, limpei a placa toda e nada resolve, as vezes ela da video quando quer e as vezes nao, mas pra ter 100% de certeza de dar video só se eu tirar e colocar de novo e deitar o gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/05/2021 às 17:06, Marcellohk disse:

cara, eu preciso de ajuda urgente, eu coloco a placa com o pc deitado e ele liga, ai eu levanto o pc e a placa de video liga normal porém n da mais video? eu testei na casa de um amigo e o pc dele funcionou a placa normal, é só no meu pc essa frescura, n sei mais o que fazer, ja joguei limpa contato, limpei a placa toda e nada resolve, as vezes ela da video quando quer e as vezes nao, mas pra ter 100% de certeza de dar video só se eu tirar e colocar de novo e deitar o gabinete

 

Aparentemente deve haver algum contato do slot pci-express desnivelado, é preciso verificar pra em seguida ter ideia do que pode ser feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

E aí galera! Tenho um Prime B450M Gaming/BR e estou afim comprar um Ryzen 5 5600x. Vi que a a placa-mãe aceita o 5600x mas precisa de atualizar a BIOS e to com um pouco de receio. Alguem fez a atualização pra ultima versão (3202) que tenha funcionado bem, se possível com essa mesma CPU?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Tomahawkbr disse:

E aí galera! Tenho um Prime B450M Gaming/BR e estou afim comprar um Ryzen 5 5600x. Vi que a a placa-mãe aceita o 5600x mas precisa de atualizar a BIOS e to com um pouco de receio. Alguem fez a atualização pra ultima versão (3202) que tenha funcionado bem, se possível com essa mesma CPU?

Obrigado!

@Tomahawkbr

Versão perfeitamente funcional.

 

 

image.png.a0887cd5ec28bf13b648d3e055ee96a5.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!