Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX 970 vale a pena?


Posts recomendados

Meu PC - 

placa-mãe ASUS m5a78l-m lx

processador fx 8300

placa de video 750

8gb de ram

fonte de 430w evga

 

recentemente comprei o processador e deu gargalo com minha placa de vídeo, estou pensando em pegar a GTX 970 4gb e gostaria de saber se é compatível e vai funcionar de boa. alguém sabe me dizer ? obrigado

(só posso gastar na placa agora eu sei que meu PC ainda é DDR3 mas não to com mt dinheiro por agora)

ou se me indicam uma placa melhor com ate uns R$1650 usada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, lucas 1989s disse:

alterei a publicação ja perdão, é uma fonte 430w da evga

 

É aquele modelo EVGA 430w 80 plus white ?

Não é um modelo muito bom, mas já vai dar conta. 

Se surgir uma oportunidade, recomendo que troque por uma pichau nidus ou uma XPG pylon 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, lucas 1989s disse:

sim mas ja da conta então ? vou trocar entao quando der.

Já da conta, mas quando der, seria bom trocar. 

1 minuto atrás, lucas 1989s disse:

a 970 4gb é realmente uma boa escolha ou tem outra que seria melhor ?

Dependendo do preço é uma boa escolha sim. 
O desempenho da GTX 970 é equivalente a RX 570 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, lucas 1989s disse:

ah beleza, então está uma media de 1600 R$, está valendo a pena a 970 ? tudo muito caro ainda...

Eu acho muito caro. 
Nesse valor, se tu procurar no mercado de usados da sua região, tu deve achar uma RX 570 ou uma GTX 1060, que tem desempenho próximos, porém, são placas bem mais recentes 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, lucas 1989s disse:

Meu PC - 

placa-mãe ASUS m5a78l-m lx

processador fx 8300

placa de video 750

8gb de ram

fonte de 430w evga

 

Essa placa de vídeo é uma GTX 750? De onde você tirou essa ideia que existe gargalo? Plaquinha de entrada, qualquer processador empurra numa boa, não existe gargalo nesse kit.

 

 

31 minutos atrás, lucas 1989s disse:

recentemente comprei o processador e deu gargalo com minha placa de vídeo, estou pensando em pegar a GTX 970 4gb e gostaria de saber se é compatível e vai funcionar de boa. alguém sabe me dizer ? obrigado

 

Vai funcionar perfeitamente.

 

32 minutos atrás, lucas 1989s disse:

(só posso gastar na placa agora eu sei que meu PC ainda é DDR3 mas não to com mt dinheiro por agora)

ou se me indicam uma placa melhor com ate uns R$1650 usada.

 

Tudo depende é do valor que pretende gastar.  A 970 ainda hoje é uma boa placa, se encontrar por um valor razoável vale a pena. Quanto vai pagar por ela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, lucas 1989s disse:

sim a GTX 750 porém não a GTX 750ti.. está dando gargalo ja verifiquei com hwmonitor etc.

 

Gargalo detectado no Hwmonitor? Esse software nem é destinado pra isso. Se puder dar maiores detalhes dessa sua análise, creio que deva ter alguma informação mal interpretada.

 

2 horas atrás, lucas 1989s disse:

estou procurando uma placa usada de até 1600 reais, o que me recomenda ? a 970 ta nessa media nos sites de venda

 

A 970 ainda hoje é uma boa placa, porém existem opções melhores como a GTX 1060 que custa pouco menos e tem desempenho levemente superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Gargalo detectado no Hwmonitor? Esse software nem é destinado pra isso. Se puder dar maiores detalhes dessa sua análise, creio que deva ter alguma informação mal interpretada.

