Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

troquei rx 480 8g em gtx 1060 6g


Visitante
Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Troquei recentemente minha RX 480 RED DRAGON de 8GB nessa 1060  e recebi 200 reais de volta, eu queria saber qual desses 2 modelos é melhor em contrução, pois minha 480 ficava a 75c com undervolt e curva de fans customizada (80%), mas tinha sensor nos VRMs e modo de velocidade zero nos fans.

 

 

A 1060 não possui sensor nos VRMs nem modo de fan a 0% quando estiver em baixa carga, porém ela mal bate 65c com curva customizada, e com a curva padrão fica entre 69-71 após horas jogando, dps de fazer undervolt de 1050mv pra 975mv (não

consegui deixar estável em 950) e aumentando o clock em cerca de uns 100mhz ela fica entre 61-63c com fan a 65-70% de velocidade, pouco mais de 2000 RPM

 

 

Eu vi em outros posts pela internet de pessoal reclamando que essa placa da galax ficava entre 75-80c mas não é meu caso, mesmo minha casa sendo muito quente, eu recebi um chip premiado? Eu troquei a pasta dela pela GD900 (detalhe que mesmo antes de trocar ela ficava nessa temperatura de 69-70c sem curva customizada, o motivo da troca foi porque ela estava ressecada)

javaw_2021_04_16_19_37_17_725.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Não sei quanto a GTX 1060, mas estou usando uma GTX 960 da Galax HOF EXOC emprestada aqui e ela bate 80ºC fácil em 100% de load (isso porque ela é limitada pra essa temperatura por padrão, podendo ser mudado pra 95ºC). Pelo menos pelo MSI Afterburner não encontrei opção de undervolting, só consigo fazer overvolting, se não testava aqui também.

 

Mas sobre sua troca, acho que a 480 era uma opção melhor por causa dos 8GB de memória, eu não teria trocado, mesmo porque as duas são meio que equivalentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Na verdade, minha 480 tinha os clocks padrões. 1266mhz, comparei em benchmarks e essa 1060 ganha em performance, no superposition a 1060 faz quase 9k, enquanto a 480 fazia cerca de 7800, mesmo em OC ela não chegava perto dos 9k, e tipo, jogo em fullhd então eu duvido que vou bater no teto da vram tão cedo, e quando isso acontecer eu provavelmente já vou ter trocado de GPU

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não sei quanto a GTX 1060, mas estou usando uma GTX 960 da Galax HOF EXOC emprestada aqui e ela bate 80ºC fácil em 100% de load (isso porque ela é limitada pra essa temperatura por padrão, podendo ser mudado pra 95ºC). Pelo menos pelo MSI Afterburner não encontrei opção de undervolting, só consigo fazer overvolting, se não testava aqui também.

 

Mas sobre sua troca, acho que a 480 era uma opção melhor por causa dos 8GB de memória, eu não teria trocado, mesmo porque as duas são meio que equivalentes.

E chega a ser estranho uma HOF esquentar tanto, você nunca trocou a pasta dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Fuzion200 disse:

@GuilhermeGB Na verdade, minha 480 tinha os clocks padrões. 1266mhz, comparei em benchmarks e essa 1060 ganha em performance, no superposition a 1060 faz quase 9k, enquanto a 480 fazia cerca de 7800, mesmo em OC ela não chegava perto dos 9k, e tipo, jogo em fullhd então eu duvido que vou bater no teto da vram tão cedo, e quando isso acontecer eu provavelmente já vou ter trocado de GPU

E chega a ser estranho uma HOF esquentar tanto, você nunca trocou a pasta dela?

Eu não levaria benchmarks tão a sério, melhor você comparar os resultados nos jogos que você mais curte, por exemplo. Mas se você está satisfeito com a troca, está tudo certo.

 

Então, sobre a temperatura, eu paguei ela de um colega que tá com uma 1060 agora, ele ofereceu pra eu ir usando, falou que ela estava parada e esquentando muito, então decidi dar uma olhada. Ao ligar pela primeira vez e abrir um jogo aqui, já estava batendo 95ºC. Desmontei 3 vezes e troquei a pasta 3 vezes, continuou igual. Depois notei essa limitação de temperatura via MSI Afterburner, só que ela aparentemente não estava obedecendo, depois de mexer nela algumas vezes parece que ela começou a obedecer o limite. Mas estou usando ela assim, já joguei por umas 5 horas seguidas num fim de semana aqui, não deu nenhum B.O.

