Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire BSODs frequentes mesmo após formatação


ytpkj
Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Boa noite senhores.

Sou dono de um notebook Aspire E1-571 (detalhes) que me serviu durante muito tempo para tarefas básicas usando o Windows 7, porém recentemente resolvi jogar alguns jogos com uns amigos que apesar de serem leves não se mostraram uma boa experiência com os míseros 2 gigas de RAM disponíveis de fábrica. Então comprei uma memória RAM 4GB DDR3 compatível com o modelo e adicionei no slot disponível. Percebendo que suportaria, mais que depressa atualizei para o Windows 10, através da ferramenta do site da microsoft mesmo. O primeiro dia de uso foi uma maravilha, tudo ia bem e os jogos rodavam perfeitamente.

 

No dia seguinte o notebook começou a apresentar BSODs frequentemente, os erros eram dos mais variados: kernel, dpc, irql, memory management, etc. O primeiro BSOD aparecia aleatoriamente, os demais vinham logo em seguida após a reinicialização, um loop que poderia durar horas. No bluescreenview apareciam em todos do dmp o ntoskernel.exe em destaque. Meu primeiro instinto foi atualizar os drivers, não resolveu. Pesquisando mais a fundo descobri que a maioria dos erros estavam ligados à memória então retirei os pentes e limpei, liguei usando apenas um pente de cada vez e em slots alternados, o problema persistia. Rodei os testes do HDTune e memtest86, nenhum erro foi encontrado. Atualizei a BIOS UEFI usando a última versão disponível no site do fabricante, e nada.

 

Desesperei e então tentei de tudo, formatei e instalei os Windows 7, 8.1, 10, em Legacy e em UEFI, nada resolveu.

Senhores estou exausto, já são dias quebrando a cabeça nesse problema e confesso que este aqui está muito além do meu conhecimento limitado, não queria ter que investir em um novo aparelho sendo que esse ainda me serve muito bem, por isso confiando na experiência dessa comunidade venho pedir a ajuda de vocês.

 

Esse problema se manifesta de maneiras estranhas então achei relevante relatar. Entre as capirotagens estão:

. Após a formatação, no dia de instalação do sistema, não aparece BSOD algum, porém no próximo dia é certeza que irá haver.

. Em algumas instalações os BSODs aparentam ser menos frequentes que em outras.

. Em algumas inicializações o sistema parece iniciar muito mais fluido que em outras.

. Por vezes a tela azul parece completamente randômica e tem vezes que parece se manifestar em situações específicas ex.: instalar um programa, instalar atualização ou rodar gráficos 3D.

. Alguns aplicativos como discord ou a interface do Windows por vezes ficam bugados antes do evento de tela azul, apresentando gráficos defeituosos e reinicializando.

 

Espero que consigam me ajudar.

Qualquer informação adicional estou à disposição.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiramente, leia:

 

 

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Responda caso seu aparelho seja um notebook: Está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?
  • Há quanto tempo esse problema ocorre?
  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio?
  • Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows?
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no CMD e poste o resultado)
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post: https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GabrielLV disse:

Primeiramente, leia:

 

 

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Responda caso seu aparelho seja um notebook: Está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?
  • Há quanto tempo esse problema ocorre?
  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio?
  • Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows?
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no CMD e poste o resultado)
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

 

Está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?

Sim.

 

Há quanto tempo esse problema ocorre?

~3 semanas.

 

O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio?

Não.

 

Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows?

Sim.

 

Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?

Sim, tomada.

 

Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);

Não.

 

Você faz overclock no seu PC?

Não.

 

Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida?

Speed
1600
1333

 

Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC?

Sim, mas não na instalação atual do Windows.

 

Speccy:

 image.png.fa35f23a71509b20073f2706092eb03f.png

 

LogsColetados.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1- Dumps apontando para uma provável falha de hardware (bad blocks) + o visualizador de eventos sugerindo que você faça uma análise no HD/SSD:

image.png

 

image.png

image.png

image.png

 

 

2- Existem também dumps apontando para falha nos drivers da placa de rede e do directx. Como estão apontando para drivers totalmente diferentes, é mais um indício de que a falha na verdade é de hardware.

 

image.png

image.png

 

----------

 

Faça o seguinte:

 

1- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfoInstaller)
 
2- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html > Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. > Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui. 
 
3- Vá na aba "Health" > Tire uma print de todos os itens que aparecem e poste aqui. 
 

Após me enviar as prints:

 

4- Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite chkdsk /r e tecle enter, após tecle S e enter novamente. O procedimento irá fazer uma análise e correção no seu disco rígido e pode levar algumas horas. SEJA PACIENTE e deixe o teste terminar.

