Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atrás de uma placa de vídeo para meu pc para eu iniciar a minerar criptomoeda


Posts recomendados

@Phoenyx  O que observei fazendo alguns teste aqui é que o clock da memória parece influenciar bem mais no hash rate. De 1340 MHz (stock) até 1200 não perco hash nenhum e mesmo em 1000 a perda é bem pequena, enquanto por outro lado se subo o clock da memória os ganhos são substanciais. Pra mim isso indica que talvez o gargalo na forma como os algoritmos atuais (usei o Dagger Hashimoto) funcionam, pelo menos pras placas mais 'básicas', esteja na banda da memória e não no clock da GPU.

Meus resultados foram 23~24 MH/s (na casa de US$ 2 a 3,50/dia, dependendo do momento) com consumo de ~82 W, tensão em 0,95 V (padrão é 1,15 V), GPU em 1200 MHz e memória em 2000 MHz (stock). Temperatura na casa dos 55~60 graus, com o fan pelos 50~60%.

image.png.2899cad981fdd5d30b6f2ef816ac6ad0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Shaman93 Sinceramente não sei, mas não faz sentido você utilizar uma placa de vídeo justamente pelos processadores de fluxo e os mesmo não serem amplamente aproveitados, concorda? Cabe pesquisa aí.

Talvez o core voltage não esteja ligado a eles e sim apenas ao processador gráfico principal.

Ou o gargalo seja justamente a banda de memória, pois o cálculo é muito mais rápido do que uma aplicação gráfica típica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em casa tem placa solar e sobra muita energia onde virar credito para o próximo mês, ai queria saber uma placa boa para eu ir ganhando experiência sabe, me diz ai a placa mas encomta  e qual a plataforma/programa bom e qual a moeda que devo iniciar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, GIULIO GABRIEL MARCHETTI disse:

Aqui em casa tem placa solar e sobra muita energia onde virar credito para o próximo mês, ai queria saber uma placa boa para eu ir ganhando experiência sabe, me diz ai a placa mas encomta  e qual a plataforma/programa bom e qual a moeda que devo iniciar 

 

Tem vários canais do Youtube com dicas sobre mineração, mas um cara chamado Denny Torres explica de forma bem amigável para leigos, inclusive com planilhas de custo/ganhos, o que rende cada VGA, a mais rentável é a 3060, uma das razões de estar com um baita ágio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Yan_ Não faz muito sentido, sendo que um dos benefícios da placa de vídeo é exatamente a utilização dos stream processors (cuda cores, enfim) para calcular o hash. O que pode ocorrer é a menor utilização do GPU pois suas instruções gráficas não são exigidas (APIs).

De qualquer forma o controlador de memória tmb está inserido no chip gráfico.

@Fuzion200 Não senhor, o aumento de clock acarreta em mais atrito, independente da tensão. Tanto que você terá aumento de temperatura.

Veja o vcore de processadores antigos, ultrapassando a casa dos 2v, e o baixo TDP que mal exigia cooler em alguns casos.

undervolt serve exatamente pra isso, diminuir temperatura, por isso que eu disse q no pior dos casos você vai acabar tendo a mesma vida útil das configurações originais da placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Fuzion200 Você não entendeu nada do que expliquei, releia.
O maior stress no chip não é a tensão e sim o atrito dos elétrons perante ao clock (velocidade), e por consequência aumento de temperatura. Do contrário um chip a 3.3v, como os Pentium 75, precisariam de refrigeração subzero. Tanto que este processador citado consome apenas 8W em full load.

 

Se você diminuir a tensão mas disparar os clocks terá MENOR vida útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Phoenyx Pelo jeito é algo relacionado com a limitação de banda da memória mesmo, supostamente uma das características que torna a mineração de Ethereum 'resistente' a ASICs. Então não é como se não fossem todos os núcleos usados, eles são, mas não adianta aumentar a frequência de ciclos se o gargalo é a transferência de informação da memória. Pra outras criptomoedas pode ser diferente, mas ao que me consta qualquer uma que valha a pena minerar com GPU tem que ser ASIC-resistente.

image.png.53143ebcd6c9b42b1e00d86af9af728f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Shaman93 E porque será que todos reclamam sobre a quantidade de memória? Talvez funcionem como uma espécie de cache, já que a banda tá lotada e é melhor ter mais VRAM do que transferir pro sistema mais limitado ainda? Tipo o cache L3 do Ryzen?

Cara, vou pesquisar isso, mas deve ser por aí. Os processadores de stream são mais rápidos no cálculo do que a banda de memória, aí compensaria deixar "equilibrado" pra gastar menos energia, afinal seriam ciclos desperdiçados.