 

Fui fazer uns testes aqui agora pouco, a única forma de "undervolting" que encontrei foi mexendo no limite de temperatura do MSI Afterburner. Consegui reduzir a temperatura pra 70ºC e tendo quase o mesmo desempenho, isso porque a energia ficou limitada a 67% (o limite de temperatura arrasta o limite de energia junto, mas consigo controlar individualmente também). O consumo de energia medido também caiu consideravelmente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vou deixar dois prints aí comparando ela com limite em 80ºC e com limite pra 70ºC. Lembrando também que meu gabinete é bem dos ruins mesmo, genérico, circulação de ar quase não existe, mas já estou comprando um novo.

 

2054771890_70gruas.thumb.png.33239624bc18ec2b609d7fb4d25be873.png

 

989561094_80graus.thumb.png.3b94387d3f19ded72a15fb7866716a1c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Eu não levaria benchmarks tão a sério, melhor você comparar os resultados nos jogos que você mais curte, por exemplo. Mas se você está satisfeito com a troca, está tudo certo.

 

Então, sobre a temperatura, eu paguei ela de um colega que tá com uma 1060 agora, ele ofereceu pra eu ir usando, falou que ela estava parada e esquentando muito, então decidi dar uma olhada. Ao ligar pela primeira vez e abrir um jogo aqui, já estava batendo 95ºC. Desmontei 3 vezes e troquei a pasta 3 vezes, continuou igual. Depois notei essa limitação de temperatura via MSI Afterburner, só que ela aparentemente não estava obedecendo, depois de mexer nela algumas vezes parece que ela começou a obedecer o limite. Mas estou usando ela assim, já joguei por umas 5 horas seguidas num fim de semana aqui, não deu nenhum B.O.

 

Fui fazer uns testes aqui agora pouco, a única forma de "undervolting" que encontrei foi mexendo no limite de temperatura do MSI Afterburner. Consegui reduzir a temperatura pra 70ºC e tendo quase o mesmo desempenho, isso porque a energia ficou limitada a 67% (o limite de temperatura arrasta o limite de energia junto, mas consigo controlar individualmente também). O consumo de energia medido também caiu consideravelmente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu comparei nos jogos, ela continua ganhando, o unico caso que ela saiu perdendo foi no red dead pois as RX entregam performance melhor em vulkan

 

 

Assim que peguei essa 1060 eu também estava totalmente confuso porque eu não conseguia diminuir a tensão. Se eu fosse você ficaria de olho nos VRMs, se ela tava superaquecendo assim, imagina eles

 

Vou gravar um video mostrando como fazer undervolt e te mandar

 

 

 

 

@GuilhermeGB Tutorial Undervolt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Fuzion200 amigo, obrigado o tutorial, mas logo depois de notar que o Ctrl+F não estava fazendo nada aqui, vi na internet que o undervolt dessa forma aí só funciona em placas NVIDIA da série Pascal (GTX 1000) ou superior. De qualquer forma, agradeço o esforço.

Sinto muito nesse caso, você tentou desbloquear o controle de tensão pra ter certeza? é realmente estranho não conseguir em placas mais antigas

9 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Fuzion200 amigo, obrigado o tutorial, mas logo depois de notar que o Ctrl+F não estava fazendo nada aqui, vi na internet que o undervolt dessa forma aí só funciona em placas NVIDIA da série Pascal (GTX 1000) ou superior. De qualquer forma, agradeço o esforço.

é, acabei de ver na internet e n tem mesmo, bizarro, e pelo que vi o método que você fez de diminuir o consumo é o mais util, mas vi gente recomendando você de diminuir o consumo e aumentar o clock até você ficar satisfeito, assim n vai ter a perda de performance q teria só diminuindo o consumo

9 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Sinto muito nesse caso, você tentou desbloquear o controle de tensão pra ter certeza? é realmente estranho não conseguir em placas mais antigas

é, acabei de ver na internet e n tem mesmo, bizarro, e pelo que vi o método que você fez de diminuir o consumo é o mais util, mas vi gente recomendando você de diminuir o consumo e aumentar o clock até você ficar satisfeito, assim n vai ter a perda de performance q teria só diminuindo o consumo, outra coisa q vai te ajudar muito é usar o PC em bancada, montado em uma mesa fora do gabinete, eu faço isso porque o gabinete q tenho aqui é aqueles de escritório, minha 480 antiga passava dos 80c nele por n ter espaço pra ventilar mesmo com a tampa aberta

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fuzion200 na verdade ainda fica limitada aos 80 graus, só que normalmente a placa vai diminuindo um pouco o clock com o passar do tempo, a velocidade de ventoinha vai aumentando também, tudo pra não deixar a temperatura subir mais, acho que a tampa aberta ajuda um pouco nisso. Com a minha GTX 660 (uma ZOTAC AMP! Edition) o efeito de abrir a tampa do gabinete é bem perceptível, só que ela normalmente não passa dos 75ºC (ajustando as curvas dos fans), com a tampa aberta ficava nos 70ºC ou menos.

