Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede interna de 10GBPS


Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Olá, a todos.

 

Gostaria de ajuda para a viabilidade de montagem de uma rede interna de padrão de conexão 10gbps, mais simples possível para  poucos equipamentos. O objetivo é tirar gargalo de transferência de dados com o NAS utilizado como servidor de nuvem para sincronização de dados para dois computadores que estarão conectados por cabo.

A placa de rede que estou vendo para um dos equipamentos, o Diskstation 1821+ possivelmente será no padrão rj45, pois é o que achei de placas confirmadas que são compatíveis, sendo que algumas placas que estou analisando para a compra são da própria fabricante do NAS que é vendida por uma distribuidora oficial.

Inicialmente talvez coloque um dos computadores com o link de 10gbps ligado diretamente com o NAS. Como planejo padronizar esta parte da rede interna para não ter prejuízo tendo que trocar alguma placa de rede futuramente, gostaria de saber qual seria melhor a fazer pensando em uma rede com até 4 equipamentos por cabo.

Apenas preciso que o equipamento ( switch / roteador) realmente aguente a velocidade nas quatro portas simultaneamente e que aceita conector rJ45 para ligar o modem da vivo fibra ao próprio pela porta WAN para os equipamentos terem acesso à internet. Será modem vivo -----> equipamentos que não precisam de nada além de 1gbps ou que se conectem por wifi e um switch 10gbps -----> equipamentos que aproveitarão a taxa de transferência.

 

A dúvida é que é muita informação nova e confusa quando se pesquisa em montagem de rede além do padrão de 2.5gbps por cabo de cobre 5e/6/6a. Pois tem o padrão usando cabo de cobre 5e/6 e por fibra ótica, além de ter outras peças intermediárias em alguns casos como o  transceiver, etc...

Qual o melhor caminho a seguir entre custo inicial, custo futuro e dificuldade para montagem? Ligar tudo por cabo 5e/6 ou já ir para fibra ótica nesta parte da rede? Ainda é precisa de algum conhecimento especial para fibra mesmo sendo uma rede básica ou já está mais prático para montá-la tendo os equipamentos como é com cabo de cobre?

Há alguma recomendação de switch que tenha no máximo do máximo 8 portas que seja o mais barato possível sem sacrificar a durabilidade?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em relação a custo no primeiro momento o Modo Cobre deve ser menor. (Cabos, conectores, placas, switch, etc) principalmente em redes pequenas.

 

Utilize cabos Cat6a ou 7, porque garante a velocidade até os 100m, até é possível com Cat6, mas como a interferência aumenta no uso intensivo você pode ter queda de performance.

 

Na fibra o investimento é maior, mas tem menor chance de problemas com interferências e o consumo geralmente é menor quando a rede cresce. Por isso em datacenters é comum usar apenas fibra. (porque não tem meia dúzia de conexões desse tipo)

 

Agora pode ser que o problema seja a aplicação, por exemplo sistemas antigos não usam recursos em modo nuvem, então as operações são lentas. Um acesso mais rápido até pode ajudar, mas não soluciona o problema futuro. Fora que caso crie um backup ou espelhamento na nuvem, manter atualizado demora porque ainda depende do acesso da internet, que será menor que o da rede LAN.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi Olá! A ideia é para rede interna mesmo entre poucos equipamentos que terão acesso ao NAS para armazenamento de back up por sinconização de TBs de arquivos, por isso a dúvida. Apenas acho informação 08 (não informa muita coisa além do básico para leigo sem passar dados técnicos para absorver as informações para poder implementar minha própria rede dentro dos padrões suficientes para o que quero) ou 80 (Informações de projetos de redes / equipamentos que humilham a rede interna do Linus) sobre a implementação deste tipo de rede.

A parte da diferença entre o cabo de cobre e fibra ótica eu entendo, mas realmente muito obrigado por responder com detalhamento. O que me pega é sobre modelos de equipamentos que tenham o dimensionamento que preciso. Obtive muita informação para projetos de mini datacenter, mas não é o que quero. Apenas preciso desta taxa de transferência para poucos equipamentos como informei acima, mas não acho informação sobre indicação de equipamentos que até possam ser de uso enterprise, mas que tenha o dimensionamento para poucos equipamentos.

Há alguma indicação de switch (marca) que siga o padrão rj45 (cabo de cobre) que seja mais acessível, algo com no máximo do máximo oito portas? Eu apenas acho switch de 24 a 48 portas e os modelos mais básicos eu não conheço a marca, porque são de empresas que não são muito conhecidas fora da área de servidores / data center e que achei em lojas estrangeiras para importar.