PS: NÃO FAÇA ESSE PROCEDIMENTO caso você esteja num dia em que a rede elétrica se encontra instável (como em dias de chuvas fortes e/ou caindo raios)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, GabrielLV disse:

1- Dumps apontando para uma provável falha de hardware (bad blocks) + o visualizador de eventos sugerindo que você faça uma análise no HD/SSD:

image.png

 

image.png

image.png

image.png

 

 

2- Existem também dumps apontando para falha nos drivers da placa de rede e do directx. Como estão apontando para drivers totalmente diferentes, é mais um indício de que a falha na verdade é de hardware.

 

image.png

image.png

 

----------

 

Faça o seguinte:

 

1- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfoInstaller)
 
2- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html > Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. > Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui. 
 
3- Vá na aba "Health" > Tire uma print de todos os itens que aparecem e poste aqui. 
 

Após me enviar as prints:

 

4- Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite chkdsk /r e tecle enter, após tecle S e enter novamente. O procedimento irá fazer uma análise e correção no seu disco rígido e pode levar algumas horas. SEJA PACIENTE e deixe o teste terminar.

PS: NÃO FAÇA ESSE PROCEDIMENTO caso você esteja num dia em que a rede elétrica se encontra instável (como em dias de chuvas fortes e/ou caindo raios)

 

Spoiler

image.thumb.png.e628671f82b13fe924d35c182678d2fc.png

image.png.724081587b432010ff225d9241c1d9ad.png

image.png.3d8cfd5d2800e230b9c904141128b7b6.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

 

Tenta realizar o teste do Intel PDT, ele verifica a integridade da CPU, IGPU e do Controlador de Memória!

 

Segue o Link para Download da Ferramenta:

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000005567/processors.html

 

Se não identificar nada, algum outro componente da placa-mãe deve estar falhando e causando esses malditos BSODs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Artur_Mi disse:

Boa noite!

 

Tenta realizar o teste do Intel PDT, ele verifica a integridade da CPU, IGPU e do Controlador de Memória!

 

Segue o Link para Download da Ferramenta:

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000005567/processors.html

 

Se não identificar nada, algum outro componente da placa-mãe deve estar falhando e causando esses malditos BSODs.

 

Obrigado amigo.

O teste não encontrou nenhum erro.

 

----

Gabriel, executei o chkdsk que apresentou uma tela azul logo no começo mas o teste se resumiu logo em seguida e fez as correções sem erros.

Porém os bsods continuam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 20/07/2021 às 21:20, piutinho disse:

Gabriel, executei o chkdsk que apresentou uma tela azul logo no começo mas o teste se resumiu logo em seguida e fez as correções sem erros.

Porém os bsods continuam.

Desculpe a demora, está difícil para eu me manter ativo aos dias úteis (horário de trabalho horrível).

 

Colete os logs novamente para verificarmos os novos erros, irei verificar o quanto antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 20/07/2021 às 01:10, piutinho disse:

Speccy:

 image.png.fa35f23a71509b20073f2706092eb03f.png

No momento dessa print, a CPU estava a 56ºC, o que é uma temperatura bastante elevada. O que você estava fazendo no computador no momento em que me enviou a print? (jogando, vendo vídeos, trabalhando, etc)? O dia estava muito quente?

 

image.png

 

Notei também que você utiliza um software de VPN, e dos 5 dumps de memória que foram gerados, 1 está apontando falha em 5 drivers relacionados a rede (NDIS, athw8x, vwififlt, fwpkclnt, NETIO, sendo este último relacionado a entrada e saída de dados da rede). Sugiro que tente desinstalar o software VPN temporariamente e teste novamente o seu PC. Após desinstala-lo, execute os seguintes comandos no prompt de comando como administrador:

 

sfc /scannow

dism /online /cleanup-image /restorehealth

reinicie o PC.

 

Se os problemas persistirem, me envie novamente os logs atualizados, como é fim de semana, irei responder o tópico mais rapidamente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, GabrielLV disse:

No momento dessa print, a CPU estava a 56ºC, o que é uma temperatura bastante elevada. O que você estava fazendo no computador no momento em que me enviou a print? (jogando, vendo vídeos, trabalhando, etc)? O dia estava muito quente?

 

image.png

 

Notei também que você utiliza um software de VPN, e dos 5 dumps de memória que foram gerados, 1 está apontando falha em 5 drivers relacionados a rede (NDIS, athw8x, vwififlt, fwpkclnt, NETIO, sendo este último relacionado a entrada e saída de dados da rede). Sugiro que tente desinstalar o software VPN temporariamente e teste novamente o seu PC. Após desinstala-lo, execute os seguintes comandos no prompt de comando como administrador:

 

sfc /scannow

dism /online /cleanup-image /restorehealth

reinicie o PC.

 

Se os problemas persistirem, me envie novamente os logs atualizados, como é fim de semana, irei responder o tópico mais rapidamente.