 

Pra falar a verdade eu acredito que essa GTX 960 tem algum tipo de defeito, tem a questão de que quando eu fui testar ela pela primeira vez estava batendo 95ºC fácil, mesmo por padrão ela sendo limitada a 80ºC, o software não reportava a velocidade dos fans (parece que só começou a reportar depois que reconectei a alimentação dos fans na placa), mas eu via que eles estavam girando, inclusive às vezes ela até iniciava com eles na velocidade máxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Fuzion200 na verdade ainda fica limitada aos 80 graus, só que normalmente a placa vai diminuindo um pouco o clock com o passar do tempo, a velocidade de ventoinha vai aumentando também, tudo pra não deixar a temperatura subir mais, acho que a tampa aberta ajuda um pouco nisso. Com a minha GTX 660 (uma ZOTAC AMP! Edition) o efeito de abrir a tampa do gabinete é bem perceptível, só que ela normalmente não passa dos 75ºC (ajustando as curvas dos fans), com a tampa aberta ficava nos 70ºC ou menos.

 

Pra falar a verdade eu acredito que essa GTX 960 tem algum tipo de defeito, tem a questão de que quando eu fui testar ela pela primeira vez estava batendo 95ºC fácil, mesmo por padrão ela sendo limitada a 80ºC, o software não reportava a velocidade dos fans (parece que só começou a reportar depois que reconectei a alimentação dos fans na placa), mas eu via que eles estavam girando, inclusive às vezes ela até iniciava com eles na velocidade máxima.

Possível que seja defeito mesmo, HOF é pra ser um dos melhores modelos de GPU, olha esse Print testando o modelo HOF EXOC BLACK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fuzion200 a que estou aqui é exatamente a HOF EXOC Black, também procurei alguns testes e achei estranho os resultados em comparação com a que eu tenho aqui. Eu estava até pensando em comprar ela do meu colega, mas acho que não vale muito a pena. O mais complicado é que qualquer placa de vídeo hoje está com preços astronômicos, então não devo trocar a minha tão cedo, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Ela não compensa principalmente por ser o modelo de 2GB que já deixa ela bem limitada, mas como é do seu amigo, se ele fizer um preço baixo eu pensaria em adquirir, já q uma dessa você acha na faixa dos 1000+, não é o modelo hof, mas é o mesmo chip gráfico.

Eu acho difícil sua GPU ter algum defeito causando aquecimento. provavelmente é pura culpa da falta de airflow do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Fuzion200 disse:

Eu vi em outros posts pela internet de pessoal reclamando que essa placa da galax ficava entre 75-80c mas não é meu caso, mesmo minha casa sendo muito quente, eu recebi um chip premiado?

Não. Chip premiado você sabe que pegou se ele alcança clock alto e/ou tensão baixa (de preferência ambos simultaneamente). Comparação de temperatura não serve pra saber a qualidade do chip porque tem n fatores envolvidos, temperatura ambiente, ventilação e organização do gabinete, idade da placa, método de teste, etc.

De forma geral, a 1060 6 GB é mais ou menos do mesmo nível da 480, levemente melhor em alguns jogos como você percebeu. Estranha essa troca, te pagaram e você ficou com a placa melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Não. Chip premiado você sabe que pegou se ele alcança clock alto e/ou tensão baixa (de preferência ambos simultaneamente). Comparação de temperatura não serve pra saber a qualidade do chip porque tem n fatores envolvidos, temperatura ambiente, ventilação e organização do gabinete, idade da placa, método de teste, etc.

Sobre o CHIP premiado, foi uma piada, eu sei que é relacionado a isso dos clocks e tensões, só achei estranho a minha ser fria desse jeito enquanto várias outras pessoas dizem que ela roda entre 75-80c

 

agora, Fuzion200 disse:

Sobre o CHIP premiado, foi uma piada, eu sei que é relacionado a isso dos clocks e tensões, só achei estranho a minha ser fria desse jeito enquanto várias outras pessoas dizem que ela roda entre 75-80c

 

E sobre essa config que fiz? fica 992mv a 2ghz, acha que ficando estável nessa configuração com temperatura baixa vai degradar ela? o padrão dela é 1050mv

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar dos 8 GB serem um ponto a favor da RX 480 eu acho que só a RX 580 (8 GB) chega ao nível da GTX 1060 6GB e até a supera em alguns pontos, mas no fim das contas as RX 500 são apenas um refresh mesmo da anteriores (RX 400) e tem também a RX 590 que vai um pouco além da GTX 1060 6GB e é fabricada no processo de 12 nm.

