Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo comprar componentes de plataforma velha ou vou para uma plataforma recente?


Posts recomendados

Boa noite pessoal

Seguinte, minha placa-mãe queimou.
Eu tinha uma Gigabyte Ga-970a-ds3p e um processador AMD FX-9370, com aquele slot antigo AM3+; 
Uso o computador tanto para programar quanto para jogar alguns jogos relativamente pesados, como DOTA 2 e Apex Legends

Minha dúvida aqui é: 
Eu continuo buscando uma placa-mãe antiga que suporte esse processador com socket AM3 ou vale a pena aproveitar e trocar o processador para um mais atual, com socket AM4?

Isso facilitaria a compra da placa-mãe também. Tá difícil encontrar uma oferta de confiança que suporte o AM3 e que tenha 4 slots de RAM (pois tenho 4 cartuchos de ram de 4gb)

Vim perguntar porque não tenho ideia alguma de preços nem nada. Qualquer dica é bem vinda.

obrigado!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
8 minutos atrás, Povoleri disse:

Eu continuo buscando uma placa-mãe antiga que suporte esse processador com socket AM3 ou vale a pena aproveitar e trocar o processador para um mais atual, com socket AM4?

Se puder fazer isto, é o ideal. O socket AM4 é mais atual e permite futuros upgrades. Qual o seu orçamento?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é isso mesmo, vou procurar um processador e uma placa-mãe novos para o meu PC

Não tenho problemas de orçamento, só geralmente evito comprar peças muito atuais porque realmente sai bem custoso

Por acaso existem placas mães relativamente atuais com 4 slots de memória e padrão DDR3? Talvez eu acabe tendo que trocar as minhas memórias RAM também... Alguma dica de componentes?

De todo modo a dúvida já foi respondida

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/09/2021 às 14:55, GuilhermeGB disse:

@Povoleri sugiro um Ryzen 5 5600X, placa-mãe A520 ou B550, depende do seu orçamento, e dois pentes de 8GB de pelo menos 3200MHz. Uma opção mais em conta seria um Core i5 10400F, placa-mãe H510 ou B560 e dois pentes de 8GB de pelo menos 2666MHz.


É isso, decidi por fazer uma atualização geral mesmo. Obrigado pelas dicas

Por enquanto tenho na mente esse processador Ryzen 5 5600X + a placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus.

Duas perguntas:
1) O tamanho da placa-mãe afeta em algo? Tava vendo as ofertas... esse modelo geralmente é mATX. É o mini ATX? Micro ATX?
Li sobre o fato de o tamanho padrão ATX ter slots extras de PCI mas para mim creio que não mude nada. É algo a que eu deva me atentar?

2) Onde comprar? Vejo muitos youtubers comprando tudo pela aliexpress a preços mais baixos. Mas lá não tem essa distinção novo/usado, né? E ainda tem a taxação...
Tava vendo RAM 8GB e realmente por lá sai mais barato.

valeu!




 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Povoleri disse:

1) O tamanho da placa-mãe afeta em algo? Tava vendo as ofertas... esse modelo geralmente é mATX. É o mini ATX? Micro ATX?
Li sobre o fato de o tamanho padrão ATX ter slots extras de PCI mas para mim creio que não mude nada. É algo a que eu deva me atentar?

O tamanho da placa-mãe só afeta a quantidade de slots que a mesma oferece, PCI-Express, por exemplo. mATX geralmente é usado para micro ATX. Até onde eu sei, não existe mini ATX, e sim mini ITX.

 

25 minutos atrás, Povoleri disse:

2) Onde comprar? Vejo muitos youtubers comprando tudo pela aliexpress a preços mais baixos. Mas lá não tem essa distinção novo/usado, né? E ainda tem a taxação...
Tava vendo RAM 8GB e realmente por lá sai mais barato.

Não vale a pena comprar memória RAM na China, existe um risco de incompatibilidade e instabilidade ao usar XMP. Placa-mãe também não, por ser uma peça um pouco sensível. Processador ainda vale quando a diferença de preço é relevante. Sugiro as três principais lojas de hardware no Brasil: Kabum, Pichau, Terabyte Shop.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!