 

 

Na verdade está fazendo é frio por aqui. No momento da print apenas tinha acabado de coletar os logs, não me lembro de ter usado o computador pra mais nada nesse dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, GabrielLV disse:

@piutinho Onde você utiliza o notebook? Na mesa, na cama, no sofá? Essa temperatura está muito alta, quanto mais para um dia frio...

Quando foi a última vez que você fez uma limpeza ou levou seu notebook para ser limpo e trocar a pasta térmica?

Sim na mesa. Nesses dois anos de uso nunca me preocupei em fazer isso, mas não acredito que o dono anterior também tenha se preocupado. Mas já percebi que as vezes ele desliga com a temperatura muito alta, porém ele já fazia isso mesmo antes desse problema.

A VPN eu uso para resolver um problema de rota entre mim e um amigo em específico em um jogo que usa conexão p2p, nunca reparei o programa em si apresentando defeito mas estou tirando pra observar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, piutinho disse:

Sim na mesa. Nesses dois anos de uso nunca me preocupei em fazer isso, mas não acredito que o dono anterior também tenha se preocupado. Mas já percebi que as vezes ele desliga com a temperatura muito alta, porém ele já fazia isso mesmo antes desse problema.

Eu normalmente faço a limpeza do meu PC 1 vez por ano (sendo que em 6 meses ele já fica com muita poeira acumulada), agora um notebook há 2 anos sem uma limpeza é algo muito preocupante. Sugiro que faça a limpeza e troca da pasta térmica (preferencialmente por uma prata) assim que for possível.

 

3 minutos atrás, piutinho disse:

A VPN eu uso para resolver um problema de rota entre mim e um amigo em específico em um jogo que usa conexão p2p, nunca reparei o programa em si apresentando defeito mas estou tirando pra observar.

Reforçando, se os problemas persistirem, me envie novamente os logs atualizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, GabrielLV disse:

Eu normalmente faço a limpeza do meu PC 1 vez por ano (sendo que em 6 meses ele já fica com muita poeira acumulada), agora um notebook há 2 anos sem uma limpeza é algo muito preocupante. Sugiro que faça a limpeza e troca da pasta térmica (preferencialmente por uma prata) assim que for possível.

 

Reforçando, se os problemas persistirem, me envie novamente os logs atualizados.

Ok vou tentar dar uma geral nele esse fds. Se vier mais dumps te envio novamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, GabrielLV disse:

No mais, não se esqueça de avisar caso o problema das telas azuis persistam.

Persistem.

Site não ta aceitando o upload dos dumps, tive que jogar separado no drive.

https://drive.google.com/file/d/10H4hyOFW1acnaYA1QVFMAk6wv6h54Whm/view?usp=sharing

LogsColetados.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@piutinho No total, você me enviou 15 minidumps, todos eles estão apontando para códigos diferentes e para drivers diferentes (sendo que os drivers são todos relacionados a funções internas do Windows, como o NDIS que é um driver de interface de rede, dxgkrnl.sys, que é um driver do DirectX e o ntoskrnl.exe, que é o driver de kernel do Windows)

 

image.png

 

Em 19/07/2021 às 20:09, piutinho disse:

Então comprei uma memória RAM 4GB DDR3 compatível com o modelo e adicionei no slot disponível. Percebendo que suportaria, mais que depressa atualizei para o Windows 10, através da ferramenta do site da microsoft mesmo. O primeiro dia de uso foi uma maravilha, tudo ia bem e os jogos rodavam perfeitamente.

 

Rodei os testes do HDTune e memtest86, nenhum erro foi encontrado. Atualizei a BIOS UEFI usando a última versão disponível no site do fabricante, e nada.

Quanto tempo exatamente você deixou o Memtest86 rodando?

 

O problema ocorria antes da atualização para o Windows 10? Você chegou a testar o sistema operacional anterior com a memória RAM nova?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GabrielLV disse:

@piutinho No total, você me enviou 15 minidumps, todos eles estão apontando para códigos diferentes e para drivers diferentes (sendo que os drivers são todos relacionados a funções internas do Windows, como o NDIS que é um driver de interface de rede, dxgkrnl.sys, que é um driver do DirectX e o ntoskrnl.exe, que é o driver de kernel do Windows)

 

image.png

 

Quanto tempo exatamente você deixou o Memtest86 rodando?

 

O problema ocorria antes da atualização para o Windows 10? Você chegou a testar o sistema operacional anterior com a memória RAM nova?

 

O teste completo durou umas duas horas e meia se não me engano.

Usei mas não por muito tempo, não apresentou erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Fiz a substituição das duas memórias e já estou a uma semana rodando sem erros.

Entendam que o principal problema da história é o cabeça de bagre do dono que confiou cegamente no teste e duvidou que a memória nova poderia ser o problema, fica de lição, no mais é isso.

Muito obrigado por sua ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!