 

Aqui com a minha eu consegui estabilizar a 2050 MHz @ 943 mV e 2025 MHz @ 925 mV. As temperaturas ficam a uma máxima de 69° C, em algum momento chegou aos 70° C mas caiu para os 69° C novamente. Nos 2025 MHz as temperaturas ficam a uma máxima de 65° C e eu ainda estou testando pra ver se meros 25 MHz impactam a performance ou se posso desconsiderar.

E essas temperaturas ocorrem nos dias mais quentes inclusive, se pegar um dia mais frio fica ainda mais tranquilo.

 

Há pouco tempo eu fiz uma limpeza geral na placa, troquei a pasta térmica (Thermal Grizzly Kryonaut), queria trocar os thermal pads também porém não sei se a GPU utiliza thermal pads de 1.5 mm ou 1.0 mm, então deixei isso pra ver no futuro.

 

Para todos os efeitos, a minha curva de clock com undervolt e um sutil overclock em ação é essa:

image.thumb.png.b506d23043e969273fcb174758fbc8ba.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

Apesar dos 8 GB serem um ponto a favor da RX 480 eu acho que só a RX 580 (8 GB) chega ao nível da GTX 1060 6GB e até a supera em alguns pontos, mas no fim das contas as RX 500 são apenas um refresh mesmo da anteriores (RX 400) e tem também a RX 590 que vai um pouco além da GTX 1060 6GB e é fabricada no processo de 12 nm.

 

Aqui com a minha eu consegui estabilizar a 2050 MHz @ 943 mV e 2025 MHz @ 925 mV. As temperaturas ficam a uma máxima de 69° C, em algum momento chegou aos 70° C mas caiu para os 69° C novamente. Nos 2025 MHz as temperaturas ficam a uma máxima de 65° C e eu ainda estou testando pra ver se meros 25 MHz impactam a performance ou se posso desconsiderar.

E essas temperaturas ocorrem nos dias mais quentes inclusive, se pegar um dia mais frio fica ainda mais tranquilo.

 

Há pouco tempo eu fiz uma limpeza geral na placa, troquei a pasta térmica (Thermal Grizzly Kryonaut), queria trocar os thermal pads também porém não sei se a GPU utiliza thermal pads de 1.5 mm ou 1.0 mm, então deixei isso pra ver no futuro.

 

Para todos os efeitos, a minha curva de clock com undervolt e um sutil overclock em ação é essa:

image.thumb.png.b506d23043e969273fcb174758fbc8ba.png

Fiquei com um pouco de inveja pois só consigo 2ghz a quase 1000mv, você acha que isso diminui a vida util da placa? aumentar o clock mesmo fazendo undervolt?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fuzion200 disse:

@GuilhermeGB Ela não compensa principalmente por ser o modelo de 2GB que já deixa ela bem limitada, mas como é do seu amigo, se ele fizer um preço baixo eu pensaria em adquirir, já q uma dessa você acha na faixa dos 1000+, não é o modelo hof, mas é o mesmo chip gráfico.

Eu acho difícil sua GPU ter algum defeito causando aquecimento. provavelmente é pura culpa da falta de airflow do gabinete.

Não me refiro a um defeito na GPU em si, mas em algum componente do sistema de refrigeração, talvez em algum sensor ou o contato entre dissipador e GPU não está bom, sei lá, nem faço ideia. Minha GTX 660 consome mais energia, tem dimensões menores, ventoinhas menores e esquenta bem menos, testei ela aqui no meu PC agora pouco, ficou abaixo dos 70ºC, sem falar que ela leva um tempinho pra temperatura subir, a GTX 960 atinge temperaturas altas bem rápido. Mas acho melhor deixar esse assunto de lado pra não sair fora do foco do seu post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fuzion200 disse:

Fiquei com um pouco de inveja pois só consigo 2ghz a quase 1000mv, você acha que isso diminui a vida util da placa? aumentar o clock mesmo fazendo undervolt?

 

Teoricamente não, até porque eu não me lembro muito das voltagens padrão dela mas apesar de estar com o clock maior, a tensão é menor e consequentemente vai esquentar menos. Então sempre tem um ponto de equilíbrio ai.

Pelo menos antes que eu viesse a mexer nisso de fato, minhas temperaturas estavam chegando aos 80° C com muito mais facilidade.

 

p.s. Acabei de checar aqui pelo MSI Afterburner, com tudo no padrão são 1961 MHz @ 1050 mV.

Minha GTX 1060 é a Zotac AMP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!