Para não gastar muito, inicialmente estou pensando ligar um dos computadores diretamente no NAS , que é o equipamento que estou sincronizando no momento, gastando apenas nas duas placas de rede do novo padrão.Mas queria estar preparado para montar a rede para até quatro equipamentos nesta rede interna incluindo o NAS sem me preocupar de ter que reinvestir para o outro padrão.

Vi que o padrão cat7 não é homologado pelo órgão regulamentador do padrão, seria mais seguro investir no cabeamento 6a ou esta informação atualmente está defasada e virou um mito como foi com a questão da durabilidade dos ssds em relação aos HDDs?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Sim, geralmente encontrará apenas switchs com mais portas mesmo, ou então com algumas portas RJ45 e outras SFP (Fibra), porque como citei a fibra sofre menos interferência, fora que a fibra possibilita distâncias maiores.

 

Quanto ao Cat7 e homologação, depende do fabricante mas o padrão existe. Tem até o Cat8 já. A recomendação do Cat7 seria apenas para reduzir problemas de interferência, mas não é obrigatório, fora que é um cabo bem mais chato de usar, ele é mais rígido e maior diâmetro.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi Muito obrigado pela resposta.

Então com cabo cat6a estarei seguro se com cabos com menos de 30 metros. Apenas comprava cabos cat5e da Furukawa (que é o cabeamento que fiz no meu local), para cat6a e cat7 há alguma outra marca que tenha a mesma qualidade?

É muito complicado atualmente montar uma rede por fibra ou já há ferramentas que facilitem a montagem dos conectores no cabo para quem já tem conhecimento com rede em cabo de cobre e tenha facilidade em absorver conhecimentos técnicos?Vale a pena o esforço ou é gasto e trabalho a mais para uma rede pequena que só precise de alta taxa de transferência sem a necessidade de ter que estar preparada para uma expansão constante?

Há alguma marca desconhecida, para quem não é da área de data center ou similar ,de switch para indicar?E alguma indicação de placa de rede 10gbps que não seja fabricada pela Intel que seja compatível com computadores desktop com Sistema Operacional Windows 10?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem-me pela publicação duplicada, mas como não consigo editar estarei colocando aqui o que resolvi depois deste tópico e uma pesquisa melhor. Não queria deixar o tópico terminar com um final cliffhanger.

 

Resolvi seguir o padrão 10GBE RJ45 (fio de cobre)  por ter sido o que consegui com melhor custo-benefício já que será uma rede minúscula e provavelmente não sentiria diferença com rede por fibra por não ter muitos equipamentos e outros cabos para gerarem tanta interferência em menos de 20 metros de cabo.

 

Placa de rede computadores: Comprei a placa de rede ASUS Xg-c100c 10g Pci-e X4 que possui bons reviews no exterior e vi que não perde em nada com os recursos principais para aproveitar a taxa de transferência que será para computador.

 

Placa de rede do NAS: Estou importando a placa de rede Synology E10G18-T1 da própria fabricante, pois mesmo com o pior que pode ocorrer com a taxação acabarei pagando menos e receberei já na semana que vem,ops... pelo menos Curitiba 🛃 receberá semana que vem hahahaha... Não achei no Brasil e onde achei iria demorar quase dois meses apenas para a data inicial para a contagem de envio, pois a própria loja iria importar.

 

Cabo de rede: acabei comprando inicialmente um cabo do padrão cat8 para ligar o computador mais importante diretamente com o NAS, pois será pouco cabo não aumentando muito o custo e não precisarei passar o cabo por conduíte para salas há vários cômodos de distância para me preocupar com a maleabilidade para passar pela parede.

 

Switch(comprar depois que chegar o resto dos itens anteriores): Eu acabei achando um switch da QNAP modelo: QSW-M408-4C que possui 4 portas combo (tem portas dos dois padrões por porta interna) que era a quantidade que queria em 10gpbs e ainda possui 9 portais gigabit para equipamentos aleatórios menos importantes para precisar mais do que o acesso à taxa de transferência superior ao que uma porta gigabit oferece. Ainda poderei pegar outro, mas é o que achei mais equilibrado entre número de portas e recursos para o padrão de rede para 10gbps e preço em relação aos que são padrão business / enterprise / datacenter.

 

@dwatashi Muito obrigado pelo tempo que gastou para me responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@SamucaFO disponha colega, se possível poste como ficou a solução. Por exemplo, a velocidade média antes do NAS e depois do NAS.

(pode usar uma tabela pra simplificar, geralmente colocando essas informações visuais auxiliam aos outros colegas compreenderem melhor como a solução funcionou)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!