Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar 9v com 2v.


Posts recomendados

Em 03/06/2021 às 17:34, Liviajljg disse:

Obrigada!
Agora está correto? Eu queria tirar outra dúvida sobre esse projeto.
.
image.png.aa68113694d689a84246603fcf293b43.png

Bom dia! Eu aqui de novamente!
Eu tive que parar esse projeto, mas quero voltar a falar sobre.
.
Tentarei ser o mais clara possível.
Esses 2 volts vem de uma fonte que liga um led, que é ligado e desligado manualmente. 
Através da alimentação desse led, quero aproveitar essa corrente para acionar esse motor que necessitará da energia da bateria de 9v. 
 Esse motor era alimentado por uma bateria de 9v e li que é no máximo 6 amperes.
.
 Resumo: 
.
 Quando eu ligar a energia que acende o led, quero que o motor receba os 9v da bateria (max. 6A.).
.
 Irei desligar o Led em 2 segundos.
.
 Esse esquema do desenho irá suportar ou devo trocar algo?

Em 04/06/2021 às 13:14, Renato.88 disse:

No primeiro esquema é mostrado um BC639, esse transistor é fraco pra ligar motor além de não ter local pra dissipador. 

Um transistor mais adequado seria os da linha TIP. 

Como por exemplo os TIP29, 31 e 41.

Posso substituir o BC639 pelo TIP41C sem problemas? Eu esqueci de informar no início sobre a corrente de 6 amperes, por isso acho que o amigo sugeriu o BC636, mas creio que tenha mesmo que ser o que você sugeriu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, alexandre.mbm disse:

 

Manualmente?

Sim. Será ligado e desligado manualmente.

Em 03/06/2021 às 17:34, Liviajljg disse:

Obrigada!
Agora está correto? Eu queria tirar outra dúvida sobre esse projeto.
.
image.png.aa68113694d689a84246603fcf293b43.png

Como o motor é de 6A, eu estava pensando em colocar um transistor de 9A, por segurança. Possso fazer essa substituição do transistor?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 minutos atrás, Liviajljg disse:

energia da bateria de 9v. 
 Esse motor era alimentado por uma bateria de 9v e li que é no máximo 6 amperes

Fale + sobre tal bateria e principalmente sobre o tal motor.

 

22 minutos atrás, Liviajljg disse:

substituir o BC639 pelo TIP41C sem problemas

Sim tem problemas mas resolvíveis: tem que aplicar maior corrente na base do tip. Quase que a mesma que circularia numa bobina de um relé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, .if disse:

Fale + sobre tal bateria e principalmente sobre o tal motor.

 

Sim tem problemas mas resolvíveis: tem que aplicar maior corrente na base do tip. Quase que a mesma que circularia numa bobina de um relé.

 A corrente do Led é de 3 volts. Irei tentar fazer apenas com o trsnsitor, pois creio que um transistor que ative com 3 volts e aguente pelo menos uma corrente de 5 ampers, possa aguentar, já que irá funcionar por apenas 2 segundos.
 Falei besteira???!!!!

Em 04/06/2021 às 13:14, Renato.88 disse:

No primeiro esquema é mostrado um BC639, esse transistor é fraco pra ligar motor além de não ter local pra dissipador. 

Um transistor mais adequado seria os da linha TIP. 

Como por exemplo os TIP29, 31 e 41.

A corrente na base sendo de 3v, mais uns 6 amperes do motor, qual transistor você acha que seria o ideal?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... ainda há um certo nevoeiro no ar. Se achar que deve, fale + sobre o projeto, que tipo de motor, o que aciona, o que ele faz e etc. Também fale com desenhos fotos e imagens, Mas claro, se não for segredo de estado e se quiser ajuda mais efetiva.

Sobre o tip41

ip0276_01.jpg

Considerando que seu limite é 6A e um HFE de 15, a corrente de base deve ser de 6/15 = 400mA o que é relativamente alta. E tem+: na prática há outras teorias...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, .if disse:

ip0276_01.jpg

 

Considerando que seu limite é 6A e um HFE de 15, a corrente de base deve ser de 6/15 = 400mA o que é relativamente alta. E tem+: na prática há outras teorias...

 

O tópico começou falando numa fonte de 2V para excitar um transistor. Depois veio com o aasunto de ter um LED no meio do caminho. Não entendi. Só o LED já requer 3V. Se você tivesse uma fonte de 5V, poderia fazer uma associação em paralelo, onde o LED seria apenas um "ramo" de sinalização.

 

O ganho informado em datasheet é uma faixa de possibilidades. O seu exemplar de transistor deverá ter o ganho aferido. Caso você consiga um exemplar de hFE = 50, terá uma máxima Vbe = 120 mA.

 

Explique novamente as tensões que você tem. E a capacidade de corrente nelas. Por exemplo, será que você tem aí uma porta USB de 5V por 500 mA?

