Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo com fan em 100%


Posts recomendados

Boa tarde, amigos! Espero que todos estejam bem!

 

Eu tenho uma GTX980, modelo Windforce - G1 Gaming. Ela possui 3 fans.

Ontem eu joguei normalmente no meu PC, desliguei ele e hoje de manhã quando fui ligar, a placa começou a apresentar um comportamento anormal.

Dos 3 fans que ela possui, o do meio está parado, sem girar e os outros dois estão girando tão rápido que você consegue escutar de longe, então acredito que estejam em 100% da sua capacidade.

Os programas de monitoramento mostram que os fans estão em "0 RPM" (conforme imagem em anexo), sendo assim, também não consigo controlá-los via software.

 

O que pode ser? Será que tem conserto? 

Eu entendo o básico sobre, mas acredito que seja problema físico mesmo... querendo ou não, ela tem bastante tempo de uso já. Minha guerreira :(

 

Muito obrigado desde já!

EDIT: os 60 ºC que marca ali como temperatura máxima que ela atingiu, foi durante um teste do FurMark. Ela se mantém em 30 ºC em idle.

 

 

Screenshot_1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Agemura Boa-tarde, você faz limpeza frequentemente no seu computador? Pelo que você disse, ela já tem um bom tempo de uso, é possível que seja algum acumulo de poeira, desgaste ou algo do tipo.

Já tentou setar a velocidade das fans manualmente? Se possível peço que tente fazer isso pelo MSI Afterburner.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nickson Cairo olá, amigo!
Primeiramente obrigado por responder.

Respondendo as suas perguntas, costumo sim fazer a limpeza do meu computador frequentemente. Ele não tem acumulo de poeira, e é bem simples de limpar pois é um gabinete full tower.

A placa de vídeo em si está limpinha, a pasta térmica que utilizo nela é a Arctic Silver 5. Todos os thermal pads dela são novinhos. Ela possui até apoio pra que o peso dela não danifique o slot PCI-e e para que também ela não envergue. O modelo dela possui backplate.

 

Tentei fazer o gerenciamento dos fans via MSI Afterburner e mesmo assim não foi possível. Eu mexo na velocidade, aplico a configuração e ela se mantém no mesmo estado.

O fan do meio, que está parado, às vezes tenta girar um pouquinho e depois para novamente. Não tem nada impedindo que ele gire.

EDIT:


@Nickson Cairo eu tentei algo aqui agora e meio que deu certo.

Minha placa de vídeo não tem aquele sistema "fan stop", onde quando a placa de vídeo está numa temperatura muito baixa, ela desliga os fans automaticamente pra evitar desgaste e/ou acumulo de poeira desnecessário.
Eu extraí a bios original da minha VGA pelo GPU-z, editei a mesma bios pelo Maxwell Bios Tweaker e mudei as configurações dos fans. 

Eu meio que adicionei o sistema "fan stop" na minha placa de vídeo. Eu setei que quando ela estiver a 40 ºC, os fans devem ficar desligados e tal e mantive o restante da mesma forma.

Eu gravei a bios editada, fiz a reinicialização do sistema e voltou ao normal. Consigo até controlar novamente pelo MSI Afterburner. Vamos ver se vai ficar assim ou se vai dar problema de novo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Nickson Cairo disse:

@Gustavo Agemura Bom amigo, minhas suspeitas eram essas, pelo que você disse acredito que seja algo interno a placa de vídeo ou a fan. Na parte em que disse que não tem nada impedindo que ela gire, você tentou girar a ventoinha manualmente?

Ela gira normal quando eu forço com o dedo. Acredito fortemente que não é problema com as fans e sim com a placa de vídeo. Mas depois que fiz o processo que citei no EDIT ali em cima, ficou normal de novo. Vamos ver até quando...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!