Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É seguro usar o USB-C que vem com o celular para um controle?


Posts recomendados

  • Moderador

@Allanpada, bom dia!

Contanto que atenda às especificações de corrente que o controle requer, funcionará sem problemas!
Como cabo de celular já é feito pensando em uma corrente mais alta que o padrão USB 2.0 requer, não terás nenhum problema com isto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Allanpada Deve funcionar perfeitamente na porta USB do seu PC, caso ela não tenha nenhum problema. porém um caso que pode sim danificar o controle eh conectando ele na torre do carregador do celular e colocar na tomada, pois se ele for turbo, provavelmente vai queimar as trilhas do circuito (já aconteceu com alguns amigos meus com controle de PS4). Não sei quanto ao controle do Series, mas eu não recomendo você usar ele por muito tempo no cabo, pois com 3 controles meus do One normal (que sempre usei cabeado por volta de 1/2 anos) chega uma hora que ele simplesmente para de reconhecer quando você coloca ele cabeado, não tenho ideia do porque. Ele fica procurando por bluetooth ao invés de apenas conectar ou simplesmente não mantem a luz do controle acesa, mas funcionam normal por bluetooth.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, JeanLN disse:

pois com 3 controles meus do One normal (que sempre usei cabeado por volta de 1/2 anos) chega uma hora que ele simplesmente para de reconhecer quando você coloca ele cabeado

Estranho, tenho um de Xbox One (versão com p2) e utilizei conectado via cabo USB durante vários anos, e ainda funciona muito bem, isto que deixo sempre ligado na porta USB do PC. O cabo usado é o que veio junto a caixa do controle. (original Microsoft)

Usando outro cabo ou entrada do PC o sintoma continua?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Não sei se é mau uso meu, mas sim. Mesmo com cabos diferentes e fontes de energia diferentes. Em todos os 3 aconteceram isso; o controle que veio com o console (modelo antigo), um em que comprei com o kit play and charge e sempre usei com o cabo original e por fim um que uso hoje em dia (os dois últimos sendo modelo Slim), em que desisti de tentar conectar no PC e comprei um adaptador bluetooth pra jogar no PC. Já vi em alguns tópicos da própria M$ em que pessoas tem o mesmo problema e em comentários do youtube sobre isso e não encontrei solução a não ser refazer as trilhas da entrada de energia. Tomara que tenham resolvido isso nos novos modelos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanLN

Único sintoma estranho que me ocorreu até hoje foi quando resolvi atualizar o firmware do controle. Após realizar o procedimento pelo próprio programa do Windows 10 Xbox Console Companion, percebi que o controle parou de ligar junto ao PC, tendo que eu sempre pressionar o botão do logo do Xbox por um meio segundo para o ativar. Não sei se danificou algo ou foi efeito normal da atualização.

Sugiro que você remova o driver do controle e tente conectar algum deles novamente sem usar pilhas. Enfim, ironicamente nunca conectei o controle por pilha ou via bluetooth.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Sim, é bem estranho, e meio que um problema sem solução uma vez que você não consegue atualizar ou remover os drivers do controle se ele não eh reconhecido por cabo pela maquina ou pelo console para fazer a atualização. Meu primeiro controle sempre usei ele por cabo, e o meu atual também, no ultimo acabei usando por bluetooth hoje justamente porquê ele parou de reconhecer por cabo.

5 minutos atrás, Lost Byte disse:

Após realizar o procedimento pelo próprio programa do Windows 10 Xbox Console Companion, percebi que o controle parou de ligar junto ao PC, tendo que eu sempre pressionar o botão do logo do Xbox por um meio segundo para o ativar. Não sei se danificou algo ou foi efeito normal da atualização.

Quanto a isso, creio que seja da atualização mesmo, pois quando o PC ligava meu controle também não ligava, mesmo sempre conectado por cabo, sendo necessário apertar o botão home também para liga-lo. Acho que optaram isso ser mais conveniente para evitar que mexidas acidentais no controle atrapalhassem ou para ele simplesmente não vibrar enquanto você usa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanLN Já vi falar de caso de co trole estragar a porta USB do mesmo.

 

E nesse caso foi para controle do Xbox One.

 

Uso o meu do Series sempre conectado, e até agora não tive problemas, tenho ele já faz um certo tempo, até cheguei a gravar vídeo de unboxing do mesmo.

 

Usando o controle com cuidado não danifica, o problema está quando se usa de qualquer jeito, aí vai estragar mais rápido mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth O pior é que eu raramente usava ele, no máximo umas 3x por semana por uma hora e sempre com o mesmo cabo conectado. O meu atual acho que não cheguei a usar ele mais de 20x desde que o comprei em outubro e começou a apresentar esse problema em abril. Sempre tive muito cuidado com ele tanto que não tem sequer marca de uso e a borracha em volta dos analógicos ainda tem toda a textura e resistência de quando ele é novo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanLN Bem estranho seu controle dar problema com essa taxa de uso.

 

O meu usei por várias vezes por um tempo, cheguei a ficar com dor nas mãos no começo, sou acostumado com o Dualshock 4 que tem tamanho físico menor.

 

Em novembro desse ano fará 1 ano que estou com ele, o vídeo de unboxing postei dia 20 de novembro de 2020, até o momento meu controle está igual ao seu praticamente, sem marcas de uso, borracha dos analógicos sem gastar.

 

Quando tenho missões em jogos para fazer, uso até mais de 3x na semana, e até mais do que apenas 1 hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanLN

Usou sempre o mesmo PC e mesmas portas USB em todos estes controles? Posso estar falando bobagem, mas se a entrada do PC estiver com algum tipo de mal contato ou recebendo carga a mais, talvez possa danificar os dispositivos conectados. Sofri muito com um antigo notebook que sempre dava problema nas portas, não reconhecia dispositivos e/ou carregava. Felizmente os dispositivos não chegavam a ser danificados.

Provavelmente já tenha feito isto, mas seria interessante testar o controle em algum outro PC ou console para ver se o sintoma continua acontecendo.

Realmente 3 controles apresentarem o mesmo defeito em tão pouco tempo de uso é algo anormal, visto que controles da Microsoft e Sony tendem a durar ao menos uns 2 anos sem apresentarem defeitos maiores, fora que até controles genéricos bem baratos podem durar vários meses sem problemas desta natureza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanLN@Elder Nauvirth @Lost Byte @Mikhail Kosevich Volkov deu certo aqui, mas eu uso o controle na tv também pra jogar o steam link e não sei porque la os botões ficam todos invertidos, n sei se é por causa do bluetooth ou a tv só não tem drivers pra identificar, se for necessário usar o usb qualquer extensor padrão usb A femea x usb A macho vai funcionar? no steam link identifca como controle de 360 e vibração não funciona sendo que o meu controle antigo pirata funcionava normalmente  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Allanpada, sim, irá, mas atenta-te ao tamanho, creio que o limite para USB 2.0 é 5 metros, acima disto já perde pacote.
Mas recomendo tentares reconfigurá-lo pelo Steam Link ou procurares informações mais a fundo no website da fabricante da televisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Allanpada

Não sei como funciona a fundo o Steam Link, mas creio que seja conflito de configuração do controle entre o Steam Link e o modo Big Picture. Hoje se der tempo vou testar o aplicativo no celular para ver como funciona.

Assim como o amigo citou antes, também recomendo ver mais informações sobre as configurações do Steam Link, podendo começar por aqui:

https://steamcommunity.com/steamlink/discussions/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...