 

Não sei se deixei claro, mas o que quero dizer no caso é que a quantidade de VRAM apenas mascara a capacidade de hash da placa, porque quando atingir seu limite neste caso irá retornar valores como a outra de menor capacidade.
Vou testar isso na HBM2.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
3 minutos atrás, Yan_ disse:

@Marcus Vinicius Kagohara Zaboroski R$ também está sujeito para mais ou para menos, tanto é que há uns 11 anos atrás: R$ 1 = $ 1

Mas o bitcoin é ultra volátil... Há 2 semanas valia 15% a mais, ao mesmo tempo em que há 1 ano valia 20% do que vale hoje. É um investimento de alto potencial, mas também alto risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Yan_ Mais, depois que o FHC saiu já tava em 2 reais. Perdurou isso aí até o segundo mandato do lulinha. Com a dilminha teve a crise de 2012, 2017 teve outra, e agora essa aí pra atochar de vez.

@Shaman93 Na real pelo que estou acompanhando terá recesso no bitcoin, ou estou enganado? Já vi o Ethereum caindo, se o pessoal ficar de boa talvez peguem placas usadas com bom preço (não preço pré pandemia, mas melhor do que o atual).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Yan_ disse:

@Marcus Vinicius Kagohara Zaboroski R$ também está sujeito para mais ou para menos, tanto é que há uns 11 anos atrás: R$ 1 = $ 1

Sim! o que quis dizer eh q tem q pensar q vx está acumulando por exemo eth, que apesar de ser uma cripto boa, tem uma volatilidade absurda se comparado por exemplo a qualquer outro ativo na B3. É isso torna e risco/retorno maior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Phoenyx disse:

@Shaman93 Na real pelo que estou acompanhando terá recesso no bitcoin, ou estou enganado? Já vi o Ethereum caindo, se o pessoal ficar de boa talvez peguem placas usadas com bom preço (não preço pré pandemia, mas melhor do que o atual).

Se me perguntassem isso há uns 10 dias atrás eu diria que sim, parecia estar havendo uma tendência bem clara (o que vinha me deixando bem feliz, to louco pra dar um upgrade GPU, rs). De lá pra cá parece que reverteu um pouco e estabilizou. Dia 25 chegou no mínimo de 49k e agora já está oscilando diariamente entre uns 56 a 58k. Outras moedas tem peculiaridades individuais, mas via de regra tendem a acompanhar o bitcoin. O próprio ethereum teve o mesmo comportamento: uma subida exponencial desde o final do ano passado, tendência de estabilização e queda a partir do final de fevereiro até final de março e voltou a subir muito desde semana passada (de 1,6k pra 2,9k). A longo prazo é uma caixinha de surpresas, tem os que dizem que a bolha vai estourar e você vai perder toda a grana, tem os que dizem pra "dar all in" que é lucro garantido. Eu fico bem na dúvida, mas to cogitando botar uma parte das economias em bitcoin se/quando baixar perto dos 50k de novo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Shaman93 disse:

Se me perguntassem isso há uns 10 dias atrás eu diria que sim, parecia estar havendo uma tendência bem clara (o que vinha me deixando bem feliz, to louco pra dar um upgrade GPU, rs). De lá pra cá parece que reverteu um pouco e estabilizou. Dia 25 chegou no mínimo de 49k e agora já está oscilando diariamente entre uns 56 a 58k. Outras moedas tem peculiaridades individuais, mas via de regra tendem a acompanhar o bitcoin. O próprio ethereum teve o mesmo comportamento: uma subida exponencial desde o final do ano passado, tendência de estabilização e queda a partir do final de fevereiro até final de março e voltou a subir muito desde semana passada (de 1,6k pra 2,9k). A longo prazo é uma caixinha de surpresas, tem os que dizem que a bolha vai estourar e você vai perder toda a grana, tem os que dizem pra "dar all in" que é lucro garantido. Eu fico bem na dúvida, mas to cogitando botar uma parte das economias em bitcoin se/quando baixar perto dos 50k de novo.

Muts gente falando em Bitcoin a $100k e eth a $5k até o fim do ano, acho q sobem mas nem tanto

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho 3 gtx 1660 rodando aqui, depois dessa alta acabei pegando uma RX 5700Xt de um conhecido (paguei R$4500). mas em 3 meses tiro o valor da placa entao por enquanto estou tranquilo.

 

Mas hoje mesmo, eu nao compraria vga pra minerar, ta valendo mais a pena fazer stacker do que pagar 8k em uma 3060 ti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!