 

 

A 970 ainda hoje é uma boa placa, porém existem opções melhores como a GTX 1060 que custa pouco menos e tem desempenho levemente superior.

eu tava com uma fx4300 quando troquei para a fx 8300 piorou meu fps em todos os jogos e verifiquei o desempenho da cpu e gpu, meu processador tava trabalhando em 30 % enquanto minha placa de video tava em 3%. o que é entao estou ate agr procurando uma solução

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, lucas 1989s disse:

eu tava com uma fx4300 quando troquei para a fx 8300 piorou meu fps em todos os jogos e verifiquei o desempenho da cpu e gpu, meu processador tava trabalhando em 30 % enquanto minha placa de video tava em 3%. o que é entao estou ate agr procurando uma solução

 

Isso não é gargalo, é problema de desempenho, são coisas completamente diferentes. Gargalo é quando um componente impede o outro de funcionar em sua totalidade.

Na maioria dos casos isso tem a ver com Thermal Throttling que é quando VRM da placa-mãe superaquece e derruba as tensões do processador pra evitar os desligamento do hardware ou mesmo a queima de algum componente.

Qual marca e modelo do seu gabinete e quantas fans tem nele para refrigeração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Isso não é gargalo, é problema de desempenho, são coisas completamente diferentes. Gargalo é quando um componente impede o outro de funcionar em sua totalidade.

Na maioria dos casos isso tem a ver com Thermal Throttling que é quando VRM da placa-mãe superaquece e derruba as tensões do processador pra evitar os desligamento do hardware ou mesmo a queima de algum componente.

Qual marca e modelo do seu gabinete e quantas fans tem nele para refrigeração?

Gabinete é um Thermaltake V100 Preto Ca-1K7-00M1Nn-00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, lucas 1989s disse:

Gabinete é um Thermaltake V100 Preto Ca-1K7-00M1Nn-00

 

Mesmo não tendo respondido quantas fans tem no gabinete, já se trata de um modelo péssimo no quesito refrigeração, por se tratar de um processador com demanda energética bem alta, bem provável que o VRM da placa esteja superaquecendo e gerando o Thermal Throttling ocorrido anteriormente.

Faça um teste simples, caso tenha um ventilador em casa, remova a tampa lateral, coloque o ventilador para sobrar dentro do gabinete e verifique se o mesmo problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Mesmo não tendo respondido quantas fans tem no gabinete, já se trata de um modelo péssimo no quesito refrigeração, por se tratar de um processador com demanda energética bem alta, bem provável que o VRM da placa esteja superaquecendo e gerando o Thermal Throttling ocorrido anteriormente.

Faça um teste simples, caso tenha um ventilador em casa, remova a tampa lateral, coloque o ventilador para sobrar dentro do gabinete e verifique se o mesmo problema persiste.

Ja fiz esse teste e o problema continua, o gabinete tem apenas uma fan. o que recomenda que eu faça ? troque a placa de video ja resolve o problema ou pegar uma placa um pouco pior e trocar o gabinete etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, lucas 1989s disse:

Ja fiz esse teste e o problema continua, o gabinete tem apenas uma fan.

 

Se o problema for Thermal Throttling trocar a placa de vídeo vai piorar o problema.

 

19 minutos atrás, lucas 1989s disse:

o que recomenda que eu faça ?

 

25 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Faça um teste simples, caso tenha um ventilador em casa, remova a tampa lateral, coloque o ventilador para sobrar dentro do gabinete e verifique se o mesmo problema persiste.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Se o problema for Thermal Throttling trocar a placa de vídeo vai piorar o problema.

 

 

 

então eu ja testei, o problema continua... não sei o que ta acontecendo , pensei q fosse gargalo por conta do desempenho do processador estar trabalhando em mais de 30% e a placa a 3%. mas agr não faço mais ideia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, lucas 1989s disse:

então eu ja testei, o problema continua... não sei o que ta acontecendo , pensei q fosse gargalo por conta do desempenho do processador estar trabalhando em mais de 30% e a placa a 3%. mas agr não faço mais ideia

 

Não adianta só fazer os testes, é preciso saber analisar as informações obtidas.
Se não fizer os testes que solicitamos e postar o resultado, também não poderemos analisar, então fica impossível prestar algum tipo de ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Não adianta só fazer os testes, é preciso saber analisar as informações obtidas.
Se não fizer os testes que solicitamos e postar o resultado, também não poderemos analisar, então fica impossível prestar algum tipo de ajuda.

segue a imagem, com jogo abertoimage.thumb.png.3271512469cb89e66300535e511aff59.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, lucas 1989s disse:

image.png

 

A partir do momento que você sai da tela do jogo, ele deixa de ser renderizado pela placa de vídeo, logo é normal que o uso da placa de vídeo esteja baixo.

