Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular o consumo do PC?


Posts recomendados

Pessoal gostaria de tirar uma dúvida sobre quantos Watts um computador precisa para funcionar. 

Geralmente me baseio pela informação da GPU - o quanto o fabricante informa de PSU recomendada é o que uso. Este pensamento está correto ou é mais um valor de segurança? 

Por exemplo: tenho uma fonte de 750w da SPG para a seguinte configuração - 5800x, placa-mãe Aorus Master X570, 32Gb G.Skill (com LEDs parecendo circo) dois SSDs e  WC NXT Kraken Z73. Ainda tem mais 4 fans do gabinete que não são RGB. A GPU é uma 3070.

De curiosidade fui ver as especificações da 3080ti e são similares às da 3090, e no anúncio que vi a fonte recomendada era de 850w, com um detalhe que me chamou a atenção - valor já para suportar OC. 

Caso não fosse fazer OC minha fonte seria suficiente para suportar essa GPU ou com escrevi esses valores informados são de segurança? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb

 

As fabricantes estipulam um valor, geralmente com uma folga grande, prevendo o pior cenário possível: um comprador que, não dá muita atenção pra essas coisas, mas que conhece um bom advogado.. Aí, eles chutam o balde, na maioria das vezes..

 

E vale lembrar que, eles SEMPRE falam que a recomendação é pro PC TODO, não só pra placa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, mineirimbb disse:

Entrei no site do fabricante pra ver. 

https://rog.ASUS.com/event/PSU/ASUS-Power-Supply-Units/index.html

Se não for fazer OC pode ser 750. Se fizer OC, 850.

A placa, em si, puxa 220W em jogos, na média

 

power-gaming-average.png

 

FONTE - https://www.techpowerup.com/review/NVIDIA-geforce-RTX-3070-founders-edition/31.html

 

 

Isso é do modelo referência da NVIDIA, então, placas de parceiras terão diferença.. Se não me engano, o R7 5800X pode puxar, sozinho, uns 120W, em carga muito alta, tipo renderização de vídeo ou outra coisa que puxa muito da CPU.. Mesmo imaginando o resto do seu PC, e nada ali puxa muito, dá pra ver o tamanho da folga que eles usam na indicação..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@mineirimbb Normalmente os fabricantes de placa de vídeo fazem recomendações de potência exageradas por evitar que o usuário use fonte de baixa qualidade e por não saberem o resto do sistema. Sua fonte é de qualidade, pode ficar tranquilo.

Há um tempo vi fontes tendo problema de desligamento por conta do pico de consumo dessas placas, não sei se já foi resolvido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!