 

Update

 

@Liviajljg

 

 

@Liviajljg, penso que lhe serão úteis — neste momento (imediatamente) — as aulas 21, 22 e 23. Ou, quem sabe, ainda outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Liviajljg disse:

Através da alimentação desse led, quero aproveitar essa corrente para acionar esse motor que necessitará da energia da bateria de 9v. 
 Esse motor era alimentado por uma bateria de 9v e li que é no máximo 6 amperes.
.

 

Pessoal ... notaram a corrente máxima do motor, 6A ???? 

Se for usada uma bateria comum de 9V dessas que se compra em qualquer lugar, se der 150mA de pico já será muita coisa .....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, aphawk disse:

Se for usada uma bateria comum de 9V dessas que se compra em qualquer lugar...

 

@aphawk , eu não comentei nada a respeito disso por causa do seguinte:

 

3 horas atrás, aphawk disse:

Palavras de @Liviajljg:

Esse motor era alimentado por uma bateria de 9v e li que é no máximo 6 amperes.

 

Pensei: deve ser uma bateria adequada, a que ela terá lá, substituindo a anterior.

 

Update

 

@Liviajljg, dê uma olhada no tópico recente sobre o minicompressor Tramontina. Há questões sobre "correntes de pico" em motores DC.

 

O pico de potência vem quando o motor é mecanicamente exigido.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Paulão, sim obviamente sabíamos da potência da bateria 9V é incompatível com o projeto no entanto claramente a pessoa tem dificuldades com a elétrica-eletrônica por isso lhe peço informações a fim de conduzi-la de maneira adequada. Mas como entendemos também um pouco de psicologia humana, aguardemo-la pacientemente.

 

Apesar de tudo, percebemos alguma vontade pois ela acertou e corrigiu o esquema. Faltam poucas arestas a aparar mas sem informações estamos com mãos atadas.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, .if disse:

Paulão, sim obviamente sabíamos da potência da bateria 9V é incompatível com o projeto no entanto claramente a pessoa tem dificuldades com a elétrica-eletrônica por isso lhe peço informações a fim de conduzi-la de maneira adequada. Mas como entendemos também um pouco de psicologia humana, aguardemo-la pacientemente.

 

Apesar de tudo, percebemos alguma vontade pois ela acertou e corrigiu o esquema. Faltam poucas arestas a aparar mas sem informações estamos com mãos atadas.

Boa noite!
Eu fiz o que foi sugerido, mas o motor não ligou. Aí para testar o projeto, tirei o motor e colocou um Led. Funcionou perfeitamente.
  Também testei em um letreiro de led que funciona com 3 Pilhas AA e o led acendeu perfeitamente.
 Estou pensando em colocar um Módulo Elevador De Tensão.
.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, alexandre.mbm disse:

a tensão de pico do transistor seja baixa.

 

O que acontece com o transistor

Baixa tensão e alta corrente quando se encontram causam um grande aquecimento: um belo desperdício. Um remédio pra isso [quando é inevitável] p.ex. os water coolers da vida. Ok... óbvio d+ pra você caro leitor mas talvez nem tanto pra autora. No seu caso a alternativa...

13 horas atrás, Liviajljg disse:

pensando em colocar um rele

... parece promissora. Mas não sem lutar. Há alternativas semicondutoras mas com semiinformações atingimos o limite da 'condução' 😁

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, .if disse:

Há alternativas semicondutoras

 

@Liviajljg, ESCs e pontes-H "robustas" (no modelismo) costumam usar MOSFETs.

 

O tópico pode se tornar complicado, mas por enquanto ele ainda nem se tornou alguma coisa. Explique mais.

 

Update

 

Quer dizer... o tópico já foi até resolvido!

 

Seria melhor criar outros. Já identifico as seguintes demandas:

 

– Desligamento automático

– Motor com transistor bipolar

– Motor com relé

– Motor com MOSFETs

 

Só aí já seriam quatro tópicos. Para seguimento do trato com o motor se faz necessário conhecê-lo, e conhecer a aplicação que se quer dele.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, .if disse:

Baixa tensão e alta corrente quando se encontram causam um grande aquecimento: um belo desperdício.

 

Um remédio pra isso [quando é inevitável] p.ex. os water coolers da vida.

 

O transistor sobrecarregado vai feder e morrer, não?!

 

O que me intrigou foi o datasheet informar uma tensão de pico relativamente baixa, se comparada com a tensão máxima de 6A.

 

E picos deveriam ser "instantes".

 

Por certo essa história explica vermos tantos MOSFETs nessa ceara de driver para motores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

O transistor sobrecarregado vai feder e morrer, não?!

 

O que me intrigou foi o datasheet informar uma tensão de pico relativamente baixa, se comparada com a tensão máxima de 6A.

 

E picos deveriam ser "instantes".

 

Por certo essa história explica vermos tantos MOSFETs nessa ceara de driver para motores.

 Fiz com um MOSFET que encontrei em uma fonte, mas não funcionou. Amanhã irei comprar um novo e farei o teste.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!