Outro detalhe é que CS é um jogo antigo, mal otimizado e bem leve, também é normal que não utilize todo potencial da placa.

Pelo que pude ver até o mento não há nada errado, apenas a falta de conhecimento para analisar as informações obtidas pelo sistema, porém como já dito, não há nenhum tipo de gargalo no seu kit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

A partir do momento que você sai da tela do jogo, ele deixa de ser renderizado pela placa de vídeo, logo é normal que o uso da placa de vídeo esteja baixo.

Outro detalhe é que CS é um jogo antigo, mal otimizado e bem leve, também é normal que não utilize todo potencial da placa.

Pelo que pude ver até o mento não há nada errado, apenas a falta de conhecimento para analisar as informações obtidas pelo sistema, porém como já dito, não há nenhum tipo de gargalo no seu kit.

mas não era para a placa de video estar sempre com mais uso que o processador enquanto estou jogando ?

e a questao de temperatura está normal ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, lucas 1989s disse:

mas não era para a placa de video estar sempre com mais uso que o processador enquanto estou jogando ?

 

Isso não é regra, depende de inúmeros fatores, depende do jogo, depende da resolução e qualidade gráfica. Em jogos mais pesados sim, a tendência é que a placa de vídeo seja mais utilizada que o processador, porém DENTRO do jogo, essa sua "medição" não serve como referência.
Se você quer verificar a porcentagem de uso do seu hardware em tempo real (Durante a execução do game) use o aplicativo Msi Aftherburner.

 

23 minutos atrás, lucas 1989s disse:

e a questao de temperatura está normal ?

 

Não da pra saber se está normal, você não citou marca e modelo do seu gabinete, não citou quantas fans tem para refrigeração etc, se o ambiente onde o PC está tem ar condicionado  etc, todos esses fatores são importantes pra saber se a temperatura condiz com a utilização.

A princípio é 73ºC é normal levando em conta que você usa cooler box, a linha FX é conhecida por ser bem quente, porém pra saber se você tem algum problema, é preciso de testes mais precisos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucas 1989s Como já mencionado pelo colega @NIGHT FALL baixe o MSI Afterburner e configure-o para mostrar alguns dados em tela enquanto estiver no jogo.

Configure nele o uso da ventoinha da GPU conforme a temperatura dela aumentar, geralmente eu uso exponencialmente. (30°C = 30% da velocidade máxima e assim por diante)

 

Informações importantes para monitorar em tempo real: %GPU, %CPU total (opcional, %Thread), FPS, temperatura GPU, temperatura CPU total (opcional, temperatura Thread), utilização RAM.

Para garantir um teste de stress mais eficaz, baixe e rode o Unigine Heaven na qualidade alta ou média e veja como vão ficar os resultados do MSI afterburner em tempo real, depois poste aqui os resultados.

 

Abraços o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz  Baixei os programas em que você falou.. e ja estou com a placa.. está tudo certo ? não tenho a menor ideiaimage.thumb.png.35292b40a1ccf7a3028aabe1f4097d8f.pnga qualidade do teste está no high, o que estou estranhando que meu fps não melhorou com o upgrade da placa de vídeo. meu FPS no cs por exemplo esta a mesma coisa que antes e outros jogos não notei diferença alguma, fiz o download dos drivers atualizados e tudo mais porém estou achando estranho. não era para ter dado uma diferença significativa ? estava com uma GTX 750 que era 1gb de vram para uma gtx970 4gb evga e o fps continua o mesmo... obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!